Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México

por Larissa Barreto Cruz - publicado 07/01/2022 18:25 - última modificação 18/01/2022 15:36

Detalhes do evento

Quando

de 18/01/2022 - 15:00
a 19/01/2022 - 17:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Neste evento, que ocorrerá virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, serão apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Ao lado dos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela e da pesquisadora Mariana Martínez, García Canclini estudou as mudanças nas instituições culturais do Brasil e do México e em suas relações com os públicos, os criadores e as comunidades. A investigação também analisou o movimento gerado por milhares de artistas e gestores, que, em 2020, conseguiu que o Congresso Brasileiro entregasse, às Unidades Federativas e aos Municípios de todo o país, três bilhões de reais (cerca de 500 milhões de dólares) para combater o desemprego e o fechamento dos espaços culturais. Conhecida como Lei Aldir Blanc, a iniciativa apoiou novas experiências criativas e de comunicação durante a pandemia. Foi feita, ainda, uma análise no México, referente ao mesmo período, abordando a relação dessas políticas emergenciais com as culturas comunitárias e as redes, em ambas as sociedades.

Publicações

Os Cadernos de Pesquisa já publicados estão disponíveis nos links abaixo:

 

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento em espanhol e português | Com tradução

Evento on-line | Não haverá certificação

Organização

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Parceria

Itaú Cultural

Programação