Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa da revista Estudos Avançados 91

Revolução Russa, Urbanismo e Psicanálise

Este número de Estudos Avançados compõe-se de três dossiês: Centenário da Revolução Russa, Urbanismo, Sociedade e Cultura, e Psicanálise e Cultura. Em todos prevalece, ao lado da exposição pontual do tema escolhido, a tendência a retomar de forma problemática o que a tradição legou ao estudioso do nosso tempo. Veja abaixo alguns destaques.

Interações

Psicanálise e a cultura

Psicanálise e cultura Segundo o editor da revista, Alfredo Bosi, o terceiro dossiê da edição, intitulado “Psicanálise e Cultura”, com artigos de Nelson da Silva Junior, Christian Ingo Lenz Dunker, Vladimir Safatle e Pedro Ambra, “ilustra a amplitude das interações entre a psicanálise e a cultura, confirmando a fecundidade dos métodos psicanalíticos aplicados às ciências humanas e à literatura”.


Revolução Russa

1917 – 2017 e depois

Revolução Russa Ao reunir um conjunto de reflexões de pesquisadores da América Latina e da Europa que vêm trabalhando sobre o tema a partir de bibliografia atualizada, o dossiê Outubro 100 anos espera contribuir para um debate sofisticado sobre o centenário de 1917 e seus desdobramentos infinitos, resultando em campo fértil para estudo e inspiração no legado da Revolução Russa.


Homenagem

Ecléa Bosi

Eclea Bosi 91 Felizmente o temperamento de Ecléa Bosi não é monástico ou rígido, nisto se distanciam. Teve a plenitude da experiência de amor, família, filhos, netos, profissão bem-sucedida e estável, muita alegria e brincadeira, amigos em profusão, tolerância, gosto por roupas bonitas e elegantes como expressão artística, cozinheira de pratos deliciosos. O mundo fica pálido sem ela...


Urbanismo

Caminhos futuros

Urbanismo, sociedade e cultura Partiu-se do pressuposto que a discussão e pesquisa sobre nossas cidades poderia e deveria permear-se pelo contato entre urbanismo e diferentes campos do conhecimento. O tema prestava-se a enfoques  interdisciplinares: textos que vão da antropologia cultural à criação literária ou da reflexão conceitual ao estudo de problemas específicos da metrópole.