Você está aqui: Página Inicial / Revista

Vista da Represa Jaguari-Jacarei

ESTUDOS AMBIENTAIS

Sociedade e ambiente

Veja abaixo alguns destaques da nova edição (n.82) na revista Estudos Avançados.

Energia

Energia eólica

Energia e sociedade

O caráter finito dos recursos naturais e os impactos ambientais provocados pela exploração e consumo de petróleo, gás natural e carvão mineral deixa evidente que essas fontes deverão ser gradativamente abandonadas; e que é indispensável investir seriamente no desenvolvimento de fontes de energia que sejam renováveis e limpas, com o mínimo impacto ambiental e eficiência máxima.


Sustentabilidade

Queimada

Desenvolvimento sustentável

No âmago da sustentabilidade está uma visão de mundo dinâmica, na qual transformação e adaptação são inevitáveis, mas dependem de elevada consciência, sóbria precaução e muita responsabilidade diante dos riscos e, principalmente, das incertezas. Daí a importância crucial de um sinérgico avanço do conhecimento sobre governança global e cooperação.


Requalificação urbana

Áreas contaminadas

Áreas contaminadas

O uso do solo potencialmente poluidor no município de São Paulo concentra-se ao longo dos eixos ferroviários e dos rios principais – Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, em bairros como Mooca, Vila Leopoldina, Barra Funda e Santo Amaro. As áreas que apresentam contaminação estão concentradas na região central. São imóveis isolados, como postos de abastecimento de combustíveis.


Clima

Cianobactérias

Água

Há indicações de que a densidade de cianobactérias no Reservatório Guarapiranga da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tenha relação com pluviosidade e temperaturas mais elevadas durante o período chuvoso do ano e que a proliferação de cianobactérias pode aumentar caso se mantenha a tendência do clima, com consequentes riscos à saúde humana.