O debate "O Desafio da Hospitalidade: Emigrantes e Refugiados", realizado no dia 22 de outubro, foi organizado pelo IEA, com apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.
A mesa-redonda "Ética e Ataque" tratou das relações entre ética universal, diferenças políticas e governança geopolítica.
Ética e Ataque
11/09/2013
10:00 -
12:00
— Sala de eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária,
—
por Sandra Sedini
Mesa-redonda realiza-se no dia 11 de setembro, às 10 horas, e tratará das relações entre ética universal, diferenças políticas e governança geopolítica.
Debate sobre emergência do nacionalismo identitário, no dia 24 de junho, às 14h30, da início ao ciclo do Laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia, organizado pelo IEA e pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.
Dividido em mesas temáticas, este debate procurou responder a algumas questões pertinentes à democracia participativa: Como os sistemas políticos na Europa e no Brasil poderão se adaptar às exigências de participação e garantir as necessárias formas de representação? Que lições tirar das recentes eleições em Portugal e Espanha? Que balanço se pode fazer das experiências brasileiras de democracia participativa? Que novas formas assume a ação da sociedade civil na era da sociedade da informação? Que análise se pode fazer das iniciativas no domínio da cultura digital e do seu impacto no futuro da democracia?
A questão dos refugiados coloca no centro do debate sobre o futuro da democracia o princípio da hospitalidade, que como definiu Jacques Derrida, consiste na capacidade de receber ‘o outro’ como diferente, mas essencialmente igual. Que análise comparativa se pode fazer da reação europeia e brasileira?
Ao colocar em debate o desafio da hospitalidade, o IEA dá continuidade ao laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia, iniciado em junho com o debate sobre o nacionalismo identitário.
Debate realizado pelo Laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia do IEA discutiu as implicações do nacionalismo identitário na Europa, no Oriente Médio e no Brasil.
A TV USP, integrante do Canal Universitário de São Paulo (CNU), exibirá no dia 7 de julho (domingo), às 18h30, o programa "IEA Debate As Manifestações: Como Avançar?", baseado no debate Como Avançar?, realizado pelo Instituto no dia 3 de julho.