Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Refúgio, Retorno, E/Imigrações: Línguas, Identidades, Saúde Mental, Crenças, Território

por Sandra Sedini - publicado 28/10/2015 15:15 - última modificação 11/04/2016 12:15

Detalhes do evento

de 27/11/2015 - 09:00
a 27/11/2015 - 18:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Veja a programação.

Adicionar evento ao calendário

O III Simpósio do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, de caráter interdisciplinar e interinstitucional, que por meio de enfoques teóricos específicos e metodologias próprias às suas áreas, investiga o contato entre culturas. O objetivo do simpósio é trazer a público suas pesquisas, intervenções e estudos realizados acerca do contato entre pessoas decorrentes dos deslocamentos de grupos culturais. Este é um tema complexo que tem representado enormes desafios para as pessoas em deslocamento, as sociedades que as recebem e a ordem mundial.

O simpósio está organizado em três mesas redondas, além da conferência de abertura do atual professor visitante do IEA e membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais, Jeffrey Lesser.

Há a possibilidade da participação virtual de grupos de pesquisadores, associações de migrantes nacionais e internacionais, profissionais e estudantes. Por meio do olhar histórico, sociológico, antropológico, psicológico e do ensino das línguas, o grupo busca dar continuidade à tentativa de, através desse embraçamento interdisciplinar, problematizar e contribuir para a ampliação da compreensão de fenômeno tão atual e candente aos rumos mundiais.

Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição.

Capacidade da sala: 120 lugares

9:00 - Abertura

Sylvia Dantas (UNIFESP)

9:30-10:30 - Conferência de Abertura

A Invenção da Brasilidade: Identidade Nacional, Etnicidade e Políticas de Imigração

Jeffrey Lesser (USP/Universidade de Emory)

Intervalo com lançamento do livro de Jeffrey Lesser

11:00 -12:30 - Mesa Redonda: Territórios e Crenças

Estrangeiros em São Paulo: Territórios e Fronteiras da Alteridade

Maura Pardini Bicudo Véras (PUC-SP)

Umbanda e Xamanismo Okinawano: Um novo Encontro Intercultural.

Koichi Mori (USP)

Intervalo com apresentação de vídeos do grupo Visto Permanente

14:00-15:30 - Mesa Redonda: Migração e Saúde Mental

Refúgio e Saúde Mental