Professores Seniores
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP tem como missão principal ser um centro de excelência para produção de pesquisas de natureza multidisciplinar, focalizando temas complexos, de forma a produzir avanços científicos a partir de uma visão convergente de vários campos do conhecimento. Para tanto, o IEA tem recebido professores de diferentes áreas, com reconhecida competência científica e experiência na condução de estudos multidisciplinares.
Docentes da USP aposentados ou em vias de se aposentar podem continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade, desde que ingressem no Programa de Professor Sênior, regulado pela Resolução nº 6.073/12.
O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento, devendo ser formalizado pela unidade ou órgão onde o docente atuará, sem gerar vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista ou previdenciária.
No caso do IEA, cabe ao Conselho Deliberativo (CD) avaliar o plano de atividades proposto e a qualificação acadêmica do interessado, tendo em vista os interesses institucionais.
Para se candidatar, o docente deve ter ao menos o título de doutor, ter tido comprovada atuação como docente da USP e estar aposentado, ter requerido a aposentadoria ou estar a menos de seis meses da aposentadoria compulsória, que se dá aos 75 anos de idade.
Poderão ser admitidos docentes que não possuam o título de doutor, desde que atendam às demais exigências, tenham reconhecido saber e obtenham o voto favorável de ao menos dois terços dos membros do CD.
O processo para ingresso no Programa de Professor Sênior deverá ser instruído com o Curriculum vitae do interessado, devidamente atualizado nos últimos 180 (cento e oitenta) dias, na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o plano de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão discriminando as atividades a serem desenvolvidas pelo interessado no âmbito do Programa.
Uma vez aprovado seu ingresso no Programa, o interessado deverá firmar um Termo de Colaboração com o IEA válido por dois anos, prazo que poderá ser renovado mediante a assinatura de novo termo.
José Álvaro MoisésCientista político e social, é professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da USP. Coordena no IEA o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia. Como professor sênior vem desenvolvendo o projeto: Qualidade da Democracia - Continuidades e Novos Desenvolvimentos. Seu objetivo é assegurar a continuidade e, ao mesmo tempo, a ampliação das ações de estudo, pesquisa e intervenção do Grupo de Trabalho que se refere ao exame e a aplicação da abordagem da qualidade da democracia no Brasil. O projeto envolve atividades de reflexão, estudo, debate e produção de artigos, livros, entrevistas e textos associados com a pesquisa do tema de autoria de acadêmicos, escritores e jornalistas, entre outros, dedicados ao exame da democracia da perspectiva de suas qualidades. As atividades do biênio 2021/2023 foram organizadas em torno das pesquisas dos integrantes do grupo e articuladas com seminários, workshops, conferências e intervenções públicas na mídia, a exemplo da Rádio USP, neste caso, através da sua coluna semanal A Qualidade da Democracia. Período(s) da colaboração Início: 9 de outubro de 2015 – Término: 8 de outubro de 2017 Início: 20 de dezembro de 2017 – Término: 19 de dezembro de 2019 Início: 20 de dezembro de 2019 – Término: 19 de dezembro de 2021 Início: 20 de dezembro de 2021 – Término: 19 de dezembro de 2023 |
José Eli da VeigaProfessor titular aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, no âmbito do programa de “Professor Sênior”, seu plano de atividades em pesquisa e extensão traz diversas contribuições relevantes, resultados de pesquisas e estudos em temas ligados à Ciência da Sustentabilidade, Complexidade, Dialética, Evolução Darwiniana, entre outros. Deles resultaram livros, artigos, programa regular de rádio, eventos com qualidade e impacto. Na atual etapa, deve avançar na reflexão, de caráter essencialmente epistemológico, sobre a ideia de “complexidade”, especialmente em sua relação com a teoria darwiniana da evolução.
