Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Tardes Cariocas - A USP ouve o Rio de Janeiro: Desmilitarizar as Polícias e Revolucionar a Arquitetura Institucional da Segurança Pública: uma Agenda Democrática para o Brasil

por Sandra Sedini - publicado - última modificação 28/09/2015 08:34

Detalhes do evento

de 13/05/2014 - 15:00
a 13/05/2014 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Renato Janine Ribeiro
Luiz Eduardo Soares

Adicionar evento ao calendário

"Tardes Cariocas no IEA - A USP ouve o Rio de Janeiro" será um ciclo de palestras no qual o Instituto irá trazer notáveis cientistas sociais do Rio de Janeiro para  discutir e aproximar mais a reflexão que se faz nas duas principais cidades do País.

Esta segunda palestra será proferida por Luiz Eduardo Soares:

A sociedade e o Estado transformaram-se, em escala significativa, desde a promulgação da Constituição, em 1988, mas não estenderam à segurança pública a transição democrática. Quais as razões desse atavismo autoritário para o qual concorreram as mais diversas forças políticas, à direita e à esquerda? Por que nunca houve –pelo menos até junho de 2013—um projeto de esquerda, vocalizado por partidos e entidades civis, para a mudança das polícias e a reestruturação institucional da segurança? Que ideologias e teorias se misturam e neutralizam na babel dos debates públicos sobre violência, crime, castigo, repressão e prevenção? O que as esquerdas pensam sobre punição, privação de liberdade e política criminal, especialmente aquela relativa a drogas? Essas questões são relevantes, porque não haverá efetiva democracia no Brasil enquanto persistirem a violência letal do Estado contra negros e pobres (amplamente consentida, politicamente autorizada, institucionalmente abençoada e ostensivamente praticada) e a desigualdade no acesso à Justiça. Em síntese: o coração da democracia esteve à margem da agenda política democrática. Por que esse paradoxo não foi percebido como um escândalo? Creio que boas respostas a essas perguntas podem nos ajudar a conhecer melhor o Brasil e a livrar-nos da inércia que faz vítimas todos os dias.

O ciclo é gratuito e aberto ao público e está sob a coordenação do professor Renato Janine Ribeiro.

O evento será transmitido ao vivo, pela web.

Evento gratuito sem necessidade de inscrição.

Capacidade do auditório: 30 lugares.

Ciclo "Tardes Cariocas - A USP ouve o Rio de Janeiro"
1º Evento: A Vida Não é Justa
3º Evento: Modernidades Múltiplas e as Metamorfoses da Ética do Trabalho