Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso?
Detalhes do evento
Quando
a 09/10/2017 - 17:00
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Há um aparente consenso no diagnóstico da má qualidade da Educação Básica Pública Brasileira. Diversos indicadores quantitativos parecem explicitar tal fato e todas as ações projetadas buscam a melhoria de tais indicadores.
Uma Educação Básica de Qualidade é condição de possibilidade de vigência de uma Democracia; este é o mote que deveria orientar a busca pela melhoria da Qualidade. Mais do que uma melhoria tópica em alguns dos indicadores numéricos, é necessário repensar o significado da Qualidade no país que projetamos, ultrapassando a mera produção de indicadores quantitativos, muitas vezes ilusórios. Reunir elementos de diferentes perspectivas para dar substância a tal discussão é o objetivo principal do presente seminário.
Segundo seminário do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais", esta série de cinco a serem realizados ao longo do segundo semestre do ano em curso, visando promover reflexões e fundamentar ações para o enfrentamento de problemas estruturais da Educação Básica Pública Brasileira. Neste encontro, será debatida a qualidade e os principais desafios da Educação Pública.
Outros temas que serão abordados nos seminários seguintes:
- Experiências Inovadoras
- Tecnologias na Educação
- Documentos Reguladores (Planos, Currículos, Base Nacional Comum)
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrição prévia
Organização
Programação
09h |
Abertura Paulo Saldiva (Diretor do IEA) |
09h15 |
Mesa-Redonda I |
10h15 |
Coffe-break |
10h30 |
Debatedor: Luis Carlos Menezes |
11h |
Debate aberto ao público |
12h |
Almoço |
14h15 |
Mesa-Redonda II José Renato Nalini (Secretário Estadual de Educação) |
15h15 |
Coffee Break |
15h30 |
Debatedor: Nílson José Machado |
16h |
Debate aberto ao público |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo