Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Simpósios USP Cidades Globais 2021 (1º encontro)

Simpósios USP Cidades Globais 2021 (1º encontro)

por Sandra Sedini - publicado 03/09/2019 16:05 - última modificação 08/06/2021 16:40

Detalhes do evento

Quando

de 06/05/2021 - 10:00
a 06/05/2021 - 12:00

Onde

On-line

Adicionar evento ao calendário

Arborização viária no município de São Paulo: perspectivas e desafios do novo Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU)

Um dos objetivos deste simpósio é dialogar com diferentes atores sociais para aprofundamento de temas pertinentes ao desenvolvimento sustentável das cidades. Neste caso, a arborização viária nos centros urbanos, obtendo apontamentos de alternativas que possam ser utilizados em pesquisas no tema, contribuindo para reflexão e proposição de ações participativas e integradas, com o olhar interdisciplinar do Centro de Síntese USP Cidades Globais.

Neste simpósio recebemos três palestrantes, relacionados ao tema, contribuindo com diferentes percepções. A primeira contribuição foi da Eng. Agrônoma, Priscilla Martins Cerqueira Uras, que é Diretora da Divisão de Arborização Urbana na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - Prefeitura de São Paulo. Especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduanda em Arborização Urbana na Unifesp. A palestrante foi coordenadora da elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) de São Paulo, abordando no simpósio aspectos da arborização viária da gestão pública.

O segundo convidado foi o Eng. Elétrico Nilson Baroni Jr, representante da Enel Distribuição São Paulo. O palestrante é executivo com mais de 29 anos de experiência em engenharia, operação e manutenção de redes elétricas, nos segmentos aéreos e subterrâneos, abordando no simpósio, possibilidades e desafios para o Enterramento da Rede Aérea, como instrumento de mitigação dos impactos à arborização viária.

Por fim, o terceiro convidado, membro do USP CG, o biólogo Giuliano Maselli Locosselli, doutor em Ciências biológicas, na área de botânica e pesquisador no Instituto de Botânica da Universidade de São Paulo. Ele abordou aspectos da arborização urbana no âmbito da universidade e da pesquisa científica, com resultados de pesquisas realizadas no estado de São Paulo.

No contexto do planejamento urbano, as redes de distribuição de serviços das cidades competem em termos de espaço com a arborização viária, promovendo em muitos casos a incompatibilização da estrutura da paisagem. A arborização urbana representa um elemento importante para o conforto humano, refletindo na qualidade de vida da população, uma vez que contribui para redução de ruídos, melhoria da qualidade do ar, redução da amplitude térmica e regulação do ciclo da água, entre outros. É notória sua relevância, no entanto, é contínua e conflituosa sua perda, decorrente do comprometimento estrutural das árvores viárias pelo seu manejo inadequado para a manutenção da rede de distribuição aérea, que afeta diretamente a arborização viária devido às podas, para a adequação da copa das árvores, executadas pela concessionária de energia elétrica e/ou subprefeituras. Apesar de existirem procedimentos padrões, podas sucessivas e mal executadas aumentam a frequência de queda das árvores, e consequentemente, de acidentes que resultam em perdas materiais e humanas, além da interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Coordenação: Gérsica Moraes Nogueira da Silva

Inscrições

Evento on-line, sem inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo