Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos Anteriores / Museus e Universidade

Museus e Universidade

por Marilda Gifalli - publicado 19/06/2013 10:55 - última modificação 21/01/2015 16:22

O Grupo Museus e Universidade, constituído por pesquisadores ligados aos acervos mais representativos da USP e coordenado pelas profas Ana Mae Barbosa (ECA-USP e diretora do Museu de Arte Contemporânea-USP) e Maria Cristina Bruno (Instituto de Pré-História-USP), foi integrado ao ciclo de atividades do IEA a partir de maio de 1987. Naquele ano, as discussões foram centradas nas questões do relacionamento da Universidade com suas instituições que mantêm acervos e das possibilidades de articulação dessas instituições entre si e com a comunidade. Visando estes objetivos, foi organizado um cronograma de reuniões e de estudos sobre assuntos pertinentes às atividades desenvolvidas junto aos acervos da USP.

Especialistas de comprovada experiência em diversas áreas foram convidados a discorrer sobre o tema Museus e Patrimônio. Como resultado destas reuniões e de avaliações do próprio Grupo, ficou claro que inexistia na USP daquele período uma política cultural voltada para os acervos sob sua salvaguarda. Essa ausência impedia que se equacionassem problemas de conservação e preservação; que se abrissem possibilidades de pesquisa e de formação de pessoal especializado nas áreas museológicas e museográficas e, ainda, que se promovesse a sistematização das informações sobre os acervos. Outra conseqüência daquela situação era a falta de um programa de criação de novos acervos, bem como de ampliação dos que já existiam.

O Grupo defendia que cabia à USP papel preponderante de assessoria técnica e científica para a preservação de acervos espalhados pelo estado, além do seu próprio. "O caminho para se atingir tais objetivos passa pela melhor utilização de recursos atualmente dispersos pelos diversos museus da USP e alguns dos seus departamentos. A articulação e cooperação entre instituições que dispõem de recursos técnicos e humanos viabilizaria atendimento imediato a problemas comuns a vários órgãos", registrou o Grupo em artigo enviado à Revista Estudos Avançados.

Como uma primeira tentativa neste sentido, promoveu-se, no ano de 1988, uma articulação entre instituições uspianas, através de algumas atividades conjuntas. Em março daquele ano, deu-se início a uma pequena exposição, de caráter itinerante, que percorreu espaços públicos de grande circulação no campus. A intenção era chamar a atenção da comunidade universitária para a problemática dos museus da USP, além de apresentar as possibilidades de  leitura do objeto: pesquisa, docência e divulgação. Numa segunda etapa, ofereceu-se um curso em nível de extensão universitária sobre os acervos da USP. O programa do curso compreendeu os tópicos: histórico da incorporação dos acervos à Universidade; conceitos básicos de museologia e conservação; possibilidades de pesquisa e docência abertas pelas coleções da USP.

Além disso, o Grupo organizou a exposição Adorno, um exercício de interpretação, escolhido por permitir a utilização de peças da maioria dos acervos da USP e que ganhou o Prêmio de Museologia Paulo Duarte 1987.

Paralelamente a estas atividades, o Grupo discutiu os temas: Museus, Docência e Pesquisa e Museu e Educação.

Membros

Augusto Froelich (Museu de Arqueologia e Etnologia)
Carlos Roberto F. Brandão (Museu de Zoologia)
Elaine Veloso Hirata (Museu de Arqueologia e Etnologia)
Lena Coelho Santos (Museu de Arte Contemporânea)
Marcos José S. de Moraes (Museu de Arte Contemporânea)
Maria Cristina de O. Bruno (Instituto de Pré-História)
Maria Isabel D'Agostinho Fleming (Museu de Arqueologia e Etnologia)
Mariana Vanzolini (Acervo Plínio Ayrosa)
Mirian D. Marques (Museu de Zoologia)
Marisa Coutinho Afonso (Instituto de Pré-História)
Martin Grossmann (Escola de Comunicações e Artes)
Rejane Lassandro Cintrão (Museu de Arte Contemporânea)
Sílvia Maranca (Museu Paulista)

Realizações

Artigo

Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras.

Revista Estudos Avançados, vol.3, n.7 - 1989

Eventos

Ação Educativa e Museu

Expositores: Vera Alencar. Carlos Brandão, Ana Cristina Pereira de Almeida e Tadeu Chiarelli

8 de março de 1989

Expositores: Miriam Krasilchik, Maria de Lourdes Horta, Demerval Saviani e Noêmia Varela

22 de março de 1989

Ação Educativa e Museu

Expositor: Paulo Freire

29 de março de 1989

Tempo nas Artes

Expositores: Ana Mae Barbosa e Ismail Xavier

19 de junho de 1989