Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento do Caderno de Pesquisa n.º 1 - A Institucionalidade da Cultura e as Mudanças Socioculturais

por Sandra Sedini - publicado 29/06/2021 12:30 - última modificação 31/08/2021 09:05

Detalhes do evento

de 15/07/2021 - 14:00
a 15/07/2021 - 16:30

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência desde setembro de 2020, Nestor Canclini vem liderando a pesquisa “A institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais”. O trabalho é realizado pelos pós-doutorandos Sharine Machado Cabral Melo e Juan Ignacio Brizuela. Desde então, eles vêm investigando processos de transformação da cultura e das comunicações contemporâneas, com especial atenção às relações e aos desacordos entre a desinstitucionalização do setor e as trajetórias dos movimentos independentes.

No dia 15 de julho (quinta-feira), às 14h, a cátedra lança sua série de Cadernos de Pesquisa. O primeiro número apresenta resultados parciais dos estudos empreendidos na titularidade de Canclini. Neste número, o caderno registra os discursos de posse e de recepção realizados em evento especial, junto com o triálogo organizado especialmente para a ocasião. Também serão apresentados os projetos dos pesquisadores de pós-doutorado selecionados para acompanhar Canclini no Brasil.

Os Cadernos de Pesquisa são uma nova proposta da cátedra. O objetivo dessa nova coleção é compartilhar resultados parciais e anotações de pesquisa ainda em processo de elaboração, possibilitando trocas e debates que possam ter impacto no desenvolvimento final da investigação.

Exposição:

Néstor García Canclini (Professor Investigador no Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana e Investigador Emérito do Sistema Nacional de Investigadores, do México)

Sharine Machado C Melo (Administradora Cultural na Funarte, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pesquisadora de pós-doutorado da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - IEA/USP)

Juan Ignacio Brizuela (Doutor pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - IHAC, UFBA. Pesquisador de pós-doutorado da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - IEA/USP)

Moderador:

Martin Grossmann (coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal do IEA)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação