Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Litoral Norte: Tragédia Evitável?

Litoral Norte: Tragédia Evitável?

por Sandra Sedini - publicado 24/02/2023 15:25 - última modificação 02/03/2023 14:36

Detalhes do evento

de 01/03/2023 - 15:30
a 01/03/2023 - 17:30

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA busca refletir, com convidadas, convidados e público, as múltiplas dimensões dos eventos de fevereiro no Litoral Norte de São Paulo

As cenas, imagens, histórias, perdas, respostas e os sofrimentos amplamente reverberados sobre os eventos recentes no Litoral Norte do Estado de São Paulo podem ser discutidos a partir de diversas lentes analíticas potentes.

A reversão urgente do paradigma hegemônico vigente, que intensifica as condições de produção de riscos sistêmicos, reafirma relações de dominação, reproduz iniquidades e amplifica vulnerabilidades e ameaças sociais é uma dessas lentes.

A necessidade de considerar a equação "perversa" que soma, e não raro multiplica, os efeitos das dinâmicas de planejamento, carências de infraestrutura, acesso desigual a serviços básicos e assistência, supressão de infraestrutura verde e azul, condições de vulnerabilidade, iniquidades sociais, e os impactos das mudanças aceleradas do clima é outra. Há, ainda, a lente que foca nas desconexões entre as políticas setoriais, e nos entrelaçamentos entre uma perspectiva política utilitarista, fortemente influenciada por interesses políticos hostis às questões ambientais, e uma cultura de fiscalização insuficiente e inadequada na governança de regulamentos e marcos vigentes.

Outras lentes certamente podem e devem ser mobilizadas. Neste webinar, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade (IEA/USP) reúne convidadas e convidados, com diferentes vivências e experiências empíricas e acadêmicas, que mobilizarão algumas dessas lentes analíticas para refletir com o público (on-line) as múltiplas dimensões sobre o que ocorreu no Litoral Norte paulista.

Exposição:

Pedro Torres (IEA-USP)

Célia Souza (Instituto de Pesquisas Ambientais)

Pedro Mendonça (Instituto Peregum)

Gabriela Di Giulio (FSP/IEA-USP)

Moderação:

Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA-USP)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação