Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social

UrbanSus: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social

por Sandra Sedini - publicado 15/05/2018 14:05 - última modificação 09/10/2018 17:07

Detalhes do evento

Quando

de 12/09/2018 - 09:00
a 12/09/2018 - 17:00

Onde

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

Debate acerca da viabilização do desenvolvimento urbano lato senso, como financiar a transformação mais equilibrada territorialmente de nossas cidades e de promoção do “urbanismo social”, instrumentos de financiamento do desenvolvimento urbano com inclusão sócio-territorial.

O urbanismo gerando valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social.

As políticas públicas urbanas de promoção e viabilização da qualificação da cidade em suas dimensões social, urbana, econômica e ambiental compreendidas de forma sistêmica.

Os instrumentos de financiamento da cidade abordados na rede de pontos que se devem conectar objetivando a viabilidade das cidades globais brasileiras com o desejável desenvolvimento socio-territorial mais equilibrado.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, o Ciclo de Seminários UrbanSus: Sustentabilidade Urbana tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. Há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

O ciclo é promovido pelo Programa USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade.

Coordenação

Carlos Leite (FAU Mackenzie e IEA-USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Onde estamos

Programação

Manhã

Victor Carvalho Pinto (Senado Federal)

Miguel Bucalem (USP Cidades e EP - USP)

Paula Santoro (FAU USP)

Henrique Evers (WRI Ross Center for Sustainable Cities)

Tarde

Paulo Sandroni (Lincoln Institute of Land Policy e FGV)

Maria Fernandes Caldas (Secretária de Planejamento Urbano de Belo Horizonte)

Kazuo Nakano (UNIFESP)

Carlos Leite (FAU Mackenzie e IEA USP)

Moderação: Marcos Buckeridge (IB, ACIESP E USP Cidades Globais)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo