Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / LABART e MACT/UFSM: Compartilhando Atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

por Sandra Sedini - publicado 08/05/2024 14:25 - última modificação 08/05/2024 14:52

Detalhes do evento

de 15/05/2024 - 19:00
a 15/05/2024 - 21:00

Onde

Centro Cultural USP São Carlos, Avenida Doutor Carlos Botelho, 1465, Centro, São Carlos, SP

Nome do Contato

Ciclo Arte Ciência Tecnologia 2024 - IEA Polo São Carlos

Criado em 2023 e sediado no IEA-USP polo São Carlos, o Grupo de Pesquisa ACT>  Arte Ciência Tecnologia tem por finalidade reunir pesquisadores e artistas para a proposição e a reflexão sobre trânsitos conceituais e práticas interdisciplinares entre arte, ciência e tecnologia, a partir de temas emergentes no cenário contemporâneo.

Para esta etapa inicial foram selecionados 3 temas estratégicos:  Informação, Meio-ambiente e Infraestrutura,  a partir dos quais intercruzamentos, articulações, reflexões e novos processos formativos possam ser vislumbrados e experimentados.

E para dar início às suas atividades junto ao público, o Grupo realiza o Ciclo Arte Ciência Tecnologia 2024, composto por 06 palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, entre os meses de maio e novembro.

Abrindo o ciclo, a prof. Dra. Nara Cristina Santos e o prof. Dr. Fernando Franco Codevilla, ministrarão a palestra LABART e MACT/UFSM: compartilhando atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, onde  apresentarão as experiências do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais, o LABART, e do Museu Arte Ciência Tecnologia, o MACT, ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Nara Cristina Santos
Doutora em Artes Visuais UFRGS (2004) e Doutorado Sanduíche na Paris VIII, França (2001). Pós-Doutorado em Artes Visuais UFRJ (2012). Professora Titular DAV/CAL/UFSM (1993- ), no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART e na Graduação em Artes Visuais. Pesquisadora em História, Teoria, Crítica e Curadoria da Arte Contemporânea, com ênfase transdisciplinar em Arte, Ciência e Tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia CNPq e o LABART/UFSM (2005-). Coordena a área de Artes do MACT/UFSM (2021-).

Fernando Franco Codevilla

Doutor em Artes pela UNESP (2015) e bolsa PVJ CAPES PrInt no Instituto Politécnico do Porto (2024). Professor Adjunto no DAV/CAL/UFSM (2019-), no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART e na Graduação em Artes Visuais. Vice-líder do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia CNPq, do LABART e da área de Artes do MACT/UFSM (2023-). Tem interesse na intersecção em Arte, Ciência e Tecnologia. Pesquisa e produz no campo das artes do vídeo, arte sonora e arte quântica.

Evento presencial | Evento público e gratuito | Com inscrição

Vagas limitadas | Com certificado (*)

(*) Serão emitidos certificados mediante frequência mínima de 75% no conjunto das palestras.