Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Cultura, Cuidado e Regeneração de Rios Urbanos

UrbanSus - Cultura, Cuidado e Regeneração de Rios Urbanos

por Cláudia Regina - publicado 19/02/2024 12:15 - última modificação 29/02/2024 09:08

Detalhes do evento

de 29/02/2024 - 09:00
a 29/02/2024 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A regeneração de rios urbanos é um dos principais desafios para a saúde e o bem viver nas cidades globais e no campo. Em São Paulo, a maior parte dos diversos rios e córregos que deságuam nos rios Tietê e Pinheiros continua poluída, encoberta e esquecida. No entanto, desde a última década, uma série de movimentos e iniciativas na sociedade civil e na pesquisa acadêmica, bem como propostas de políticas públicas têm consolidado a pauta dos rios urbanos como central para a justiça ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade em tempos de emergência climática.

A literatura científica sobre o tema tem apontado diversos processos bem-sucedidos de regeneração de rios em cidades globais como o Tâmisa, em Londres, o Sena, em Paris, o Cheonggyecheon, em Seul, entre vários outros, principalmente no Norte Global. Indicam também a importância da integração das políticas de saneamento básico com as de moradia, igualdade de gênero, educação ambiental, produção artística, participação e engajamento comunitário para uma nova cultura de cuidado das águas.

Nesse evento, reunimos pesquisadores, artistas e ativistas em torno de movimentos em São Paulo e no Brasil, fortalecendo as redes de cuidado e advocacy pela regeneração de rios urbanos.

Coordenação: Alessandro Soares da Silva (EACH/IEA-USP); Janina Onuki (FFLCH/IEA-USP); Kelly Komatsu Agopyan (CS-USPCG-IEA); Pedro Lombardi Filho (CS-USPCG-IEA); Pedro R. Jacobi (IEE/IEA-USP); Vivian Blaso (CS-USPCG-IEA); Victor Kinjo (CS-USPCG-IEA) e Wanda Günther (CS-USPCG-IEA)

Organização: Kelly Komatsu Agopyan (CS-USPCG-IEA); Pedro Lombardi Filho (CS-USPCG-IEA); Vivian Blaso (CS-USPCG-IEA) e Victor Kinjo (CS-USPCG-IEA)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não haverá certificação

09h

Abertura: Roseli de Deus Lopes (IEA-USP); Marcos Buckeridge (IB/IEA-USP); Renato Cymbalista (FAU/PRIP-USP) e Kelly Komatsu Agopyan (CS-USPCG-IEA)

09h30

Arte e Regeneração de Rios Urbanos

Exposição:

Maria Cristina Basílio Crispim da Silva (UFPB)