Professores Seniores Anteriores
José Teixeira Coelho Netto
Professor emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, José Teixeira Coelho Netto era professor sênior do IEA, onde coordenava o Grupo de Estudos Culturas e Humanidades Computacionais voltado para pesquisa da realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural, mediada ou autoproduzida, em um contexto em que o trabalho de robôs substituiu o trabalho manual dos humanos e caminha para suceder, por meio da inteligência artificial, o trabalho intelectual. Com 44 livros publicados ao longo de mais de 50 anos, teve atuação essencial para a concepção de políticas públicas culturais no País. Faleceu em 04 de junho de 2022.
Período da colaboração
Início: 27 de fevereiro de 2021 - Término: 4 de junho de 2022
Foto: Leonor Calasans
Mahir Saleh Hussein
Professor titular aposentado do Instituto de Física (IF) da USP, Mahir Saleh Hussein, foi, a partir de 2011, coordenador do Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional em continuidade ao Projeto Temático Fapesp Dinâmica de Sistemas de Muitos Corpos. Considerado a terceira fase do projeto em questão se propôs a estudar, entre outros temas, a astrofísica nuclear com núcleos exóticos, caos quântico e condensados de Bose-Einstein híbridos e de espécie única em armadilhas múltiplas, especialmente da inter-relação de efeitos de campo médio e de correlações de muitos corpos. Desde 2013, era professor sênior do IEA. Publicou mais de 320 artigos e recebeu mais de 6.100 citações. Organizou inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais. Era titular de duas patentes. Faleceu em 16 de maio de 2019.
Período(s) da colaboração
Início: 5 de abril de 2013 - Término: 4 de abril de 2015
Início: 6 de abril de 2015 - Término: 5 de abril de 2017
Início: 6 de abril de 2017 - Término: 5 de abril de 2019
Início: 6 de abril de 2019 - Término: 16 de maio de 2019
Foto: Arquivo Pessoal
Mário de Vivo
O biólogo Mário de Vivo, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, atuou como professor sênior lotado no Polo Ribeirão Preto do IEA, no qual propôs a redação do livro “Taxonomias da Mente: A Estrutura Biológica e Cultural de Quem Nós Somos” e a realização de um ciclo de seminários em torno da interface entre ciências humanas e ciências naturais. Os interesses de Vivo sempre estiveram voltados ao estudo da evolução dos mamíferos, sua especiação e relações ecológico-evolutivas com os grandes biomas sul-americanos e terrestres em geral. Mais recentemente dedicou-se ao estudo de aspectos da filosofia da Biologia, sobretudo, no que se refere às questões da história evolutiva, interesse que o tem levado a pesquisar como as Ciências Naturais (no caso, as Ciências Biológicas) podem se beneficiar das Ciências Humanas, particularmente da História e das Ciências Sociais. Foi curador de mamíferos (mastozoologia) do Museu de Zoologia da USP até 2017.
Período da colaboração:
Início: 27 de setembro de 2017 – Término: 10 de março de 2019
Hélio Dias
Professor livre docente do Instituto de Física (IF) da USP, como professor sênior do IEA, Hélio Dias deu continuidade ao trabalho iniciado no Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais. Como membro do grupo, ele colaborou no planejamento, organização e execução de cinco workshops realizados entre 2017 e início de 2018 para debater os principais problemas enfrentados pela educação básica brasileira. Dias e os outros membros do grupo organizaram publicações científicas que agregam todo o material coletado nos encontros. Procurou entender e estudar em mais detalhes os dilemas centrais da educação pública no Brasil. A partir de 2019, o grupo se converteu na Cátedra de Educação Básica da USP, parceria com o Itaú Social, da qual Dias também participou ativamente.
Período da colaboração:
Início: 21 de junho de 2018 – Término: 20 de junho de 2020
Foto: Arquivo Pessoal
Suzana Pasternak
Professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Suzana Pasternak especializou-se em urbanismo na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), na França, logo após concluir a graduação em arquitetura e urbanismo no Mackenzie. Com experiência na área de planejamento urbano e regional, os principais temas de suas pesquisas são favelas, habitações populares e desigualdades sócio-espaciais. A urbanista também tem mestrado e doutorado em saúde pública pela USP. No IEA, como sênior, tratou inicialmente da dinâmica urbana da macrometrópole paulista, considerando suas regiões metropolitanas e aglomerações, nos anos 2010. O trabalho pretendeu identificar os mecanismos produtores de avanços ou bloqueios nas condições de bem-estar urbano, de sustentabilidade ambiental e de vulnerabilidade social nas áreas envolvidas. Suas ações resultaram na produção de palestras, artigos e capítulos de livros publicados individualmente e também em co-autoria. Entre as atividades didáticas destacam-se duas supervisões de estágio. Seu plano de trabalho segue como integrante do Observatório das Metrópoles, grupo de pesquisa em rede, dentro do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e deve focalizar três eixos centrais: Estudo da pandemia no município de São Paulo, na região metropolitana de São Paulo e na macrometrópole; estudo da localização industrial na macrometrópole e seu reflexo na estrutura socioespacial e estudo das favelas e sua evolução na macrometrópole.
Período(s) da colaboração:
Início: 8 de abril de 2019 – Término: 7 de abril de 2021
Início: 21 de maio de 2021 – Término: 20 de maio de 2023