Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 309

Boletim IEA - 309

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:42 - última modificação 16/08/2023 14:42

Edição 309 - 24 de maio de 2023
DESTAQUES
Eventos

Jornadas apresentam resultados do Programa Ano Sabático 2022

Os resultados das pesquisas realizadas pelos professores da USP participantes do Programa Ano Sabático do IEA em 2022 serão apresentados em eventos nos dias 24 a 26 e 31 de maio, na segunda edição do ciclo Jornadas Investigativas Contemporâneas. As duas conferências e quatro seminários tratarão de: educação durante e pós-pandemia; dependência brasileira de fármacos; consequências para saúde dos impactos da ação humana no ambiente; arqueologia brasileira em Israel; linguística; e atuação das mulheres na diplomacia e na academia. Haverá eventos presenciais, online e mistos. A série é uma correalização IEA e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, apoiadora do programa.

Mariko Murata fala sobre a complexidade do processo de decolonização de museus

Decolonizando Museus e Exposições sobre os Indígenas Ainus no Japão é o tema da conferência que a socióloga japonesa Mariko Murata, da Universidade Kansai, Japão, faz no dia 29 de maio, às 10h. A referência para a exposição será o esforço de decolonização empreendido pelo Museu e Parque Nacional Ainu Upopoy, inaugurado em 2020, o primeiro de caráter nacional dedicado à etnia, e as polêmicas suscitadas pelos procedimentos adotadas pelo museu. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado em parceria com a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação recebe inscrições até 31 de maio

Estão abertas até 31 de maio as inscrições para a seleção de pós-graduandos interessados em participar da edição deste ano da Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação (InnScid), que acontecerá de 24 de julho a 4 de agosto. A escola reunirá representantes do setor privado, governo, universidades e organizações internacionais, que apresentarão estudos teóricos e de caso sobre inovação e diplomacia científica. Serão selecionados até 80 participantes (metade deles estrangeiros). A escola é coorganizada pelo IEA e pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Pesquisa

Suzana Herculano-Houzel toma posse na Cátedra Otavio Frias Filho

Em sua posse na Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, no dia 9 de maio, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade de Vanderbilt, EUA, proferiu a conferência “Desde que Funcione: Por uma Visão mais Otimista da Vida onde a Diversidade É a Norma", na qual apresentou ideias de um novo livro que está escrevendo. Na cerimônia que antecedeu a conferência, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda afirmou que a contribuição de Suzana deslocou a maneira de formular o problema em seu campo: “Quando ela contesta o pressuposto da sobrevivência dos mais aptos está tendo um olhar descentralizado, o olhar da diversidade".

Projeto publica nota técnica sobre riscos climáticos em Capivari (SP)

Pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA publicaram este mês a nota técnica “Diagnósticos dos Riscos Climáticos em Capivari-SP - Potenciais Estratégias para o Direcionamento de Medidas de Adaptação em Pequenos e Médios Municípios”, resultante de projeto coordenado pela professora Maria da Penha Vasconcellos, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O trabalho é parte das atividades previstas por contrato entre o IEA, a Fundação de Apoio à USP e a Prefeitura de Capivari, que prevê também o acompanhamento da revisão do plano diretor da cidade, a elaboração de propostas a serem formalizadas em anteprojetos de lei e a realização de oficinas que contribuam para o engajamento da população nas discussões.

AGENDA

25 de maio, 9hSaúde Planetária Brasil (SPBr) – Novos Rumos

Coordenado por Antonio Saraiva (EP-USP), encontro trata da atuação do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA nos últimos quatro anos, as mudanças organizacionais no período e as futuras atividades do Saúde Planetária Brasil (SPBr). Presencial e online.

25 de maio, 15h - Pesquisas Arqueológicas Brasileiras em Israel: O Caso de Tel Dor

Vagner Carvalheiro Porto (MAE-SP) coordena seminário sobre trabalhos de pesquisadores da USP em Tel Dor, Israel, a respeito do contato cultural e transformações durante o período romano. Presencial e online.

26 de maio, 9hMultilinguismo, Contato e Mudança Linguística Apontando Novos Rumos para a Ciência da Linguagem

Encontro coordenado por Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH-USP) terá como referência os resultados alcançados em sua pesquisa para descrever e caracterizar a língua geral de Mina. Presencial e online.

26 de maio, 14hDependência Brasileira da Importação de Fármacos

Conferência de Leoberto Costa Tavares (FCF-USP) sobre os aspectos técnicos, políticos e sociais da dependência em relação a fármacos produzidos no exterior e sobre a manutenção do atendimento à população. Assista ao vivo.

29 de maio, 10hDecolonizando Museus e Exposições sobre os Indígenas Ainus no Japão

A socióloga Mariko Murata falará sobre a complexidade do processo de decolonização de museus a partir do caso do Museu e Parque Nacional Ainu Upopoy, inaugurado em 2020 em Hokkaido, norte do Japão.  Presencial e online.

31 de maio, 14h30Diplomacia Feminista: a Inserção das Mulheres na Diplomacia e na Academia

Uma discussão sobre o significado, as trajetórias e os desafios enfrentados por mulheres que são líderes na diplomacia e na academia. Participam a embaixadora da França, Brigitte Collet, e Sheila Neder (FD-USP), sob a coordenação de Janina Onuki (FFLCH-USP). Atividade apenas presencial.

1º de junho, 15hAs Humanidades ante o Antropoceno (5ª Conversa)

Arilson Favareto (UFABC e Cebrap) e Estela Neves (UFRJ) discutem temas relacionados ao livro “O Antropoceno e as Humanidades”, do professor sênior do IEA José Eli da Veiga.  Assista ao vivo.

6 de junho, 9hLançamento do Livro “Reescrevendo Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas: A Experiência Brasileira”

Roda de conversa presencial e online com autoras da obra, que reúne trabalhos colaborativos de professoras, pesquisadoras e estudantes do direito de várias instituições de ensino superior do país.  Presencial e online.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.