Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Novos Horizontes Civilizatórios: Direitos da Natureza, Direitos Humanos e o Giro Biocêntrico

por Sandra Sedini - publicado 24/11/2023 12:35 - última modificação 21/12/2023 15:04

Detalhes do evento

de 01/12/2023 - 15:00
a 01/12/2023 - 18:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Eduardo Gudynas, pensador uruguaio, célebre autor do livro “Direitos da Natureza-Ética Biocêntrica e políticas ambientais”, lançado no Brasil pela Editora Elefante em 2019, foi consultor da Assembleia Constituinte do Equador, que produziu uma nova Constituição, promulgada em 2008, pioneira mundial na consagração dos Direitos da Natureza em um texto constitucional.

O resultado desse texto foi assim saudado pelo próprio Gudynas: “La nueva Constitución de Ecuador presenta por primera vez en América Latina un giro hacia el biocentrismo...”.

Nessa perspectiva ‘biocêntrica’, o ser humano, segundo Gudynas nos diz em seu livro “Direitos da Natureza”, passa a ser “interpretado como uma parte da comunidade da vida”, ou “como mais um, junto com as demais espécies viventes, e não está acima delas”, nem tampouco acima dos direitos de outros seres, aos quais passaram a se atribuir a condição de sujeitos de direitos.

Essa equiparação entre direitos humanos e direitos da natureza, segundo o pensador uruguaio, com quem teremos a oportunidade de debater, é passo fundamental para confrontarmos o atual padrão civilizatório em que tanto os seres humanos como os demais elementos da natureza são vistos e tratados como recursos para acumulação e produção infinitas. Postura fortemente responsável pela produção da catástrofe ambiental ora em curso.

O debate com Gudynas será conduzido e mediado por Marcos Bernardino de Carvalho, que atualmente desenvolve pesquisa no IEA investigando precisamente algumas das novidades latino-americanas que não só a consagração dos “direitos da natureza”, mas também a consideração dos ‘bens viveres’ e a instituição de ‘estados plurinacionais’, estão aportando aos debates sobre os problemas socioambientais da atualidade.

Palestrante:

Eduardo Gudynas (Centro Latino-Americano de Ecologia Social/Cátedra Arne Naess em Justiça Global e Meio Ambiente, Universidade de Oslo).

Mediador e debatedor:

Marcos Bernardino de Carvalho (Programa Ano Sabático do IEA/EACH/FFLCH-USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não haverá certificação