Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Cidades e Clima: Planos de Ação e Medidas de Adaptação Climática

UrbanSus - Cidades e Clima: Planos de Ação e Medidas de Adaptação Climática

por Cláudia Regina - publicado 17/11/2020 16:40 - última modificação 23/12/2020 09:08

Detalhes do evento

de 26/11/2020 - 08:30
a 26/11/2020 - 12:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Ciclo de Seminários UrbanSus tem o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo UrbanSus visa refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas, compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras.

O Seminário Cidades e Clima: Planos de Ação e Medidas de Adaptação visa apresentar à comunidade em geral, experiências aplicadas em Planos de Ação Climática nas cidades do Brasil e da Alemanha. Serão apresentados os planos de adaptação climática de Hamburgo e de São Paulo, assim como dois casos de aplicação de medidas de adaptação climática relacionadas a riscos climáticos nas cidades de Santos e São Paulo.

Inicialmente, será apresentado o Plano de Adaptação Climática de Hamburgo pela Profa. Dra. Cathrin Zengerling, LL.M. (University of Freiburg). Essa apresentação será em inglês, com Moderação, provocações e apoio do Prof. Dr. Marcos Buckeridge e da pesquisadora do IEA – Dra. Debora Sotto.

Em seguida, será realizado um painel em português sobre o tema do planejamento da ação climática nas cidades, iniciado com a apresentação da Arquiteta e Urbanista, Laura Ceneviva, Mestre pela FAU-USP, especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, Alemanha, sobre o estado da arte e os pressupostos adotados no Plano de Ação Climática de São Paulo 2020, e seguida, com a apresentação de dois casos de aplicação de medidas de adaptação climática relacionadas a riscos climáticos nas cidades de Santos e São Paulo: Adaptação baseada em Ecossistemas com sensibilidade a gênero no caso do Montserrat em Santos, pelo Prof. Dr. João Vicente Coffani Nunes da UNESP, consultor da GIZ, e o trabalho de Modelagem Hidrológica da bacia do córrego Lajeado em São Paulo, a ser apresentado pela Prof. Dra. Ana Paula Koury da Universidade São Judas (São Paulo) e membro do Laboratório Klimapolis.

Finalmente haverá um debate entre os panelistas e resposta a perguntas do público, com a mediação dos coordenadores do USP Cidades Globais, Professores Marcos Buckeridge e Arlindo Philippi Jr, e do pesquisador colaborador do USP Cidades Globais, Doutor em Saúde Pública: Ivan Carlos Maglio.

O conjunto do evento será objeto de um relato crítico a ser elaborado para divulgação pelos seguintes relatores: Dra. Sonia Maria Viggiani Coutinho, Pesquisadora Colaboradora do IEA USP/Cidades Globais, Dra. Amanda Silveira Carbone e Msc. Eduardo Alves Neder, FSP/USP.

O encontro é promovido pelo Centro de Síntese Cidades Globais em conjunto com o Laboratório Klimapolisuma cooperação de longo prazo entre parceiros alemães e brasileiros que foi estabelecida em 2019 por meio de um acordo entre o Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG / USP). O laboratório aborda a relação entre o clima, a poluição da água e do ar, e a sociedade. O Laboratório pretende contribuir para o desenvolvimento de cidades ambientalmente resilientes no Brasil através de um conjunto de pesquisas transdisciplinares que adotam como estratégia o diálogo entre grupos disciplinares e os atores sociais e valorizando a aprendizagem social na construção de uma abordagem para a questão  ambiental. Pretende co-produzir com autoridades municipais e outros atores, abordagens para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e melhores estruturas de governança climática no país.

Acompanhe o evento on-line em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não haverá certificação.

Abertura