Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 303

Boletim IEA - 303

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:37 - última modificação 16/08/2023 14:37

Edição 303 - 7 de julho de 2022
DESTAQUES
Evento

Conceição Evaristo e Ruha Benjamin discutem ‘gênero, raça e classe’ na tecnologia

As escritoras Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, e Ruha Benjamin, professora do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Princeton, EUA, debaterão no dia 12 de julho, às 16h, as diferentes formas de discriminação de gênero, raça e classe, sobretudo na área da tecnologia. O seminário Mulheres, Raça e Tecnologia é organizado pela Cátedra Oscar Sala e pela Cátedra Olavo Setubal.

 

Pesquisa

Cátedra Olavo Setubal lança censo realizado nas comunidades vizinhas à USP

Os resultados de um censo realizado entre 2019 e 2021 nas comunidades vizinhas à USP foram lançados no último dia 1° em evento que reuniu os principais atores da pesquisa. Os dados estão disponíveis em publicações digitais e impressas, e em site especial. O trabalho é fruto do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais, da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, e foi coordenado por Eliana Sousa Silva, titular da cátedra em 2019.

Aberta chamada para pós-doutorado em segurança alimentar

O Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA está selecionando um pesquisador de pós-doutorado para trabalhar com o tema "Segurança Alimentar e o projeto USP 2122". O projeto de pesquisa tratará do cenário da alimentação no Brasil contemporâneo e das perspectivas para o alcance da segurança alimentar no país, tendo o ano de 2122 como visão de futuro. A inscrição para o processo seletivo vai até o dia 14 de julho.

Curso

Inscrições abertas para curso sobre política pública de saúde mental e dependências químicas

O curso Política Pública de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Sistema Único de Saúde (SUS): Direitos, Territórios e Participação Social recebe até o dia 22 inscrições de candidatos às suas 150 vagas. Em oito encontros virtuais, que acontecerão às quintas-feiras a partir de 4 de agosto, será discutida a política pública de saúde mental e suas articulações intra e intersetoriais nas redes comunitárias de atenção à saúde. Serão abordados, entre outros temas: histórico das políticas na área; contexto de acesso e garantia de direitos; as Conferências de Saúde Mental, com destaque para a participação de pessoas usuárias e familiares; a intersetorialidade das ações; e estratégias de organiza&cce dil;ão para ampliação da participação social.

Novos membros

Novo grupo é dedicado à economia política internacional, democracia e descarbonização

O objetivo do Grupo de Pesquisa Economia Política Internacional, Variedades de Democracia e Descarbonização, cuja criação foi aprovada em 22 de junho, é desenvolver uma análise política das respostas do Brasil à globalização, de forma a situar e interpretar as opções de políticas públicas do país. O projeto integra iniciativa dedicada ao estudo comparativo de democracias de mercado emergente empreendida pelo Comitê de Pesquisa em Economia Política Internacional da Associação Internacional de Ciência Política (Ipsa).

Carlos Cioce Sampaio é o novo professor visitante do IEA

"Impacto Ecossocioeconômico da Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Cidade Sustentável" é o tema do projeto do novo professor visitante do IEA, Carlos Cioce Sampaio, professor da Furb e Unisul, que já atuava como pesquisador colaborador do Centro de Síntese USP Cidades Globais. Para mensurar o ensino de pós-graduação enquanto promotor do desenvolvimento, o projeto propõe reunir um conjunto de iniciativas de pesquisadores brasileiros das áreas de ciências ambientais e planejamento urbano e regional.

Marcia Aparecida de Oliveira ingressa como professora sênior no IEA

Professora livre docente aposentada da Escola de Enfermagem (EE) da USP, Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira teve seu pedido de ingresso e plano de atividades aceitos no âmbito do Programa de Professor Sênior do Instituto referendados pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA no dia 22 de junho. Seu projeto contempla atividades de ensino e extensão, além de outras iniciativas ligadas ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Políticas Públicas em Saúde Mental (GPIPPSAM), do qual é vice-coordenadora.

AGENDA

11 de julho, 11hA Matematização do Infinito no Século 17: A Obra de Blaise Pascal

A conferência contextualizará historicamente a obra de Pascal, abordando como o infinito era pensado no século 17, e discutirá o estatuto do "infinito" e do "indefinido" na sua teoria matemática. Assista ao vivo.

12 de julho, 16hMulheres, Raça e Tecnologia – 2º Encontro Intercátedras do IEA

Ruha Benjamin, da Universidade de Princeton (EUA), e Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte Cultura e Ciência, discutem as diferentes formas de discriminação racial, de gênero e de classe. Assista ao vivo.

13 de julho, 9h30Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica

Expositores explicarão o pré-estudo para o AmIT, destinado a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida da população amazônica, em sinergia com a conservação e valoração da floresta e dos rios. Assista ao vivo.

3 de agosto, 15hConversas sobre a Teoria Darwiniana (5º encontro)

O antropólogo social Mauro William Barbosa de Almeida, da Unicamp, conversa sobre a teoria darwiniana com o economista José Eli da Veiga (IEA) e a antropóloga Jaroslava Varella Valentova (IP-USP). Assista ao vivo.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.