Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa Estudos Avançados 92

Política e dinheiro

Não por acaso este número de Estudos Avançados abre-se sob o signo da interrogação, que remete a uma perplexidade bem atual: como salvar a política? As reflexões que alimentam o Dossiê sobre política e dinheiro são de várias ordens – a construção de uma legítima política democrática, a projeção um regime econômico que limite os abusos do capitalismo financeiro-rentista sem ceder ao estatismo dirigista... Política e dinheiro podem conluiar-se com resultados funestos, mas, diversamente, aliar-se com vistas ao bem comum, como os gastos aplicados à melhora da saúde pública. Veja abaixo alguns destaques.

Sistema Único de Saúde

30 anos

Sistema Único de Saúde Apesar dos marcantes avanços de nosso sistema de saúde pública, hoje sintetizado em apenas três letras – SUS – há ainda um grande caminho a percorrer para prover as condições de preservar a saúde da população do Brasil. O texto abordou as conquistas e os programas exitosos do SUS, as mazelas do financiamento e má gestão, os desafios futuros e princípios das ações para alcançarmos um patamar mais eficiente de atenção à Saúde.

.


Democracia representativa

Alternativas

Manifestação Ao reunir um conjunto de reflexões de pesquisadores da América Latina e da Europa que vêm trabalhando sobre o tema a partir de bibliografia atualizada, o dossiê Outubro 100 anos espera contribuir para um debate sofisticado sobre o centenário de 1917 e seus desdobramentos infinitos, resultando em campo fértil para estudo e inspiração no legado da Revolução Russa.


Memória

Luiz Gama

Luiz Gama

Foi investigada a construção do primeiro monumento público em homenagem a um líder negro erigido em São Paulo: o busto de Luiz Gama, situado no Largo do Arouche, no centro da cidade. Foram várias as dificuldades enfrentadas pelos que dirigiram a iniciativa diante dos obstáculos colocados pelos poderes públicos Todo o processo, ocorrido entre 1929 e 1931, foi levado a cabo pelo jornal Progresso, de forma independente.


Política cultural

Inovação

Cultura

A preocupação central foi resgatar a trajetória histórica das políticas culturais para entender a sua atuação na produção, distribuição e consumo das atividades culturais, frente à realidade de crescente participação das empresas no financiamento do trabalho artístico hoje. Tratou-se de mapear a tentativa da construção da institucionalidade da área cultural no Brasil, informando o percurso e o lugar do Estado no campo da cultura.