Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / O Papel das Humanidades no Campo da Biomedicina

O Papel das Humanidades no Campo da Biomedicina

por Leila Costa - publicado 09/09/2013 18:10 - última modificação 25/11/2013 10:18

Detalhes do evento

de 08/11/2013 - 09:30
a 08/11/2013 - 12:30

Onde

Auditório do MAC, Rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Falamos de humanização nos serviços de saúde. Mas qual é o lugar das humanidades no campo da saúde, marcada pela preponderância da biomedicina? Esta mesa redonda internacional reúne pesquisadores da área das humanidades, e tem como meta contribuir para um debate contemporâneo sobre a situação atual desse campo de saberes e práticas.

Primeiro, desenvolveremos o significado de "Humanidades": quais são os possíveis quadros teóricos, disciplinares, metodológicos? Existem "humanidades médicas"?

Segundo, qual é o papel (atual, futuro, desejável) das humanidades no campo da biomedicina e saúde pública: nas práticas, no atendimento, nas políticas, etc. Quais as tentativas existentes no Brasil bem como no exterior?

Terceiro, quais são os desafios para a formação de profissionais da saúde? Com a diversidade de nossos olhares e das situações de formações, podem surgir propostas/problemáticas em comum? A partir desse contexto, quais os próximos passos?

Através do e-mail leila.costa@usp.br

Nicolas Lechopier (Universidade Claude Bernard de Lyon 1 e IEA)
Rodolfo Puttini (Unesp e IEA)
José Ricardo Ayres (FM)