O público que não pôde acompanhar os debates pode se familiarizar com as opiniões de duas dezenas de participantes, em sua maioria vinculados ao IEA, nas sínteses dos encontros publicadas pelo IEA.
Em evento realizando no dia 21 de junho, pesquisadores vinculados ao IEA discutiram motivações, impactos e desdobramentos das recentes manifestações de rua que tomaram conta do Brasil.
As medidas e decisões adotadas e propostas pelos governantes e pelo Legislativo respondem às aspirações das manifestações populares das últimas semanas? É viável um pacto político, econômico e social nacional? É possível uma reforma política significativa que reduza o déficit de representatividade, amplie os mecanismos de democracia participativa e traga maior transparência ao sistema político-eleitoral? Essas foram as questões debatidas no evento Como Avançar? organizado pelo IEA.
Debate organizado pelo IEA discute as manifestações de rua que tomaram as grandes cidades do país e outras do exterior. Pesquisadores vinculados ao Instituto apresentarão sua visão sobre os acontecimentos.
Ao comparar os ganhos pós-mobilizações de massa ocorridas nos últimos anos no Brasil, na Espanha, Portugal e outros países, especialistas avaliam que correntes de direita avançaram no mundo, ao passo que a liberdade e a democracia perderam terreno.
O encontro "O que está acontecendo?" reuniu pesquisadores e membros do IEA para analisarem, de forma interdisciplinar, o que os recentes movimentos populares significam para o presente e o futuro do Brasil.
O Que Está Acontecendo?
21/06/2013
11:00 -
13:00
— Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo,
—
por Rafael Borsanelli
O terceiro encontro do ciclo anual da Cátedra Otavio Frias Filho, no dia 2 de dezembro, teve o tema "As Políticas das Ruas nos Governos do PT", com exposição de Angela Alonso, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Segundo debate sobre as manifestações nas ruas, realizado no dia 3 de julho, fez uma avaliação das perspectivas para as questões sociais e políticas trazidas à tona pelos protestos.
Pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP visitou o Chile durante 15 dias em uma viagem acadêmica para observar os processos sociais envolvidos nas mudanças constitucionais
No dia 19 de abril, das 10h às 12h30, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP, debatedores tratarão dos déficits, desafios e propostas para a democracia brasileira frente à corrupção.
A TV USP, integrante do Canal Universitário de São Paulo (CNU), exibirá no dia 7 de julho (domingo), às 18h30, o programa "IEA Debate As Manifestações: Como Avançar?", baseado no debate Como Avançar?, realizado pelo Instituto no dia 3 de julho.