Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Multilingualism and Linguistic Vitality

Multilingualism and Linguistic Vitality

por Larissa Barreto Cruz - publicado 10/11/2022 15:50 - última modificação 19/12/2022 14:19

Detalhes do evento

de 28/11/2022 - 09:00
a 28/11/2022 - 12:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esta mesa-redonda tem por objetivo debater o multilinguismo, um traço marcante da experiência linguística dos falantes das sociedades do oeste africano, que pode até mesmo ser considerado a condição de comunicação sociocultural mais comum nessa região.

O conceito de multilinguismo abarca tanto o conhecimento, como os usos linguísticos envolvendo línguas geneticamente não relacionadas e tipologicamente distintas. Essa situação acontece quando duas ou mais populações etnolinguisticamente distintas dividem o mesmo espaço topográfico, interagindo ou não umas com as outras.

O estudo do multilinguismo abala nossa crença eurocêntrica segundo a qual nos caracterizamos por falar uma língua adquirida na infância, nossa língua materna. A experiência monolíngue europeia atual resulta do conceito de identidade nacional, para cuja construção a língua teve e tem um papel central – uma língua, uma nação. A ideia da língua nacional vem dar suporte à criação dos Estados nacionais e introduz estratificação nos usos linguísticos. O multilinguismo africano faz com que comecemos a nos enxergar como seres multilíngues, e essa consciência tem consequências para o tratamento da diversidade e da vitalidade linguísticas.

Coordenação:

Esmeralda Vailati Negrão (Programa Ano Sabático)

Exposição:

Multilingual practices and ideologies

Felix Ameka (University of Leiden)

A paradise lost? Small-scale multilingualism and the prehistory of human languages and sociality

Pierpaolo Di Carlo (University of Buffalo)

Moderação:

Alexander Yao Cobbinah (Universidade de São Paulo)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento em inglês | Sem tradução