Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Professores Seniores

Professores Seniores

por admin - publicado 10/04/2013 12:15 - última modificação 15/07/2022 09:19

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP tem como missão principal ser um centro de excelência para produção de pesquisas de natureza multidisciplinar, focalizando temas complexos, de forma a produzir avanços científicos a partir de uma visão convergente de vários campos do conhecimento. Para tanto, o IEA tem recebido professores de diferentes áreas, com reconhecida competência científica e experiência na condução de estudos multidisciplinares.

Docentes da USP aposentados ou em vias de se aposentar podem continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade, desde que ingressem no Programa de Professor Sênior, regulado pela Resolução nº 6.073/12.

O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento, devendo ser formalizado pela unidade ou órgão onde o docente atuará, sem gerar vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista ou previdenciária.

No caso do IEA, cabe ao Conselho Deliberativo (CD) avaliar o plano de atividades proposto e a qualificação acadêmica do interessado, tendo em vista os interesses institucionais.

Para se candidatar, o docente deve ter ao menos o título de doutor, ter tido comprovada atuação como docente da USP e estar aposentado, ter requerido a aposentadoria ou estar a menos de seis meses da aposentadoria compulsória, que se dá aos 75 anos de idade.

Poderão ser admitidos docentes que não possuam o título de doutor, desde que atendam às demais exigências, tenham reconhecido saber e obtenham o voto favorável de ao menos dois terços dos membros do CD.

O processo para ingresso no Programa de Professor Sênior deverá ser instruído com o Curriculum vitae do interessado, devidamente atualizado nos últimos 180 (cento e oitenta) dias, na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o plano de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão discriminando as atividades a serem desenvolvidas pelo interessado no âmbito do Programa.

Uma vez aprovado seu ingresso no Programa, o interessado deverá firmar um Termo de Colaboração com o IEA válido por dois anos, prazo que poderá ser renovado mediante a assinatura de novo termo.