Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Nova capa da revista do IEA 97

USP Cidades Globais 

Estudos Avançados, em seu número 97, publica contribuições de pesquisadores que participam do Programa USP Cidades Globais. São tratados temas de destacada relevância e importância estratégica para o planejamento futuro da sustentabilidade urbana.
O fenômeno da “escravidão do corpo e da alma” é focalizado nas doutrinas teológicas, no direito canônico, bem como no universo de pregações e devoções que circularam na América colonial portuguesa, revelando como operavam os conceitos de escravidão e liberdade nos sermões brasileiros e como representavam a presença de negros e indígenas na população.
Veja abaixo alguns destaques dessa edição.

Catolicismo negro

Irmandades

São Benedito

A propagação da fé católica na América portuguesa, embora responsabilidade formal dos reis lusitanos e atributo dos quadros eclesiásticos, teve nas irmandades, confrarias e ordens terceiras os seus efetivos esteios e promotores. Espaços de vivência religiosa e de sociabilidade, essas agremiações leigas se disseminaram pelo território colonial. Ainda que inspiradas em suas congêneres da metrópole, guardavam consideráveis traços de originalidade, sobretudo aquelas organizadas e mantidas pela majoritária população negra, de origem africana. As irmandades de “homens de cor”, as mais numerosas, ao reinterpretarem o catolicismo, foram, assim, expressões de incorporação desses segmentos sociais ao mundo dos brancos e, em simultâneo, veículos de resistência cultural.


Justiça ambiental

Arborização urbana

Plantio

Sendo direito de todos um meio ambiente equilibrado, saudável, de uso comum e essencial à qualidade de vida, o verde urbano é assunto interdisciplinar e de responsabilidade comum e generalizada. O plantio das florestas urbanas não deve ter como objetivo recriar as condições naturais pré-urbanização, mas sim, desenvolver áreas verdes integradas à malha urbana que garantam um ambiente saudável e equilibrado, preservando as interações sociais. Ao visualizar o meio urbano como um ecossistema completo, é possível estabelecer critérios que otimizem os benefícios da arborização urbana. Esses critérios devem ser baseados em conhecimento técnico e científico, levando em conta necessidades sociais, para que o melhor método seja escolhido, caso a caso.


Ditadura militar

Carlos Drumond de Andrade

Carlos Drumond de Andrade

O artigo pretende examinar de que maneira Carlos Drummond de Andrade responde, em algumas de suas composições, ao contexto repressivo da ditadura militar no Brasil de meados dos anos 1970. Por meio da análise de um poema e de uma crônica, e levando em conta apontamentos de seu diário, o estudo procura demonstrar como o poeta se viu obrigado a tratar, de forma cifrada, do terrorismo de Estado e das forças políticas então em jogo, o que contraria o juízo quase consensual sobre sua produção no período e reitera o compromisso de Drummond com o seu tempo.


Educação nutricional

Papel da família

Crianças

A relevância da família no cuidado e na transmissão da cultura, das práticas e do hábito alimentar. Portanto, é necessário atribuir-lhe um lugar de destaque nas políticas públicas de segurança alimentar. O texto apresenta a percepção sobre diversas estratégias e iniciativas a serem adotadas para a promoção do direito universal à alimentação adequada, a exemplo da Busca Ativa, da educação nutricional diferenciada para cuidadores e profissionais da área, da informação maciça aos consumidores e da regulação da propaganda e do mercado alimentício.