Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Elogio à Invenção dos Próprios Fins: Homenagem a Teixeira Coelho

Elogio à Invenção dos Próprios Fins: Homenagem a Teixeira Coelho

por Sandra Sedini - publicado 11/11/2022 11:55 - última modificação 08/02/2023 12:04

Detalhes do evento

de 07/12/2022 - 10:00
a 07/12/2022 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

“Neste momento interessa-me pôr em destaque que pretendo afastar-me do presente correndo em direção ao futuro”, palavras instigantes proferidas por Teixeira Coelho na cerimônia de outorga do título de Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) em 2015.

Olhar para o futuro a partir de diferentes pontos de vista, desacomodar, eram características marcantes de sua obra e de sua ação, na Universidade e fora dela. Teixeira Coelho acreditava que a criação artística, ficcional, em seus vários modos, antecede a ciência, sugere caminhos a seguir antes que a ciência os encontre.

Sua partida precoce, em junho de 2022, não encerra o diálogo que sua obra potencializa, mas nos instiga a novos desdobramentos. Tal perspectiva molda a forma de composição do evento em torno de sua obra, não a partir de um caráter memorialístico, mas daquilo que permanece e daquilo que aponta para o futuro, como sua própria obra inspira.

Dessa forma, o evento dividir-se-á em duas partes a serem realizadas em dois períodos no mesmo dia no IEA, onde Teixeira coordenava um grupo de estudo em e-Cultura.

Na primeira parte, ao longo da manhã, teremos intelectuais que trabalharam, conviveram e mantiveram uma relação de diálogo contínuo com sua obra, que afetaram e foram afetadas/os pela convivência com ele.

Na segunda parte, ao longo da tarde, teremos quatro artistas/intelectuais para falar sobre obras específicas, abarcando diferentes campos do conhecimento de maneira a contemplar a multiplicidade de temas sobre os quais Teixeira Coelho se debruçou.

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

10h

Abertura: Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA-IEA/USP), Guilherme Ary Plonski (IEA) e Martin Grossmann (ECA-IEA/USP): leitura de texto enviado por Brasilina Passarelli, atual diretora da ECA/USP

Exposição:

Xavier Greffe (Université Paris 1)

Jurema Machado (IPHAN)

Marcos Buckeridge (IB-IEA/USP)

Danilo Santos de Miranda (SESC) - depoimento em vídeo

Mediação:

Alfons Martinell (Universidad de Girona)