Período(s) da colaboração: Início: 17 de setembro de 2019 – Término: 16 de setembro de 2021 Início: 17 de setembro de 2021 – Término: 16 de setembro de 2023 |
Lourdes SolaÉ professora associada aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Como professora sênior, vinculada ao Departamento de Ciência Política, coordena e desenvolve um projeto de pesquisa de caráter interdisciplinar intitulado “Brasil como uma democracia de ‘mercado emergente’. A política das políticas econômica e climático-ambiental nas conjunturas críticas do século 21 – entre a agenda democrática e a agenda da globalização”. Sua proposta tem temática atual e multidisciplinar que enfatiza a compreensão da complexidade dos processos políticos e econômicos por que passou o Brasil nas últimas décadas, com dois enfoques: as políticas econômicas e as políticas climático-ambientais, que se tornaram centrais para entender as mudanças das coalizões sociopolíticas, quanto das opções de inserção internacional feitas pelo Brasil. Os desafios impostos pela política econômica e pelas políticas ambientais se ampliaram no atual contexto, frente a pandemia da Covid-19, período coberto pelo estudo. Período da colaboração: Início: 10 de novembro de 2020 – Término: 9 de novembro de 2022 Início: 10 de novembro de 2022 – Término: 9 de novembro de 2024 |
Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira
Período da colaboração Início: 13 de maio de 2022 - Término: 12 de maio de 2024 |
Marina MassimiProfessora titular aposentada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Especialista em história da psicologia, sua proposta inicial como professora sênior consistiu em dar continuidade ao projeto "Processos psicológicos na história dos saberes na cultura brasileira do século XVI ao século XVIII: sistematização e catálogos das fontes", que desenvolve desde fevereiro de 2015, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu plano de trabalho incluiu orientação de projetos de iniciação científica e mestrado. No biênio seguinte dedicou-se ao estudo dos saberes psicológicos produzidos numa região específica e especialmente significativa para a história do Brasil e da América Latina: os Trinta Povos das Missões, território localizado entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Nesse período fomentou atividades de difusão cultural como cursos, lives, seminários, além da participação em eventos científicos. No ciclo atual propõe a realização de uma série de projetos no âmbito do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, sob sua coordenação, a exemplo da segunda unidade do curso online sobre as missões jesuíticas em território guarani, por meio da plataforma Coursera, um Mooc (massive open online course) produzido pelos organizadores do grupo. Período(s) da colaboração Início: 2 de janeiro de 2018 – Término: 1º de janeiro de 2020 Início: 2 de janeiro de 2020 – Término: 1º de janeiro de 2022 Início: 2 de janeiro de 2022 – Término: 1º de janeiro de 2024 |
Roberto LoboProfessor titular aposentado da USP, o físico Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da Universidade, apresentou seu projeto para o biênio 2019/2020, no qual estava previsto o trabalho em cinco atividades relacionadas com formação em engenharia, inovação, interdisciplinaridade e educação superior no Brasil. No que se refere à engenharia, Lobo se dedicou à redação final do livro “Engenheiros para Quê? Formação e Profissão dos Engenheiros no Brasil”, com colaboradores. Sua meta consistiu em desenvolver análises e propostas para um sistema brasileiro de inovação, internacionalização e empreendedorismo tecnológico. No biênio atual o Curso de Ciências Moleculares (CCM) da USP continuará sendo objeto de análise e acompanhamento. Lobo se propõe entender o desenvolvimento histórico (estratégias de sucesso e eventuais problemas) do curso para pensar a proposição de novas experiências semelhantes na USP. Lobo tenciona ainda desenvolver estudos e propostas relacionados ao ensino superior brasileiro, baseados em publicações, palestras, seminários e webinars realizados no projeto anterior. Período(s) da colaboração: Início: 5 de abril de 2019 – Término: 4 de abril de 2021 Início: 10 de junho de 2021 – Término: 9 de junho de 2023 Início: 28 de junho de 2023 – Término: 27 de junho de 2025 |
Sônia Barros
Período da colaboração Início: 7 de dezembro de 2021 - Término: 6 de dezembro de 2023 |
Walter NevesWalter Neves, professor titular aposentado do Instituto de Biociências (IB) da USP, desenvolve atividades que permeiam três grandes áreas do conhecimento: Antropologia, Arqueologia e Biologia Evolutiva. De acordo com o projeto apresentado, sua principal tarefa como professor sênior consiste em fortalecer a divulgação científica para além dos muros da Universidade. Ele também planeja introduzir o pensamento evolutivo humano nas áreas biomédicas, tanto na USP quanto em outras instituições universitárias. Pretende se dedicar à propagação da teoria darwiniana da evolução humana para a comunidade por meio de exposições, artigos científicos, palestras e da institucionalização do projeto “Ciência na Rua”. Concebeu a exposição itinerante “Do macaco ao Homem” em colaboração com o Museu Catavento, exibida nas estações do metrô Paulista, Luz e Oscar Freire, além do Shopping Internacional, em Guarulhos, e a instalação museográfica de longo prazo “Ocupação Hominínia” montada no hall do IEA, com itinerância prevista para o segundo semestre de 2022. Produz continuamente artigos científicos, livros editados, artigos de divulgação científica, artigos em jornais, além da organização de cursos, eventos científicos e orientação a alunos. Junto ao IEA coordena o Núcleo de Popularização dos Conhecimentos sobre Evolução Humana (NPCEH), que busca divulgar conhecimentos atualizados sobre o processo de evolução da espécie humana, por meio de palestras, exposições e cursos gratuitos. Período(s) da colaboração: Início: 21 de junho de 2018 – Término: 20 de junho de 2020 Início: 21 de junho de 2020 – Término: 20 de junho de 2022 Início: 21 de junho de 2022 – Término: 20 de junho de 2024 |