Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa 108 Divulgação

Trabalho e exclusão

O número 108 de Estudos Avançados abre a sua edição com um conjunto de artigos dedicados a um dos assuntos mais discutidos na atualidade: mundos do trabalho. As formas avançadas de organização do trabalho, representadas pela complexa digitalização da produção industrial, se articulam e convivem com a reinvenção da escravidão que se acreditava banida com a emergência da sociedade moderna. Esse é um dos temas que compõem o dossiê “Trabalho e exclusão”. A segunda parte da revista reúne densos estudos sobre a obra e a presença pública do intelectual e professor Alfredo Bosi, o primeiro editor de Estudos Avançados. Veja abaixo alguns destaques.

Amazônia

Sociobiodiversidade

Castanha do Pará

O artigo analisou a bioeconomia da cadeia produtiva da castanha do Pará, no Alto Trombetas (PA), de acordo com parâmetros socioeconômicos de justiça socioambiental. Notou-se novas versões de manutenção das injustiças presentes na cadeia produtiva e conclui-se que há uma relação mútua entre modo de vida tradicional quilombola e os castanhais, a qual é fundamental para existência da cadeia de produção, por isso há necessidade de maior participação dos extrativistas na governança da cadeia, afim de equilibrar a distribuição da rentabilidade, e se adequar ao real conceito de fairtrade.


Trabalho escravo

Violência

Trabalho escravo

O objetivo do artigo foi analisar a experiência de trabalhadores que vivenciaram o processo de escravização que culmina no trabalho escravo, a partir de suas construções narrativas. As narrativas das experiências dos trabalhadores resgatados no município de Açailândia (MA), forneceram informações fundamentais sobre as distintas dinâmicas que caracterizam o TEC (Trabalho escravo contemporâneo), como o perfil e as condições de vida dos trabalhadores resgatados; o perfil e o modus operandi dos aliciadores; o perfil e o modus operandi dos proprietários das empresas que escravizam sua mão de obra; a sazonalidade e imigração (origem – destino), o processo de exploração e a degradância nas condições de trabalho.


Alfredo Bosi

“A máquina do mundo”

"Dialética da Colonização"

O texto enfoca o poema “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), no contexto da literatura mundial, aproximando-o em especial do Fausto de Goethe. O artigo também discute algumas facetas da resistência que, em reflexões teóricas de Alfredo Bosi, pode emanar do gênero lírico. Nessa perspectiva, o poema é ainda relacionado a duas devastadoras catástrofes ecológicas na história recente do Brasil, causadas por uma corporação contra a qual a biografia do poeta registra longo embate.


Agricultura

Financiamento

Insumos agrícolas

Este trabalho analisou a alocação do crédito agrícola no Brasil e a participação dos grupos brasileiros nos segmentos de insumos produtivos para as duas principais cadeias produtivas: a da soja e da bovinocultura. A política agrícola, focada em crédito rural utilizado para a compra de insumos agrícolas que são, cada vez mais, controlados por empresas multinacionais estrangeiras, poderia estar indiretamente financiando corporações internacionais com os recursos públicos. Os resultados revelam que recursos investidos em produtores rurais que participam de cadeias de produção controladas por grupos multinacionais estrangeiros acabam, indiretamente, financiando empresas internacionais.