Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / V LINCOG - Linguagem e Cognição - 3º Dia

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 3º Dia

por Cláudia Regina - publicado 15/04/2024 08:55 - última modificação 29/04/2024 10:46

Detalhes do evento

Quando

de 08/11/2024 - 08:00
a 08/11/2024 - 18:00

Onde

VIDE PROGRAMAÇÃO

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Aguardando informação

 

 

 

 


Inscrições

Evento público e com inscrição prévia

Haverá certificação

Programação

08/11/2024

Local: Instituto de Psicologia/USP -

08hs às 18hs

Exposição de Arte Sensorial (Saguão do IP) - aguardando artista

08hs às 10hs

Mesa-Redonda: Políticas Cientificas e Políticas Públicas de Acessibilidade e Inclusão Representantes poder público e de agências de fomento à pesquisa

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Inácio P. Velasco (a confirmar)

FAPESP (a confirmar representante)

CNPq (a confirmar representante)

CAPES (a confirmar representante)

10hs às 10h30

Coffee Break - com Sessão de Pôsteres

Talks

10h30 às 10h50

Talk 5 - O Papel das Associações Comunitárias de Barcelona na Integração Social - Andreia Sanchez Moroni (Universidad de La Rioja - Espanha)

10h50 às 11h10

Talk 6- Línguas de Herança como Produto do Contato Linguístico em Munique: Formação Identitária, Linguística e Cultural dos Brasileirinhos à Luz da Política Linguística Familiar - Camila de Lira Santos (Universidade de Munique)

11h10 às 11h30

Talk 7 - Linguística Cultural e Sociolinguística - Cláudia Roberta Tavares Silva (UFRPe)

11h30 às 11h50

Talk 8 - aguardando informação.

11h50 às 12h10

Talk 9 - O contexto de Ensino Inclusivo - Angélica Terezinha Carmo Rodrigues (Unesp/São Carlos)

12h10 às 14hs

Intervalo

14hs às 16hs

Workshops Simultâneos

 

W 1 - Adaptação de Jogos para Pessoas com Deficiência Visual - Rachel Maria Campos Menezes de Moraes (Instituto Benjamin Constant) /Lindiane Faria do Nascimento (Instituto Benjamin Constant)

 

W 2 - Livro Didático em Braille - Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima (Instituto Benjamin Constant)

 

W 3 - Sistema Braille - conduzido por associações conveniadas

 

W 4 - Avaliação Funcional da Visão - conduzido por associações conveniadas

 

W 5 - Oriente Mobilidade (uso da bengala longa - teoria e prática) conduzido por associações conveniadas

 

W 6 - O Emocional da Pessoa com Deficiência - conduzido por associações conveniadas

 

W 7 - Audiodescrição - conduzido por associações conveniadas

 

W 8 - Tecnologias Assistivas - conduzido por associações conveniadas

 

W 9 - Rede de Leitura Inclusiva - conduzido por associações conveniadas

16hs às 16h30

Coffee-Break com Sessão de Pôsteres

16h30 às 18hs

Simpósios Simultâneos - Local: Instituto de Psicologia

 

SP1 - Cognição, Aquisição da Linguagem e Ensino das Línguas Este simpósio aceitará trabalhos que se proponham à pesquisa sobre aquisição de linguagem e ensino de línguas, tanto como língua materna (inicial) quanto língua estrangeira (adicional), levando em conta também os trabalhos com metodologias e estratégias de ensino com viés interacionista por meio de gêneros discursivos. Esperamos receber trabalhos que focalizem os processos cognitivos subjacentes bem como seus efeitos na linguagem.

Coordenadores: Alice Pereira Santos (IFSP)

 

SP2 - Cognição e Culturas

Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisas que utilizem os vários aparatos teóricos para o estudo da cognição em interface com linguagem, cultura(s), estudos linguísticos, literários ou artísticos. Apoia-se na cognição humana e na sua habilidade de utilização de símbolos linguísticos nas interações discursivas. Espera-se, com este simpósio, fomentar a discussão sobre questões teóricas cognitivistas, em perspectivas interdisciplinares, culturais, interculturais e literárias.

Coordenadores: Profa. Ora. Cláudia Roberta Tavares Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

 

SP3 - Cognição e Literaturas

Este simpósio foi planejado para congregar pesquisadores que se utilizem dos vários aparatos teóricos para o estudo da escrita criativa em interface com a cognição, ou seja, esperam-se trabalhos que focalizem a cognição à luz de estudos literários e/ou artísticos. Espera-se, com este simpósio, fomentar a discussão sobre questões teóricas cognitivistas, em perspectivas interdisciplinares, interculturais e literárias.

Coordenadores: Prof. Dr. Charles Borges Casemiro (IFSP)

 

SP4 - Cognição, Pragmática e Superdiversidade (ON-LINE)

Este simpósio pretende acolher trabalhos de caráter interdisciplinar que tomem como ponto de partida a interação entre a cognição e a pragmática em sua acepção mais lata, bem como a intenção de conduzir tal pesquisa com o enquadramento teórico representado por critérios de superdiversidade. Serão bem­ vindos também trabalhos com outros temas enquadrados na superdiversidade, tais como línguas de herança, línguas de acolhimento, línguas de raiz e impactos neurais no processamento de linguagem.

Coordenadores: Prof. Dr. Xiang Zhang, Rodrigo (Universidade Politécnica de Macau)

 

SP5 - Cognição, Gramática e Discurso

Considerando-se que o indivíduo necessariamente imprime à fala sua identidade sociocultural, no tempo e no espaço, e que as condições de interação e as necessidades discursivas, mediadas pela cognição, influenciam a gramática de uma língua, são bem-vindas pesquisas desenvolvidas sob o viés da Linguística Cognitiva e de outras correntes que estabelecem interface entre Cognição, Gramática e Discurso.

Coordenadores: Nilza Barrozo Dias (UFF) e Jussara Abraçado (UFF)

 

SP6 - Cognição e Corporeidade

Este simpósio espera receber contribuições que produzam reflexões sobre as relações interpessoais entre corpos mediados por suas funcionalidades cognitivo-sociais no meio em que vive. Esse mundo pode ser tratado como uma barreira social, como uma célula de inclusão, dentre outras formas. A corporeidade aqui é concebida em dois sentidos: a forma como o cérebro reconhece e utiliza o corpo em suas relações sociais e como a forma de convivência social que nos impõe formas de julgamento e de sanções que oprimem ou libertam sensações e emoções.

Coordenadores: Jorge Luiz Ferreira Abraão (Unesp/Assis), Ludmila Guimarães (UNIRIO/USP-PD)

 

SP7 - Aspectos Cognitivos do Contato Linguístico

No atual contexto de dinâmicas socioculturais derivadas de imigrações nos vários espaços do mundo, este simpósio está focado no acolhimento de trabalhos que discutam os efeitos do contato linguístico no campo da linguagem e da psicologia, seja nas relações interpessoais e efeitos desse contato (atrição, preconceito, estigma, etc.), seja nos estatutos linguísticos decorrentes (línguas de herança, línguas de raiz, línguas adicionais ou línguas de acolhimento), dentre outras possibilidades.

Coordenadores: Andreia Sanchez Moroni (Universidad de La Rioja - Espanha) e Camila de Lira Santos (Universidade de Munique)

 

SP8 - Cognição, Braille e Audiodescrição

Resumo: Este simpósio é um espaço para a apresentação de estudos investigativos a respeito de um tema atual e contributivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, levando-se em consideração que a cegueira, em seus múltiplos aspectos, se faz presente no cotidiano de todos nós. Nesse contexto, portanto, entender os processos cognitivos, relacionados ao uso do braile e da audiodescrição, para a percepção do mundo, daquelas pessoas que não têm a visão como referência existencial, é desafiador e necessário.

Coordenadores: Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva (LinC-USP-PD) e Profa. Ma. Adriana LA Sousa(LinC­ USP - PG)

 

SP9 - Cognição e Neurociência (ON-LINE)

Resumo: Este simpósio acolhe trabalhos que buscam colocar em interação duas áreas de especialidade das Ciências: a Cognição e os avanços das Neurociências num enquadramento focalizado pelo campo da Linguagem.

Coordenadores: Lennie Bertoque (UFG)

 

SP10 - Inclusão e Desenho Universal da Aprendizagem

Resumo: Este simpósio tem por objetivo lidar com os conceitos mais inclusivos num contexto de diversidade. Parte do princípio de que todos somos diferentes, o que nos conduz a entender as necessidades de cada um de modo a prover recursos para que todos tenham o direito à aprendizagem e ao deslocamento.

Coordenadores: Andreia Schmidt (FFCLRP) e Cássia Sofiato (FE/USP)

 

SP11- Infâncias e Direito à Aprendizagem (Híbrido)

Resumo: O simpósio espera que trabalhos que envolvam a aquisição e desenvolvimento de linguagem permitam entender a diversidade e prototipicidade de processamentos cognitivos. Neuroatipicidade em sua polaridade gradiente é o que move as pesquisadoras à construção de um diálogo frutífero durante os dias do evento.

Coordenadores: Anna Karolina Miranda Oliveira (LinC/USP), Keylla Saes (EP/PG)

 

SP12 - A Perspectiva Sociocognitiva-Discursiva e Crítica nos Estudos da Linguagem: Gerando Inteligibilidades sobre Temas Contemporâneos

Estudos na área da Linguística Cognitiva, sob seus vários modelos teóricos, vêm alargando o nosso entendimento sobre a organização conceptual, os mecanismos de categorização e a base experiencial da linguagem, fundada em práticas socioculturais. Reconhecida como uma área transdisciplinar, a Linguística Cognitiva congrega abordagens como a semântica cognitiva, a gramática das construções, a integração conceptual, a análise cognitiva do discurso, a sociolinguística cognitiva, a linguística cognitiva aplicada. São abordagens que defendem a inseparabilidade da forma e do sentido, a integração entre a linguagem, a cognição e o conhecimento de mundo. A linguagem, no escopo desses estudos, media a construção do conhecimento e funciona como uma janela para ideologias, modelos culturais, fatores psicológicos, afetivos e funcionais. A metáfora, a metonímia e a integração conceptual refletem a flexibilidade do significado enquanto processo cognitivo-discursivo situado socioculturalmente. Em outras palavras, a Linguística Cognitiva entende o significado como flexível porque os processos metafóricos, metonímicos, imagéticos e de integração conceptual emergem de uma corporização do significado fincada na experiência sociocultural. Para engrossar tais entendimentos, estudos socio-discursivos e críticos no viés da Linguística Cognitiva vêm gerando inteligibilidades sobre temas da contemporaneidade (polarização política e ideológica; imigração; violência; preconceitos e exclusão social), principalmente aqueles que envolvem minorias étnicas, de gênero e políticas. Visando a provocar reflexões sobre essas temáticas sob a perspectiva sociocognitiva-discursiva e crítica, o presente simpósio convida pesquisadores da área a contribuir trabalhos empíricos que congregue estudo de corpus. São bem-vindos estudos que envolvam aspectos socioculturais e cognitivos que emerjam do discurso em contextos variados, especialmente os contextos digitais. Trabalhos sobre métodos de investigação, de geração de dados e análise sobre o encontro da cultura, da cognição e da linguagem serão igualmente bem-vindos.

Coordenadora: Tânia Gastão Saliés (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

SP13 – Linguagem e Alzheimer: Consciência, Cognição e Memória sob Perspectivas Multidisciplinares (online)

Este simpósio tem como objetivo aprofundar a compreensão da interação entre linguagem, cognição, consciência e memória no contexto da doença de Alzheimer, privilegiando uma abordagem multidisciplinar. Pretende-se criar um espaço para discussão e compartilhamento de trabalhos que investiguem os impactos do Alzheimer nas habilidades linguísticas e cognitivas, incentivando a apresentação de pesquisas que abrangem desde a identificação precoce dos sinais linguísticos da doença até o desenvolvimento de estratégias de comunicação que possam melhorar significativamente a qualidade de vida dos afetados. Esperamos estimular um diálogo rico e construtivo, contribuindo para a evolução das práticas de cuidado e abordagens terapêuticas, bem como inspirar pesquisas futuras no cruzamento entre linguagem, cognição, consciência e memória em quadros de declínio cognitivo.

Coordenadora: Mônica Maria Soares Santos (LinC/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo