Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Inserção do Brasil no Sistema Internacional - Econômica, Política e Climático-Ambiental

por Cláudia Regina - publicado 31/05/2021 10:55 - última modificação 23/06/2021 09:03

Detalhes do evento

de 25/06/2021 - 09:30
a 25/06/2021 - 12:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este seminário dá inicio ao debate sobre a trajetória de inserção do Brasil no sistema internacional nos últimos anos,  em resposta à reconfiguração da agenda da globalização e das assimetrias de poder no sistema internacional . É parte  do projeto liderado por Lourdes Sola e Eduardo Viola, sediado no NUPPS/IEA,  “ Brasil como uma variedade de democracia de mercado emergente. Entre a agenda democrática e a agenda da globalização”.

(http://www.iea.usp.br/noticias/projeto-analisa-politicas-publicas-diante-dascrises)

Serão abordadas as dimensões econômica, política e climático ambiental,  à luz das seguintes questões de fundo.

A estagnação da economia brasileira no período 2014-2021 é parte de um processo de decadência secular, que data da década de 1980 (com o intervalo do super-boom de commodities)? Ou é apenas uma conjuntura adversa prolongada?

Como explicar o crescente protagonismo político do Brasil no sistema internacional no início do século 21?  Respondia a causas profundas,  multidimensionais, associadas à democratização, à defesa incisiva do multilateralismo às reformas econômicas pro-mercado -  e ao ativismo da diplomacia presidencial?  Ou, seria resultante do  fortalecimento temporário da economia , induzido pelo boom das commodities?

Em que medida a complementariedade  entre as economias  brasileira e chinesa deverá assumir contornos de dependência política?

Na literatura acadêmica internacional e nacional sobre o papel do Brasil na arena da mudança climática existem basicamente quatro caraterizações:  ator irresponsável, ator errático, protagonista importante e líder. Qual dessas caracterizações seria a mais apropriada? Em que medida a dramática queda do preço da energia solar poderá produzir um crescimento sustentado dessa  fonte na matriz energética,  de modo a prevalecer sobre as forças inerciais ligadas aos combustíveis fosseis e a hidroelétricas?

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Palestra do Laurence Whitehead será proferida em inglês, sem tradução simultânea

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (FEA, EP e IEA/USP)

Lourdes Sola (FFLCH e IEA/USP) - Situando o Debate à Luz o Projeto em Curso no NUPPS/IEA

Eduardo Viola (IEA-USP e UnB)

09h40 às 10h

Otaviano Canuto é membro sênior do Policy Center for the New South, membro sênior não-residente do Brookings Institute, professor na Elliott School of International Affairs (George Washington University) e principal do Center for Macroeconomics and Development em Washington. Foi vice-presidente e diretor executivo no Banco Mundial, diretor executivo no FMI e vice-presidente no BID. Também foi secretário de assuntos internacionais no Ministério da Fazenda e professor da USP e da Unicamp.

10h20 às 10h40

Celso Lafer, professor Emérito da USP foi até a sua aposentadoria em 2011 professor titular da Faculdade de  Direito da USP. Ministro das Relações Exteriores (1992; 2000-2002), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999) e Embaixador Chefe da Missão do Brasil em Genebra junto às Nações Unidas  e à Organização Mundial do Comércio (1995- 1998).Presidiu a FAPESP de 2007 a 2015. Integra o Conselho de Administração de Klabin S/A.

Obras recentes incluem: Relações Internacionais, Política Externa e Diplomacia Brasileira, Pensamento e Ação, 2 volumes, Brasilia: FUNAG (2018)..Hannah Arendt: Pensamento, Persuasão e Poder,  3.a ed., rev. e ampl., Rio de Janeiro: Paz e Terra 2018.. Norberto Bobbio: Trajetória e Obra, S. Paulo, Perspectiva, 2013.

10h40 às 11h

Rubens Ricupero é diplomata e escritor, foi embaixador do Brasil em Washington, ministro do Meio-Ambiente e Ministro da Fazenda, e diretor da UNCTAD. Seu livro, A diplomacia na construçao do Brasil, 1750-2016, é um dos clássicos  da literatura brasileira recente na área de Relações Internacionais e,  para além dela, pela riqueza de insights que oferece aos interessados no processo de formação do Brasil contemporâneo. Entre seus artigos ,  vale destacar “Carisma e prestigio: a diplomacia no período Lula, 2003-2010” (Política Externa, 2011).

11h às 11h20

Laurence Whitehead é Professor Senior, do Nuffield College,   Universidade de Oxford,  editor da série Studies in Democratization, da Oxford University Press (OUP). É  coordenador do Comité de Pesquisa em Economia Política Internacional, da International Political Science Association (IPSA).

Suas contribuições recentes à política comparada incluem: Democratization: Theory and Experience (2002, OUP); Illiberal Practices:Territorial Variance in Large Federal Democracies , coeditado com Behrend, J. (Johns Hopkins UP, 2016)) .  Entre artigos e capítulos de livros: com com Lourdes Sola, “Democratic Statecraft: Perspectives from Emerging Market Democracies”, Tocqueville Review, 2020, 41 (2). “The Two Overlapping Democratic Trajectories in North America” e “Comparing Trajectories of Democratization in Latin America’s Southern Cone” i Ursula Van der Beeck, Democracy Under Pressure: Resilience or Retreat? (no prelo, Cambridge University Press).

11h20 às 12h30

Debate e Encerramento

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo