Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Desarrollo a Escala Humana: Revitalización del Buen Vivir y Autodependencia en Áreas Urbanas

Desarrollo a Escala Humana: Revitalización del Buen Vivir y Autodependencia en Áreas Urbanas

por Sandra Sedini - publicado 17/02/2023 12:30 - última modificação 05/04/2023 14:46

Detalhes do evento

Quando

de 21/03/2023 - 14:00
a 21/03/2023 - 15:30

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Simpósios USP Cidades Globais

Comemora-se os  40 anos da premiação do saudoso Manfred Max-Neef com o “Right Livelihood Award”, mais conhecido como o Prêmio Nobel Alternativo. Manfred foi o primeiro latino-americano, ainda que tenha também cidadania alemã, a ganhar tal honraria. Sua tese agraciada foi Desenvolvimento à Escala Humana, escrita em colaboração com Antonio Elizalde e Martin Hopenhayn. Ainda que não seja tarefa fácil resumi-la, cada comunidade deveria definir, por si própria, o modelo de desenvolvimento que se deseja, independente de ser pequena ou grande.

E que fique claro que riqueza e pobreza não se limitam apenas a satisfação ou não da necessidade de subsistência, na maioria da vezes atrelada ao que se conhece por economia. Isto é, pode ser rico ou pobre quando se satisfaz ou não também outras necessidades, como as de proteção, afeto, criação, ócio, participação, entendimento, identidade e liberdade. Ou seja, como exemplo, existe tanto riqueza quanto pobreza de afeto.

Em tempos de pandemia, que, aliás, custa nos deixar, uma décima necessidade se faz oportuna, transcendência. Literalmente, deveríamos transcender a visão reducionista do antropoceno que nos leva a um beco sem saída: Mudanças Climáticas e Desigualdade Social. Surge, então, a iniciativa “Universidad a Escala Humana”, coordenada pela “Fundación Manfred Max-Neef (FMMN) e a Right Livelihood Foundation”, para dar destaque as ideias de Max-Neef.

Desta forma, promove-se uma série de eventos planetários, além do Brasil, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Equador, Peru, Suécia, Alemanha e Chile, sede da Fundação, entre março e novembro de 2023, intitulado “Diálogos Descalzos”.

O primeiro desses diálogos é o referido Simpósio “Desarrollo a escala humana: revitalización del Buen Vivir y autodependencia en áreas urbanas”, organizado pelo Centro de Síntese Cidades Globais, no âmbito do IEA.

Coordenação e Organização:

Carlos Alberto Cioce Sampaio (FURB/Centro de Síntese USP CG/Fundación Manfred Max-Neef)

Supervisor: Arlindo Philippi Jr. (FSP-Centro de Síntese USP CG)

14h

Abertura:

Wanda R. Günter (FSP-Centro de Síntese USP CG), Ole von Uexkuell (Rigth Livelihood Award Foundation) e Christian E. Henriquez Zuñiga (Fundación Manfred Max-Neef)

14h15

Apresentação da Mesa:

Desarrollo a escala humana: revitalización del Buen Vivir y autodependencia en áreas urbanas

Mediação: Liliane C. S. Alcântara (UFMT/UNEMAT e Fundación Manfred Max-Neef)

14h20

Carlos A. C. Sampaio (FURB/Centro de Síntese USP CG/Fundación Manfred Max-Neef)

14h40

Francisca de Paula (UNEB e Fundación Manfred Max-Neef)

15h

Diálogo com o público

15h30

Encerramento

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento em português e espanhol | Sem tradução

Evento on-line | Não haverá certificação

Apoio

Fundación Manfred Max-Neef

Right Livelihood Foundation