Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 291

Boletim IEA - 291

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 11:55

Edição 291 — 2 de junho de 2021

INSCRIÇÕES ABERTAS

Ciclo refletirá sobre a cultura eletrônica e seus efeitos em várias áreas

Reflexão eCultura: Cortes e Montagens é o tema do ciclo de encontros programado pelo Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais para os dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de julho, das 9 às 12h. Podem se inscrever para as 30 vagas graduandos ou graduados de qualquer área. O ciclo terá exposições e sessões de interpretação nos cinco encontros, que tratarão do uso do computador na arte, na biologia, nos museus, na economia e na governança.

Cátedra promove curso de atualização sobre políticas públicas para a educação básica

De 15 de julho a 25 de novembro, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, sediada no Polo Ribeirão Preto do IEA, realiza o curso de atualização "Políticas Públicas e a Qualidade da Educação Brasileira", via plataforma Zoom. Com coordenação de Mozart Neves Ramos, titular da cátedra, e Antonio José da Costa Filho, coordenador do polo, o curso tem carga horária de 40 horas: 20 aulas de 1 hora e meia mais 10 horas para a produção de memorando de conclusão. Os interessados devem se inscrever de 7 a 21 de junho. Se o número de inscritos superar as 300 vagas disponíveis, haverá sorteio.

Inscrições de professores da USP para seleção do Programa Ano Sabático vão até 30 de julho

Docentes da USP há no mínimo sete anos enquadrados no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) podem se inscrever até 30 de julho para a seleção do Programa Ano Sabático do IEA. Os interessados devem preencher formulário online e anexar súmula curricular, projeto de pesquisa para seis meses ou um ano e concordância do conselho de departamento (ou colegiado equivalente) e da congregação (ou colegiado máximo) de sua unidade de origem.

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Edição da Intercontinental Academia sobre 'Inteligência e Inteligência Artificial' começa em 13 de junho

Três brasileiros integrarão o grupo de 19 pesquisadores da 4ª Intercontinental Academia, que terá o tema "Inteligência e Inteligência Artificial”. Projeto da rede Ubias, rede internacional de institutos de estudos avançados vinculados a universidades, a ICA4 é uma realização do Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinares (Ieat) da UFMG e do Instituto de Estudos Avançados de Paris (integrante da Rede Francesa de IEAs). Os representantes do Brasil são: André Fujita (indicado pelo IEA-USP), do Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP; Patricia Coelho de Soárez (com inscrição independente), do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP; e Evandro Cunha (indicado pelo Ieat), da Faculdade de Letras da UFMG. A Sessão de Abertura online acontece de 13 a 18 de junho; as demais, em outubro, em Paris, e em junho de 2022, em Belo Horizonte.

LUTO

Morre o físico Sérgio Mascarenhas, cientista inovador e criador de instituições

Morreu nesta segunda-feira, 31, o físico Sérgio Mascarenhas, aos 93 anos. Cientista com projeção internacional, aliava seu trabalho à produção de inovações e à criação de instituições de ensino e pesquisa. Foi um dos fundadores da UFSCar e criador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e do Polo do IEA na mesma cidade. Era professor titular aposentando do IFSC-USP e ex-professor visitante de universidades dos Estados Unidos, México, Reino Unido, Japão e Itália.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

Vint Cerf, pioneiro da internet, numa discussão sobre governança da rede

O webinar Os Desafios da Governança da Internet, promovido pela Cátedra Oscar Sala no dia 16 de novembro de 2020, teve a presença do matemático Vint Cerf, um dos nomes emblemáticos dos projetos precursores e do desenvolvimento da internet. Ele foi um dos criadores (com Robert Kahn) do protocolo TCP/IP e hoje é vice-presidente do Google, onde atua como evangelista-chefe da internet. Em sua exposição, Cerf tratou de dois temas: da governança técnica, historiando a evolução desse processo nos Estados Unidos desde a Arpanet; e das políticas de governança da internet, quando afirmou que “precisamos trabalhar mais do que fizemos até agora e determinar se pode haver normas e tratados a serem negociados, para que abusadores sejam presos”.

AGENDA

10 e 17 de junho, 13h – Aspectos da Economia Política do Processo de Acessão do Brasil à OCDE; e Aspectos da Dimensão Comercial do Processo de Acessão do Brasil à OCDE

O IEA e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) debatem questões relacionadas às tratativas para a acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os encontros terão como referência dossiê sobre a OCDE publicado pela revista "Tempo do Mundo”, editada pelo Ipea.

10 de junho, 9h Covid-19 e Urbanidade: Aprendizado e Perspectivas Futuras

Seminário do Grupo de Estudo Espaço Urbano e Saúde terá painel sobre aspectos clínicos, imunológicos e epidemiológicos da doença e outro sobre seus impactos na cidade de São Paulo.

11, 14 e 15 de junho, 9hEpidemia Brasileira de Covid-19 não É apenas um Evento Viral

Série de webinars dedicada a compartilhar pesquisas sobre a pandemia no Brasil, valorizando a produção das ciências sociais e humanas influenciadoras de respostas sociais.

15 de junho, 14h - Agricultura Urbana e Pandemia

Encontro online do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana lança o dossiê “Agricultura Urbana”, publicado pela revista “Estudos Avançados” 101. Haverá apresentação dos artigos e exposições de convidados.

16 a 18 de junho, das 9h às 18h - 12º Workshop Empresa, Empresários e Sociedade

Evento bienal realizado desde 1998 com o objetivo de promover e compartilhar pesquisas sobre o universo empresarial, no Brasil e no mundo, a partir de uma visão multidisciplinar.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski Vice-Diretora - Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.