Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Gestão e Planejamento de Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais

UrbanSus - Gestão e Planejamento de Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais

por Sandra Sedini - publicado 07/10/2020 14:30 - última modificação 22/10/2020 14:58

Detalhes do evento

Quando

de 22/10/2020 - 09:00
a 22/10/2020 - 17:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Webinar

Grupo 1

O Centro de Síntese USP Cidades Globais – USP CG, criado em 2016 no Instituto de Estudos Avançados da USP, surge como espaço de diálogo e convergência intelectual entre pesquisadores, sociedade civil e setores público e privado voltado para o entendimento e encontro de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades.

A missão do USP-CG é entender a cidade como um sistema complexo, por meio de uma abordagem inter e transdisciplinar, a fim de fornecer respostas para a seguinte pergunta norteadora, com projeções até 2050: o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades e regiões metropolitanas?

Em 2018, o USP CG IEA lançou sua primeira chamada pública anual para atrair pesquisadores colaboradores e pós-doutorandos interessados em desenvolver projetos de pesquisa dentro do Programa, com o objetivo de contribuir para a excelência científica e tecnológica da Universidade, possibilitar a formação e qualificação cada vez maior de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros focados em questões urbanas, e integrar redes nacionais e internacionais de estudo e pesquisa.

Sendo o Instituto de Estudos Avançados da USP por natureza um instituto interdisciplinar, o USP CG visa oferecer a pesquisadores e profissionais a possibilidade de desenvolver pesquisas inovadoras, estabelecer conexões acadêmicas e ingressar nas várias redes de pesquisa com as quais o IEA/USP e outras unidades têm relacionamento.

Os onze pesquisadores selecionados, componentes do Grupo 1, iniciaram suas pesquisas no ano de 2019 no intuito de desenvolver aplicações, experimentos e soluções que pudessem se tornar subsídios para as necessárias transformações econômicas, sociais e ambientais no contexto urbano, sob uma perspectiva inter e transdisciplinar, intensificando o diálogo e a interação entre as ciências sociais e humanas, as ciências experimentais e todos os seus aspectos tecnológicos, bem como as ciências ambientais, urbanas e da sustentabilidade.

Nesse contexto, o Seminário Gestão e Planejamento de Cidades: Contribuições das pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Grupo 1), promovido em continuidade ao Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana, visa apresentar à comunidade em geral os resultados obtidos por este Grupo de Pesquisadores.

O Ciclo de Seminários UrbanSus tem o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo UrbanSus visa refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas, compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. Portanto, tem como principal objetivo ser um espaço para maior compreensão e propagação da temática da inovação na academia, na sociedade e no setor público, visando a construção de uma cultura da sustentabilidade nos processos de desenvolvimento das cidades.

Assim, dentro da proposta do Ciclo UrbanSus, o Seminário se organiza em dois painéis, aglutinando as pesquisas sob dois grandes temas: “Inovação no Planejamento e Gestão de Cidades” e “Clima, Território e Sociedade: desafios urbanos”. Em cada painel, os pesquisadores integrantes apresentarão os resultados de suas respectivas pesquisas por cerca de vinte minutos cada um, seguido por debate entre os panelistas e resposta a perguntas do público, com a mediação dos coordenadores do USP Cidades Globais, Professores Marcos Buckeridge e Arlindo Philippi Jr.

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação

Programação

9h00

Abertura

Marcos Buckeridge (IEA/IB/USP) e Arlindo Philippi Jr (IEA/FSP/USP)

9h30

Painel I - Inovação no planejamento e gestão de cidades

Exposição:

Eventos climáticos extremos e suas implicações para o planejamento urbano

Tatiana Tucunduva P. Cortese (Supervisor: Prof. Marcos Buckeridge, IEA/USP, IB/USP)

Planejamento Urbano e Resiliência no Brasil: técnicas, estratégias, instrumentos e indicadores para cidades resilientes e sustentáveis

Debora Sotto (Supervisor: Prof. Arlindo Philippi Jr, IEA/USP, FSP/USP)

A hinterlândia como promotora territorial de áreas em transformação advindas do processo de desindustrialização

Carlos Andrés Hernandez Arriagada (Supervisor: Prof. Eduardo Nobre - IEA/USP, FAU/USP)

Gestão urbana para o desenvolvimento sustentável das cidades: o projeto Smart Floripa

Jamile Sabatini Marques (Supervisor: Prof. Arlindo Philippi Jr, IEA/USP, FSP/USP)

Segurança Intraurbana: o estudo de padrões urbano-geográficos e criminais para o desenvolvimento de políticas, planejamento e gestão espaço-temporais na capital paulista

Marcelo Batista Nery (Supervisor: Prof. Sergio Adorno, IEA/USP, NEV/USP)

Moderação:

Marcos Buckeridge (IEA/IB/USP)

12h

Intervalo

14h

Painel II - Clima, território e sociedade: desafios urbanos

Exposição:

A capacidade de adaptação das paisagens da malha urbana da Região Metropolitana de São Paulo aos Extremos de Calor

Hugo Rogério de Barros (Supervisor: Prof. Paulo Pelegrino - IEA/USP, FAU/USP)

Avaliação Prognóstica do Planejamento Urbano de São Paulo como Estratégia para o Enfrentamento da Poluição do Ar

Julio Barboza Chiquetto (Supervisor: Prof. Wagner Ribeiro - IEA/USP, FFLCH/USP)

A paisagem e a cultura como fatores de resiliência urbana: Estudo de Bairros da cidade de São Paulo num Cenário de Cidades Globais

Deize Sbarai Sanches Ximenes (Supervisora: Prof. Maria de Assunção Ribeiro Franco - IEA/USP, FAU/USP)

Vulnerabilidade, Resiliência e Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades Brasileiras e Estrangeiras

Ivan Carlos Maglio (Supervisor: Prof. Arlindo Philippi Jr - IEA/USP, FSP/USP)

Ordenamento territorial no Brasil: um estudo das ocupações e vocações do território sob o enfoque dos ODS

Sonia Maria Viggiani Coutinho (Supervisor: Prof. Arlindo Philippi Jr - IEA/USP, FSP/USP)

Autogestão e autoconstrução: desafios e conquistas da luta por direito à  moradia urbana na metrópole contemporânea paulista

Moderação:

Arlindo Philippi Jr (IEA/FSP/USP)

16h30

Encaminhamentos e Encerramento

Marcos Buckeridge (IEA/IB/USP); Arlindo Philippi Jr. (IEA/FSP/USP);

Debora Sotto (USP CG IEA); Júlio Barboza Chiquetto (USP CG IEA)

Conteúdo relacionado
Eventos UrbanSus