Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Festival Kwanzaa-Escrevivência

Festival Kwanzaa-Escrevivência

por Sandra Sedini - publicado 10/10/2023 15:35 - última modificação 21/12/2023 14:59

Detalhes do evento

de 13/12/2023 - 19:00
a 15/12/2023 - 20:00

consulte os locais na programação

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O programa da escritora e professora Conceição Evaristo como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (2022-2023) do IEA-USP deu origem a várias atividades e ações - grupo de estudo, seminário, uma disciplina da pós-graduação, curso de extensão, palestras, participação em eventos, tanto para o público interno quanto para a comunidade externa.

A fim de celebrar as contribuições das pessoas negras na construção do conhecimento e as realizações da intelectual Conceição Evaristo durante o período na cátedra, o Festival Kwanzaa-Escrevivência, que irá acontecer entre os dias 13 a 15 de dezembro, será um encontro de trocas, rodas de conversa e apresentações artístico-culturais. A iniciativa da titular da Cátedra e do Grupo de Estudos em Escrevivência, realizada por meio da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, tem como objetivo socializar ainda mais os debates e repercussões dessa titularidade, almejando desdobramentos da sua continuidade para além desta temporalidade.

Este evento presa em partilhas acadêmicas, em que o conceito escrevivência seja apresentado por pesquisadores, e também, expressões musicais, cênicas, plásticas, literárias, artísticas em geral, nos possibilitem refletir e repensar de forma coletiva, as noções de união, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, economia criativa, propósito, criatividade e fé, princípios-novelos de Kwanzaa, a fim de recriar formas de vida e resistência plurais.

O evento ocorrerá em diferentes espaços da cidade de São Paulo (SP), a fim de possibilitar a extensão, por meio do descentramento. No caso da USP, será nos campi da EACH e Butantã. Também haverá atividade na sede do Itaú Cultural. O evento terá interpretação em libras e gratuito.

Referências

Você comemora o Natal? Mas, já ouviu falar sobre a Kwanzaa? Portal Geledés, 26, dez, 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/voce-comemora-o-natal-mas-ja-ouviu-falar-sobre-kwanzaa/. Acesso em: 24, nov.

2023.NASCIMENTO, Silvia. Kwanzaa, o ‘natal africano’ que celebra a união e valorização dos afrodescendentes. Mundo Negro, 25, dez, 2022. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/kwanzaa-o-natal-africano-que-celebra-a-uniao-e-valorizacao-dos-afrodescendentes-2/. Acesso em: 24, nov. 2023.

ATENÇÃO:

A conferência de Conceição Evaristo e as Rodas de Conversa terão transmissão on-line. As apresentações artísticas não serão transmitidas.

As vagas são limitadas. É necessário efetuar inscrição prévia em cada atividade a qual deseja participar ao longo dos três dias do Festival Kwanzaa-Escrevivência:

Dia 13 - abertura Itaú Cultural (vagas ESGOTADAS)

Dia 14 - manhã EACH (80 vagas)

Dia 14 - tarde EACH (80 vagas)

Dia 15 - manhã / tarde IEA (apenas online)

Dia 15 - noite BBM (190 vagas)

Evento público e gratuito | Com tradução em libras

13 de dezembro - Itaú Cultural

Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo

19h

Abertura

Jader Rosa (Itaú Cultural), Patrícia Mota (Itaú Social), Guilherme Ary Plonski (IEA-USP) e Martin Grossmann (Cátedra Olavo Setubal-IEA)