Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Posse de Bernardete Angelina Gatti como Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

por Cláudia Regina - publicado 05/04/2024 10:55 - última modificação 23/04/2024 15:08

Detalhes do evento

de 22/04/2024 - 16:00
a 22/04/2024 - 18:00

Onde

Sala do Conselho Universitário/USP, Rua da Reitoria, 374, Térreo, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Bernardete Angelina Gatti será a segunda titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Gatti é Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde exerceu as funções de Coordenadora desse Departamento, Superintendente de Educação e Pesquisa e Vice-Presidente. Concomitantemente, exerceu a docência na USP, na UFSCAR e na Pós-Graduação em Educação – Psicologia da Educação da PUC-SP. Dedicou-se à pesquisa educacional, com estudos sobre formação de professores, avaliação educacional e metodologias de pesquisa, tendo publicado centenas de artigos, livros e capítulos de livros. Fez Doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris VII (Denis Diderot) – França, e Pós-doutorados na Universidade de Montréal (Canadá) e na Universidade do Estado da Pensilvânia (USA). Presidiu o Comitê Científico de Educação do CNPq, foi Coordenadora da Área da Educação – Pós-Graduação da CAPES/MEC e Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Presidiu o Conselho Estadual de Educação de São Paulo em quatro mandatos.

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica foi criada com o propósito de contribuir para políticas de formação e reconhecimento dos profissionais da educação básica no País, especialmente das redes públicas. Trata-se de um programa de estudos e de intervenção sobre a realidade educacional visando à prospecção e desenvolvimento de modelos de integração entre universidade e as redes de ensino fundamental, médio e profissional. Tem por objetivos específicos sistematizar informações fundamentadas sobre experiências localizadas e políticas educacionais relevantes que sejam capazes de incrementar a formação do professorado e seu desenvolvimento profissional; estimular reflexões e analisar marcos de referência e desafios práticos; identificar e avaliar modelos inovadores de formação docente, numa abordagem estratégica de desenvolvimento de alternativas. Para tanto, são realizadas pesquisas, organiza-se seminários, debates, minicursos e outros processos de discussão que gerem compreensões e recomendações para a melhor qualificação da educação básica.

Boas-vindas do coordenador acadêmico da Cátedra, Luís Carlos de Menezes

Palavras da diretora eleita do Instituto de Estudos Avançados, Roseli de Deus Lopes

Palavras de Naomar de Almeida Filho, catedrático no período de 2020 a 2023

Saudação à catedrática, por Guilherme Ary Plonski