Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Laboratórios

Laboratórios

por Marilda Gifalli - publicado 06/04/2013 12:55 - última modificação 04/02/2016 12:18

Os laboratórios, também de caráter interdisciplinar, a exemplo de outras formas de organização de pesquisadores do Instituto, estão voltados para a discussão de questões urgentes da realidade contemporânea no âmbito da sociedade, da ciência, da cultura e das artes. Essas formações mais tópicas devem atuar como campo de experimentação e debate em sintonia direta com a situação de momento local, nacional ou global. Os laboratórios também destinam-se ao o desenvolvimento de eventos e outras atividades associadas ao Projeto de Gestão 2012-2017 do Instituto.

O primeiro laboratório, o das Sociedades Contemporâneas, tem demonstrado sua pertinência desde que foi criado no calor das manifestações de rua que eclodiram no Brasil em meados de junho de 2013. A forma surpreendente como as manifestações cresceram em tamanho e quantidade em poucas semanas, mobilizando milhões de pessoas e centenas de cidades, levaram o Instituto a organizar a série de debates UTI Brasil, com quatro encontros até o momento: O Que Está Acontecendo?, no dia 21 junho, e Como Avançar?, no dia 3 de julho, Mais Médicos, no dia 4 de setembro e A Ética e o Ataque, no dia 11 de setembro.

Já em relação aos futuros laboratórios associados ao projeto de gestão, entre as possíveis temáticas figuram aquelas relacionadas à função institucional do design, às estruturas e arquiteturas de informação de código aberto e mesmo àquelas vinculadas à organização e preservação digital dos acervos da memória institucional, elementos importantes para o desenvolvimento de uma nova identidade visual do Instituto e as políticas gráficas e editoriais do novo site.

 

registrado em: