Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Desafios para o Desenvolvimento Sustentável das Vacinas da COVID-19 e a sua Incorporação no Sistema de Saúde Brasileiro

por Cláudia Regina - publicado 03/12/2020 08:55 - última modificação 29/01/2021 12:13

Detalhes do evento

de 14/12/2020 - 14:00
a 14/12/2020 - 16:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O objetivo desse webinário é contextualizar a agenda de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das vacinas da COVID-19 atualmente em fase III no Brasil, apontando os principais desafios da sua produção, incorporação e distribuição no sistema de saúde brasileiro. Dessa maneira, pautado em um arcabouço interdisciplinar, convidamos painelistas/palestrantes com experiência no tema da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde para analisar o tema do ponto de vista dos desafios impostos pela atual conjuntura de emergência em saúde pública. Assuntos sensíveis para o debate - como as incertezas na fase de P&D das vacinas, a complexidade em torno dos contratos de P&D e inovação, os contextos políticos, bem como os próximos passos para absorção de tecnologias e know-how no complexo de CT&I em saúde no Brasil - estarão em debate na tarde de 14 de dezembro de 2020.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Abertura:

Moisés Goldbaum (Medicina Preventiva-FM/USP)

Moderação e Debate:

Maria Carolina Foss (FD/USP)

Renan Leonel (Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, ETH Zürich)

14h10

Ricardo Gazzinelli (Professor Visitante da FMRP/USP e FIOCRUZ (Coordenador do INCT-Vacinas)

Análise dos aspectos científicos e técnicos do desenvolvimento das Vacinas da COVID-19 em fase de teste no Brasil. Possíveis questões para debate podem ser: no que as vacinas para o COVID-19 se diferenciam de outras, produzidas anteriormente? Quais os desafios para que o seu desenvolvimento? O Brasil tem know-how científico e tecnológicos para desenvolver vacinas para COVID-19 no país? Quais são as condições necessárias para isso acontecer de forma sustentável?

14h30

Esper Kallas (Moléstias Parasitárias – FM/USP)

Discussão das condições necessárias para a realização dos testes de Fase III para as vacinas COVID-19 no Brasil de acordo com os protocolos exigidos? Quais os desafios que estão se apresentando e quais as vantagens para o Brasil, ao participar da fase III das vacinas, para o seu desenvolvimento tecnológico, produção e distribuição das vacinas?

14h50

Carla Domingues (Epidemiologista, Doutora em Medicina Tropical UnB, Coordenadora Programa Nacional de Imunizações/PNI, MS, 2011-2019)

Discutir a incorporação de tecnologias em Saúde no sistema brasileiro, reconhecendo que ela envolve complexa articulação técnica, organizacional e política. Para o Programa Nacional de Imunizações, quais são os desafios de incorporação de novas vacinas no sistema de saúde brasileiro, e problematizar a posição de que sem um PNI fortalecido em todas as esferas nacionais, e a adoção de estratégias de esclarecimento e valorização das vacinas, toda a cadeia de desenvolvimento, produção, incorporação e distribuição não alcançará seu objetivo principal, de proteção da saúde da população brasileira.

15h10

Lia Hasenclever (Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Abordagem dos aspectos microeconômicos do desenvolvimento tecnológico sustentável das vacinas, com ênfase na transferência de tecnologia em saúde em países periféricos, abordando os casos das empresas públicas receptoras. Mostra-se importante basear a análise no histórico das instituições e suas experiências prévias com projetos similares.

15h30

Pedro Palmeira (Consultor de empresas farmacêuticas e de biotecnologia)

Com base na atuação histórica do BNDES, em particular o Departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos, discutir as amarras que as Vacinas da COVID-19 encontram no plano político-institucional atualmente, e no que se refere ao desenvolvimento da agenda de desenvolvimento sustentável e incorporação num cenário de baixo investimento público e privado no setor.

15h30

Debates

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo