Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 307

Boletim IEA - 307

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:41 - última modificação 16/08/2023 14:41

Edição 307 - 30 de março de 2023
DESTAQUES
Publicações

Nova edição de Estudos Avançados analisa desigualdades a partir de infraestruturas urbanas

Já está disponível na plataforma SciELO a versão digital da edição 107 da revista Estudos Avançados. O periódico traz um conjunto de estudos sobre questões como o acesso à água, a gestão de resíduos e a vida social relacionada às ciclovias. Para Sérgio Adorno, editor da revista, o dossiê explora as novas dimensões das desigualdades sociais, "assim como põe em relevo, uma vez mais, o estrangulamento das políticas urbanas implementadas por diferentes gestões governamentais". A publicação também tem resenhas de seis livros e textos variados sobre história, educação, cultura e história da ciência. Destaca-se o artigo de Márcia Machado sobre a obra do crítico literário Antonio Candido.

Nutrição e pobreza, igualdade de gênero e educação na pandemia são temas de três novos livros do IEA

O IEA lançou este mês três novos livros, todos disponíveis para download gratuitamente. “Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência - Guia Prático para Educadoras e Educadores” está em sua 3ª edição e é organizado por Rosa Ester Rossini, Rochelle Saidel e Sonia Alves Calió. “Racionalidades Educacionais (Pós-)Pandêmicas – Atlas 2020”, de Julio Groppa Aquino, é o primeiro de três volumes que o professor publicará como resultado de sua pesquisa no Programa Ano Sabático do IEA, parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Pa ra ajudar a analisar as transformações na educação durante a pandemia, ele apresenta 1,5 mil excertos de 231 artigos, organizados em 100 verbetes. “Diálogos sobre nutrição e pobreza: 20 anos de integração entre pesquisa, serviço e política pública” reúne a produção do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA em seus 20 anos de existência.

Nova representante discente integra Conselho Deliberativo do IEA

A doutoranda Sandra Regina Ramos Braz é a nova representante discente do Conselho Deliberativo (CD) do IEA, sucedendo a pós-graduanda Luciana Santos Barbosa. Ela tem mandato de um ano, começando em 13 de março.  Psicóloga de formação, Sandra é doutoranda no Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política (ProMuspp) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP.

Institucional

Cátedra Instituto Ayrton Senna discutirá o papel da avaliação na educação brasileira

No dia 10 de março, foi lançada oficialmente a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no polo do IEA em Ribeirão Preto. Parceria com o Instituto Ayrton Senna, a nova cátedra irá debater o papel da avaliação no sistema educacional brasileiro, fomentar pesquisas sobre o tema, articular esforços e propor melhorias baseadas em evidências, com o objetivo de nortear as políticas públicas na área da educação. A duração inicial será de quatro anos, tendo como primeira titular a socióloga e cientista política Maria Helena Guimarães de Castro.

Cobertura

Os desafios do ChatGPT ao ensino e à pesquisa

Diante dos impactos que modelos de linguagem terão no ensino e na pesquisa, o IEA realizou no dia 21 de março o seminário ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade. Foi o início de uma série de debates para a elaboração de propostas que orientem a Reitoria da USP a definir diretrizes e normas que assegurem o uso adequado e ético de ferramentas como o ChatGPT. Participaram pesquisadores das áreas de computação, sociologia, engenharia, direito, inovação e educação, além de dirigentes da USP e representante do Ministério da Educação.

AGENDA

31 de março, 14hSistemas de Aquecimento Solar no Brasil

O seminário visa apresentar sistemas que aproveitam a energia solar para aquecimento em diferentes níveis de temperatura, avaliando as suas vantagens e desvantagens para aplicação no Brasil. Assista ao vivo.

13 de abril, 11hQuem Inventou o Wireless?

Exposição sobre a jornada do primeiro homem a fazer uma comunicação de voz e música a distância por meio de ondas de rádio. Roberto Landell de Moura, padre cientista brasileiro, inventou o rádio e projetou a TV sem qualquer apoio para os seus projetos. Assista ao vivo.

13 de abril, 15h - As Humanidades ante o Antropoceno (Primeira Conversa)

Este encontro pretende discutir a necessidade de descarbonização e perspectivas para a mobilidade com baixo teor de carbono no Brasil, considerando opções como veículos elétricos e híbridos, a biocombustíveis e a hidrogênio. Assista ao vivo.

14 de abril, 14hLançamento do Livro "O Ambiente Escolar em Transformação"

Publicação reúne os trabalhos apresentados em evento realizado no IEA em 2021, quando pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento,  profissionais do mercado e estudantes da educação básica refletiram sobre a escola como ambiente destinado à formação das novas gerações.  Será presencial, na Faculdade de Educação da USP.

18 de abril, 10hConferência da Água: um Balanço Crítico

Seminário tratará dos resultados da conferência realizada pela ONU em março deste ano e seus impactos no Brasil. O encontro abordou temas como direito humano a água e saneamento, mudanças climáticas e segurança hídrica, águas transfronteiriças e soluções baseadas na natureza. Assista ao vivo.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.