Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento do Livro "Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México"

por Sandra Sedini - publicado 12/09/2023 15:00 - última modificação 21/12/2023 15:20

Detalhes do evento

de 25/10/2023 - 10:00
a 25/10/2023 - 13:00

Onde

(*) Auditório do MAM, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, do Instituto de Estudos Avançados da USP, realiza o lançamento do livro “Emergências culturais: instituições, criadores e comunidades no Brasil e no México”, que apresenta textos assinados por Néstor Garcia Canclini, Juan Ignacio Brizuela, Sharine Machado C. Melo e Mariana Martínez Matadamas.

Quinto volume da coleção de livros da Cátedra, a obra é resultado da pesquisa “A institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais” (cad 1) (cad 2), realizada entre 2020 e 2022, durante a titularidade de Garcia Canclini.

Coordenados pelo antropólogo, os pesquisadores de pós-doutorado Juan Brizuela e Sharine Melo, ao lado da pesquisadora mexicana Mariana Matadamas, investigaram as transformações que, nos últimos anos, vêm afetando instituições culturais, artistas, trabalhadores da cultura e públicos, adensadas e agravadas pela pandemia de Covid-19.

Além de oferecer uma perspectiva histórica das políticas culturais no Brasil e no México, o livro aborda a lei emergencial Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), os pontos de cultura, os monumentos e anti-monumentos. A pesquisa foi realizada por meio de técnicas etnográficas, como coleta de dados e entrevistas com artistas, gestores e beneficiários das políticas públicas para a cultura.

Na introdução do livro, o antropólogo retoma os principais conceitos que atravessam sua obra: instituições, comunidades e criadores. Sharine Melo discorre sobre os legados históricos que abriram caminhos para que a Lei Aldir Blanc fosse implementada, além de apresentar trechos de entrevistas e dados estatísticos sobre a implementação do programa. Juan Brizuela trata das contradições que envolvem a institucionalidade dos pontos de cultura no Brasil e em países da América Latina. No capítulo final, Mariana Martínez e García Canclini abordam as políticas institucionais no México, com especial atenção a ações contra monumentos, que condensam formas de opressão de gênero, colonial e de elites, assim como ações de resistência.

O evento contará com comentários de participantes da pesquisa e de entrevistados, seguidos por uma roda de conversa com convidados especiais, entre eles gestores culturais, jornalistas e acadêmicos.

Também haverá participação de artistas e apresentação do site “Diálogos com Canclini no Brasil”, que disponibiliza informações sobre o antropólogo, sua relação com o Brasil, obras para download, além do registro de atividades realizadas na Cátedra Olavo Setubal durante sua titularidade.

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

(*) Evento híbrido | Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento em português e espanhol | Com tradução

10h

Discurso performático de Andreia Duarte (curadora, artista e diretora da Outra Margem e do !PULSA! Movimento Arte Insurgente)

Abertura:

Martin Grossmann (IEA-USP), Cauê Alves (MAM-SP) e Luciana Modé (Itaú Cultural)

Exposição:

Néstor Garcia Canclini (IEA-USP)

Célio Turino (historiador)

Onisajé (UFBA/Pé na Cena-CNPq)

Valquíria Volpato (produtora cultural e escritora)

Moderação:

Ana Paula Sousa (Carta Capital)

Intervalo

Roda de conversa

Autores:

• Néstor Garcia Canclini (professor-pesquisador da Universidade Autônoma Metropolitana e pesquisador emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores, do México. Foi titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência entre 2020 e 2022).

• Juan Ignacio Brizuela (doutor pela UFBA. Foi pesquisador na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência entre 2020 e 2023. Atualmente é pós-doutorando no Programa de Estudos Latinoamericanos da UNILA)

• Sharine Machado C. Melo (doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi coordenadora da Funarte SP entre 2021 e 2023. É pós-doutoranda na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

• Mariana Martínez Matadamas (graduada em Antropologia Social pela Universidade Autônoma Metropolitana Iztalapapa. É assistente de pesquisa do Sistema Nacional de Pesquisadores, no México)

Comentaristas:

• Ana Lúcia Pardo (mestre e doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Pós-doutora e ex-professora bolsista do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. É assessora da Comissão de Cultura da ALERJ)

• Nando Zâmbia (bacharel em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, é coordenador da Dinamização de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Oyá L´adê Inan Ponto de Cultura na cidade de Alagoinhas - BA)

• Paula Alzugaray (é crítica de arte, curadora e editora. Tem Pós Doutorado em História, Crítica e Teoria da Arte pela ECA-USP. Desde 2011, é diretora de redação da revista de arte e cultura contemporânea seLecT_ceLesTe)

• Alessandro Azevedo (É coordenador da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo)

• Daniele Canedo (é produtora e gestora cultural. Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e professora colaboradora do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA).

12h

Considerações finais, debates e encerramento