Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Exposições / About Academia (Exposição On-line)

About Academia (Exposição On-line)

por Sandra Sedini - publicado 29/04/2021 11:50 - última modificação 04/11/2021 09:26

Detalhes do evento

de 30/04/2021 - 14:00
a 31/12/2021 - 00:00

Adicionar evento ao calendário

A videoinstalação "About Academia" foi apresentada originalmente por Antoni Muntadas no Center for the Visual Arts, a convite da Universidade Harvard, em 2011, último ano de sua estada como professor no programa de Arte, Cultura e Tecnologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Depois o trabalho foi apresentado em diferentes versões em diversas cidades, entre as quais Boston, Vancouver, Amsterdam e Sevilha.

A exposição é composta por dois conjuntos de projeções e publicações. Enquanto "About Academia I" (2011) aborda essas questões a partir da perspectiva de professores e acadêmicos, "About Academia II" (2017) aprofunda seus temas exclusivamente do ponto de vista dos estudantes.

A criação da videoinstalação imersiva, online e interativa dá protagonismo aos dois conjuntos. Dessa forma, respeita a duração dos tempos dos vídeos originalmente desenvolvidos pelo artista para a sua existência em um espaço físico.  Com isso, apesar da interatividade de navegação, não é possível ao visitante o controle dos vídeos projetados. A experiência estética na virtualidade possui, portanto, correspondência com o tempo real do espaço expositivo analógico.

A princípio, a videoinstalação "About Academia" seria montada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) das USP, mas, diante das restrições impostas pela pandemia, Muntadas decidiu interpretar o projeto de forma online, num site interativo, com curadoria de Martin Grossmann, coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

É a primeira vez que o projeto é apresentado na América Latina, com todos os seus materiais em edição bilingue (português e espanhol), graças a parceria entre o IEA, o Fórum Permanente e BBM-USP, com o patrocínio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Publicações

No site da exposição estarão disponíveis duas publicações bilingues (português/espanhol) com as transcrições completas das falas dos entrevistados, dentre eles Noam Chomsky, David Harvey, Carol Becker e Ute Meta Bauer, além dos estudantes. As publicações estarão acessíveis parcialmente. Para obter o conteúdo completo é necessário comprá-las (por preço reduzido). O link para a compra constará do site.

Acesso ao site oficial da exposição virtual About Academia

Jornal USP