Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais

O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais

por Sandra Sedini - publicado 26/06/2023 15:15 - última modificação 13/07/2023 10:23

Detalhes do evento

Quando

de 30/06/2023 - 15:00
a 30/06/2023 - 17:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A ampliação do uso de mídias sociais teve enorme impacto na organização do debate político, na dinâmica de organização da sociedade civil e na maneira como a sociedade lida com emergências sanitárias como a epidemia de Covid-19. Todos esses assuntos têm sido investigados por pesquisadores acadêmicos com base nos dados de uso, interação e perfil dos usuários de mídias sociais. Porém, esse novo e dinâmico campo de estudos está sob risco.

Desde o escândalo da Cambridge Analytica, em 2016, as plataformas de mídia social têm reduzido o acesso a dados para pesquisadores e a situação tem se agravado nos últimos meses com o anúncio do fechamento da ferramenta Crowdtangle pela Meta (Facebook) e o fechamento do acesso a dados acadêmicos pelo Twitter.

Mas uma nova legislação europeia, a Lei de Serviços Digitais, passou a prever um amplo mecanismo de acesso a dados de interesse público de mídias sociais e motores de busca para pesquisadores científicos. Nos Estados Unidos estuda-se também a criação de uma regulação que permita acesso a dados das plataformas de mídia social a pesquisadores. O projeto de lei 2630, que adapta alguns dos mecanismos da legislação europeia para o Brasil, tem a oportunidade de replicar também esse mecanismo de acesso a dados, evitando que os pesquisadores brasileiros fiquem para trás em relação aos seus pares na Europa e nos Estados Unidos.

O seminário pretende discutir soluções regulatórias para garantir o acesso a dados de interesse público das plataformas de mídia social para pesquisadores acadêmicos, garantindo o equilíbrio entre a proteção de dados pessoais, a proteção de segredos comerciais e a pesquisa científica de interesse público.

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (diretor do IEA)

Exposição:

Orlando Silva (deputado federal pelo PCdoB-SP, relator da PL 2630)

Debatedora:

Renata Mielli (Comitê Gestor da Internet)

Moderação:

Pablo Ortellado (EACH-USP)

Comentários:

Virgílio Almeida (Cátedra Oscar Sala)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento híbrido | Não haverá certificação