Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa Estudos Avançados 93

Ensino de Humanidades

Abre-se este número com um conjunto de artigos sobre o ensino das Humanidades, compreendendo com esse termo geral as ciências humanas, as letras e as artes. O elenco não é exaustivo, mas cobre aspectos relevantes da relação entre o conhecimento e o ensino – o ensino de leitura junto a presidiários ou a tentativa bemsucedida de introduzir o ensino de grego e latim para alunos do Ensino Fundamental; no campo da geografia e da história, há uma renovação de estratégias didáticas que visam induzir o aluno a ver a sua cidade no espaço e no tempo; o ensino da religião merece uma reflexão peculiar sobre o seu potencial de eliminação de velhos e novos preconceitos que, durante tanto tempo, e até hoje, separaram em vez de unir crentes e descrentes; a música, tantas vezes presa no estudo da pauta visual, volta ao mundo do ouvido como espontânea improvisação que libera corpo e alma; e ensino da filosofia como metodologia de toda e qualquer modalidade do conhecimento.

.

Entrevista

Paul Singer

Paul Singer

A entrevista teve por objetivos compreender as origens da Economia Solidária brasileira a partir da perspectiva de seus pioneiros/as. Nela, Paul Singer rememora a migração para o Brasil, a juventude na São Paulo do pós-guerra – período de sua participação no movimento sionista – quando surgiram a inspiração para o trabalho como professor e a decisão de ficar e lutar pelo socialismo no Brasil. Logo, ele fala sobre sua relação com o movimento sindical, vivida como operário, e de sua participação na icônica Greve dos 300 mil.


Educação

Ensino de Filosofia

Filosofia ITrata-se de examinar a questão das perspectivas e possibilidades de vida que a educação pode oferecer aos jovens de hoje, que vivem num mundo fragmentado em que as desilusões e as decepções podem se tornar, a todo momento, a tônica da existência. O caminho para uma reintegração ética e política passa pela formação da consciência crítica que venha a contestar o presente e a resistir a um futuro determinado pela alienação. A filosofia tem como levar a um enfrentamento dos riscos sociais e históricos, de modo a que os indivíduos não submerjam na decomposição existencial, ética e política que nos ameaça.


Documentário

Memória

Bophana

O propósito deste texto é o de analisar a representação do genocídio no Camboja, ocorrido entre 1975 e 1979, através da discussão do documentário Bophana, uma tragédia cambojana (1996), realizado pelo cineasta Rithy Panh. No centro da narrativa está a correspondência estabelecida entre a protagonista e Ly Sitha, seu marido. Para o diretor, essa correspondência representa a resistência do indivíduo ante o regime do Khmer Vermelho ao expressar dois elementos vistos como nocivos pelo estado totalitário: o amor e a cultura.


Pinturas

"Pintor de arte negra"

Abdias Nascimento

Abdias do Nascimento foi para os Estados Unidos em 1968 com bolsa da Fairfield Foundation, retornando ao Brasil somente uma década depois. Durante esses anos, a pintura tornou-se atividade significativa, o que fez que ele precisasse elaborar uma nova identidade e qualificar a produção dessas imagens. Nesse processo, acabou por se considerar um “pintor de arte negra” e reafirmar seu compromisso com a criação de obras alinhadas com a herança cultural africana.

.