Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa número 100

Impactos da pandemia

Afinado com o presente, o número 100 de Estudos Avançados dá prosseguimento às discussões dos impactos da pandemia pela Covid-19 e é também dedicado a comemorar o centenário de importantes figuras de nossa vida cultural: os 100 anos de nascimento do sociólogo Florestan Fernandes e do economista Celso Furtado; os 100 anos da morte de Max Weber; e também rememora os 250 anos do nascimento de Beethoven. Como símbolo deste número “especial” destacamos a reprodução do áudio da sonata de Beethoven, n.23, em Fá menor, op.57, Appassionata, na interpretação do pianista Eduardo Monteiro. Veja abaixo alguns destaques.

Economia

Celso Furtado

Celso Furtado

Em 1978 o economista Celso Furtado participou de um colóquio internacional sobre história econômica na cidade italiana de Prato. Organizado pelo historiador francês Fernand Braudel, em torno do tema “Desenvolvimento e subdesenvolvimento na Europa e fora da Europa, do século XIII à Revolução Industrial”, o encontro reuniu historiadores de uma vintena de países. Na mesa de encerramento, Celso Furtado, então professor de economia da Universidade de Paris, e Fernand Braudel dialogaram sobre temas ligados ao desenvolvimento e ao subdesenvolvimento, às teorias da Cepal em torno dos conceitos de centro e periferia, à visão do economista face às observações dos historiadores.


Mudanças climáticas

Biodiversidade

Teste de temperatura

Estamos entrando em uma era em que nosso planeta e nossa sociedade estão enfrentando crises importantes. Convivemos simultaneamente com três emergências importantes: 1) a crise na saúde, intensificada com a pandemia da Covid-19; 2) a crise de perda de biodiversidade; e 3) a emergência climática. Salienta-se que essas crises têm ligações profundas entre si, e diferenças também importantes, mas todas provocam impactos sociais e econômicos fortes e afetam o planeta globalmente. Elas são resultado de um modelo econômico que privilegia o desenvolvimento a qualquer custo, o lucro muito rápido, mesmo à custa da sustentabilidade.


Sociologia

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes

O conjunto da extensa obra de Florestan Fernandes contém muito mais do que se tem nela valorizado. Novos e inesperados sujeitos assumiram o protagonismo do processo histórico e desafiaram o conhecimento sociológico consolidado. A obra de Florestan Fernandes é, justamente, uma obra densa de desafios à investigação, à interpretação e à revisão crítica do conhecimento que perdura sem relação consistente com a nova e complicada realidade do país.


Música instrumental

Beethoven

Beethoven

Ao celebrar os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827), constata-se que sua obra preserva, intacto, o poder de fascinar seus ouvintes. Sua competência única coincidiu extraordinariamente com um momento histórico em que foram protagonizadas profundas mudanças estéticas, o que lhe permitiu alcançar uma posição fulcral no desenvolvimento da música ocidental. Beethoven, de fato, empregou os processos herdados de seus mestres, incorporando a eles procedimentos novos e criativos que permitiram à sua música expressar uma gama de emoções muito mais ampla.