Você está aqui: Página Inicial / Revista

Vista da Represa Jaguari-Jacarei

SOCIEDADE E AMBIENTE

Interação entre as atividades científicas e os valores

Primeira parte do dossiê "Ciência, valores e alternativas", projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, sediado no IEA-USP.

Práticas científicas

Empresariamento da ciência

Concepção dadivosa

Processos de empresariamento da ciência, que envolvem a introdução de métodos quantitativos produtivistas de avaliação do trabalho científico, em contraposição às formas alternativas, inspiradas na concepção da dádiva como o princípio organizador da ciência.


Tecnologia social

Tecnologia social

Reorientação econômica

Dificuldades e certos limites das possibilidades cognitivas e políticas da concepção e da prática de uma “tecnologia social” (Rede de Tecnologia Social), enfatizando a natureza social dos obstáculos que se opõem a essas possibilidades alternativas.


Modelo de interação

Tecnociência

Atividades científicas
e valores

A tecnociência comercialmente orientada predomina nas instituições científicas atualmente dominantes; mas a pesquisa multiestratégica satisfaz melhor os ideais, afirmados ao longo da tradição científica, de imparcialidade, neutralidade e autonomia.

.


Comunicação da ciência

Revista Science

Taylorismo acadêmico

Se pudéssemos resumir tudo numa só frase, diríamos que a alma do sistema taylorista é o “publicar ou perecer”, sua ratio é o quantum, seu método, as métricas, e seu corpo ou matéria é o artigo científico. Publicar ou morrer, distorções sistêmicas, filtros de qualidade.

.