Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento do livro "Fronteiras e Águas Transfronteiriças na Bacia do Prata"

Lançamento do livro "Fronteiras e Águas Transfronteiriças na Bacia do Prata"

por Sandra Sedini - publicado 22/11/2023 09:50 - última modificação 05/12/2023 09:03

Detalhes do evento

de 06/12/2023 - 09:00
a 06/12/2023 - 12:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este livro tem como objetivo debater sobre as complexidades que envolvem as fronteiras e as águas transfronteiriças da bacia do Prata, em relação às diferentes situações de gestão, governança, cooperação e conflitos gerados pela disputa pelos usos das águas e dos recursos hídricos.

A obra contempla diversos aspectos da bacia do Prata, como geração de energia, a hidrovia Paraguai-Paraná, governança das águas transfronteiriças superficiais e subterrâneas, educação ambiental, gestão de unidades de conservação entre países fronteiriços, segurança hídrica e mudanças climáticas, entre outros. Trata-se de uma síntese das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Geografia Política e Meio Ambiente relacionadas à bacia do Prata.

Este livro traz ao debate mais amplo os resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos. Espera-se que eles possam chegar a mais pessoas que vivem na América do Sul, em especial na bacia do Prata, para que possam conhecer um pouco mais sobre essa complexa área do planeta, que envolve um grande contingente populacional, elevada industrialização, intenso uso agrícola da água, que também é usada para transporte e geração de energia.

Espera-se, ainda, que este livro possa estimular novas interpretações sobre essa importante bacia que envolve países destacados na América do Sul.

Coordenação: Wagner Costa Ribeiro (USP) e Flávia Darre Barbosa (USP)

Baixe o pdf gratuitamente no Portal de Livros Aberto da USP

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não haverá certificação