Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Pesquisas/Investigaciones Latino Americanas: Inquietações em Equador, Colômbia e México

UrbanSus - Pesquisas/Investigaciones Latino Americanas: Inquietações em Equador, Colômbia e México

por Sandra Sedini - publicado 16/11/2020 16:40 - última modificação 30/11/2020 15:39

Detalhes do evento

Quando

de 01/12/2020 - 16:00
a 01/12/2020 - 20:30

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Transformações sociais, impactos epidêmicos e intempéries climáticas têm gerado inquietações e questionamentos sobre o atual panorama das cidades na América Latina, especialmente sobre como o crescimento desses territórios pode vir a atender as crescentes demandas das suas populações.

Esse cenário evidencia a necessidade de se compreender o papel das cidades médias e intermédias e suas zonas de expansão na criação e articulação de redes, zonas habitacionais e espaços públicos integradores de territórios como elementos inovadores e estruturantes do desenvolvimento local e social.

Nesse contexto, as pesquisas ou investigações científicas realizadas por Universidades latino-americanas podem orientar soluções para o crescimento urbano em rede e seus impactos. Exemplos disso são as experiências de Bogotá, na Colômbia, com soluções para o equacionamento do impacto do medo nos espaços públicos; o programa internacional “Contest City” em Quito, no Equador, pautado pela readequação das ações de recuperação de zonas periféricas urbanas; o enfrentamento da segregação espacial nas cidades médias mexicanas e os processos neoliberais de desenvolvimento habitacional na estruturação territorial em Cuernavaca, no México.

As experiências na gestão de cidades médias e intermédias latino-americanas, em que pesem as suas peculiaridades territoriais, podem contribuir para a compreensão de processos urbanos similares nas cidades médias e intermédias brasileiras, bem como para o desenvolvimento de soluções inovadoras de gestão urbana no Brasil.

Assim, o Seminário “Pesquisas / Investigaciones Latino Americanas: Inquietações em Equador, Colômbia e México”, concebido no âmbito do Projeto “Metrópoles Latinomericanas: instrumentos sustentáveis para o desenvolvimento territorial frente a intempéries” do Centro de Síntese USP Cidades Globais, tem por objetivo tratar da territorialidade na geração de políticas organizacionais em cidades médias e intermédias da América Latina considerando suas peculiares características territoriais, sociais e econômicas  e seus impactos sobre a estruturação de espaços públicos, no intuito de colher subsídios para a reflexão sobre a organização das cidades brasileiras de mesmo porte.

O evento insere-se no Ciclo de Seminários UrbanSus, uma série de seminários desenvolvida pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo UrbanSus visa refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas e soluções sustentáveis urbanas, colocando-se como um espaço para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade urbana na academia, na sociedade e no setor público.

Desse modo, dentro da proposta do Ciclo UrbanSus, o Seminário se organizará em um único painel, sob o tema “Inquietações Latino Americanas”, abordando experiências em gestão de cidades intermédias no Equador, Colômbia e México,  considerando suas características, áreas de expansão,  espaços públicos e atividades econômicas.

Espera-se que as exposições, realizadas por notáveis pesquisadores e especialistas latino-americanos, seguidas por debates com os pesquisadores do USP Cidades Globais e perguntas do público em geral, possam indicar soluções e recomendações para o desenvolvimento de políticas de gestão pública para as cidades brasileiras.

Comissão Organizadora

Carlos Andrés Hernandez Arriagada (IEA USP/ FAU Mackenzie); Tatiana Tucunduva P. Corteze (IEA USP/Uninove); Debora Sotto (IEA USP); Glaucia Cristina Garcia dos Santos (FAU USP).

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Em português e espanhol | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação

Programação

16h00

Abertura

Marcos Buckeridge (IB/IEA USP) e Arlindo Philippi Jr (IEA/FSP USP)

16h30

Inquietações Latinoamericanas

1. Contest City Quito /Equador

Alejandra Bonilla (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Sede Ecuador)

2. Organización Espacial y Procesos de Territorialización en Ciudades Medias Mexicanas: Los Anclajes Neoliberales de La Producción Periférica de Vivienda Masiva en Cuernavaca, Morelos

Carla Alexandra Filipe Narciso (Centro de Investigaciones en Arquitectura, Urbanismo y Paisaje de la Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional Autónoma de México (CIAUP UNAM))

3. Coincidencias y Divergencias de la Segregación en Ciudades Intermedias Mexicanas

Cinthia Fabiola Ruiz López (Centro de Investigaciones en Geografía Ambiental, Universidad Nacional Autónoma de México)

4. Territorios del Miedo y su Incidencia en la Vitalidad de los Espacios Públicos

Edgar Eduardo Roa Castillo (Universidad la Gran Colombia)

Moderador:

Marcos Buckeridge (IB – IEA/USP)

Debatedores:

Carlos Andrés Hernández Arriagada (FAU MACKENZIE/IEA USP)

Debora Sotto (IEA USP)

Tatiana Tucunduva P. Cortese (UNINOVE/IEA USP)

Relatora:

Glaucia Cristina Garcia dos Santos (FAU USP)

18h00

Debate e fechamento

Conteúdo relacionado
Eventos UrbanSus