Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos Anteriores

Grupos Anteriores

por Marilda Gifalli - publicado 26/11/2013 10:30 - última modificação 05/01/2015 16:04

Prédio da Antiga Reitoria, onde a sede do IEA ficou desde a sua fundação até fevereiro de 2011.

Os grupos de pesquisadores fazem parte do mecanismo de funcionamento do IEA desde a sua criação em 1986. Ao longo dos anos, eles receberam diferentes denominações, como por exemplo:

Capa Catálogo Antiga ReitoriaÁreas de Concentração: criadas a partir de proposições sugeridas no âmbito do Conselho Deliberativo do IEA, as áreas promoviam reflexões especulativas apoiadas em linhas temáticas, sem determinação de prazos. Agregaram pesquisadores de alto nível e competências, de mérito reconhecido e de fora do ambiente acadêmico. Tinham as funções de: 1) explorar temas fundamentais da pesquisa universitária com notada vocação transdisciplinar; 2) conquistar a consistência acadêmica, pelo convívio universitário interdisciplinar, gerando um ambiente fecundo para pesquisadores de instituições distintas; 3) constituir uma massa crítica necessária para os programas mobilizadores do instituto. Eram elas: Ciências Ambientais (atual grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade; Lógica e Teoria da Ciência (atual grupo de pesquisa de mesmo nome); Biologia Molecular e Política Científica e Tecnológica (extintas enquanto áreas, mas incorparadas como temáticas regulares do Instituto).

Grupos de Estudo ou de Pesquisa: criados a partir de proposições internas e externas ao Conselho Deliberativo, os grupos possuíram missões experimentais na articulação de pesquisa em temas interdisciplinares de desenvolvimento incipiente ou recente nas universidades brasileiras. Estruturados com ciclos breves, foram iniciativas de dois anos com duração renovável se associada a uma nova etapa de estudo e/ou pesquisa. Alguns grupos foram assim denominados: Estudos Urbanos; Estudos sobre o Tempo; Ciência Cognitiva e Psicobiologia (depois, apenas, Ciência Cognitiva, História Cultural (antes: História das Ideologias e das Mentalidades) e Teoria Política. Todos cumpriram seu papel e o IEA manteve a reflexão e o debate sobre alguns de seus temas.

Há uma série de outros que estão abaixo relacionados e o conjunto da produção de todas as equipes pode ser aqui apreciado. O objetivo desta apresentação é oferecer um panorama das temáticas e atividades desenvolvidas pelos grupos ao longo do tempo.