Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento da Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sandra Sedini - publicado 25/04/2022 10:25 - última modificação 16/05/2022 09:58

Detalhes do evento

de 06/05/2022 - 14:00
a 06/05/2022 - 16:30

Onde

Auditório Istvan Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência reúne os conteúdos das atividades realizadas em seu primeiro quinquênio, nas titularidades de Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e da dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019).

O livro 1, "De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil", coordenado por Sérgio Rouanet, traz os resultados das conferências realizadas entre maio de 2016 e março de 2017, reunindo 31 palestrantes e conferencistas, além do catedrático. Os encontros discutiram questões como a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal.

O livro 2, "Arte, Cultura e Institucionalidade", coordenado por Ricardo Ohtake, retoma os 17 encontros realizados entre março e dezembro de 2017, que reuniram 23 dirigentes culturais, intelectuais, artistas e curadores para falar sobre o que é, no Brasil, erguer, manter e tornar perene uma iniciativa cultural, trazendo um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural.

O livro 3, "Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil", coordenado por Eliana Sousa Silva, traz os resultados da série de diálogos realizados entre junho de 2018 e março de 2019, quando a catedrática reuniu 21 artistas que se relacionam de forma profunda com as periferias e seis pesquisadores e acadêmicos que têm a periferia ou os sujeitos periféricos como objeto de estudo. Os encontros tiveram por base seis diferentes linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, audiovisual, dança e música.

O livro 4, "Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral" (livro 1 - livro 2), coordenado pela dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff, lançado em dois volumes, aborda a jornada de 19 encontros, realizados entre agosto e dezembro de 2019, reunindo mais de 80 convidados, entre pesquisadores e cientistas das mais variadas áreas de conhecimento, artistas, ativistas, pensadores, lideranças religiosas e indígenas de diferentes etnias. Esse diálogo, a partir de diferentes perspectivas, mostrou como essas duas atividades humanas – a arte e a ciência – são despertadas pela curiosidade, pela imaginação, pelo olhar atento para o mundo, pela criatividade e pela pesquisa.

Comemorando o lançamento da Coleção de Livros, estarão reunidos em mesa-redonda, para discutir a importância da Cátedra nesses cinco anos:

Catedráticos & Paraninfos:

Sérgio Paulo Rouanet (Paraninfo: Alfredo Bosi, in memoriam), 2016

Ricardo Ohtake (Paraninfa: Lilia Schwarcz), 2017

Eliana Sousa Silva (Paraninfa: Helena Katz), 2018

Helena Nader e Paulo Herkenhoff (Paraninfos: Regina Pekelmann Markus e Luiz Chrysóstomo de Oliveira Filho), 2019

Néstor García Canclini, 2020 (Paraninfo: José Teixeira Coelho Netto - a confirmar)

Itaú Cultural: Luciana Modé, Neca Setúbal

IEA: Guilherme Ary Plonski

Reitoria USP: Maria Arminda do Nascimento Arruda

Coordenação: Liliana Sousa e Silva e Martin Grossmann

Na data, será anunciada a nova Catedrática.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

- A comprovação de imunização completa contra o SARS-CoV-2 será requerida para o acesso às instalações da Universidade.

- Com base no disposto na Portaria Interministerial nº 14/2022, no Decreto Estadual nº 66.897, de 17 de março de 2022, nas especificidades do ambiente universitário e na avaliação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, a Universidade de São Paulo (USP) determina que o uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da Universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da Universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração. Deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou tipo N95, bem ajustadas ao rosto cobrindo do nariz ao queixo. (Comunicado da Reitoria da USP sobre uso de máscara - 20/03/22)