Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Guia para Cidades Sustentáveis: Eleições 2020

UrbanSus - Guia para Cidades Sustentáveis: Eleições 2020

por Sandra Sedini - publicado 05/10/2020 16:55 - última modificação 16/10/2020 14:35

Detalhes do evento

Quando

de 19/10/2020 - 09:00
a 19/10/2020 - 12:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Webinar

Neste 2020, ano em que se realizam eleições para Prefeitos(as) e Vereadores(as) no país, os professores, pesquisadores colaboradores e pós-doutores do Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP CG) realizaram estudos para estabelecer as relações entre as ações e intervenções necessárias à melhoria das condições de vida da sociedade no contexto das cidades e suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Os resultados obtidos deram origem ao Guia para Cidades Sustentáveis e atendem à finalidade de oferecer um conjunto de propostas contendo itens de agenda que possam contribuir para as campanhas dos candidatos aos cargos municipais de vereadores(as) e prefeitos(as) nas cidades brasileiras.

Três objetivos, portanto, estão colocados:

(1)fornecer parâmetros que possam balizar a decisão de candidatos a cargos de vereadores(as) e prefeitos(as) na escolha de itens de agenda para suas campanhas e, se eleitos, possam exercer seus mandatos no sentido de aumentar a sustentabilidade urbana dos municípios brasileiros;

(2)subsidiar a mídia para questionar os candidatos em debates e entrevistas de forma a, se possível, salientarem a importância da sustentabilidade das cidades a partir dos programas por eles propostos, seja para o legislativo (vereadores/as) ou para o executivo (prefeitos/as); e

(3)fornecer à população uma ferramenta qualificada de cobrança dos candidatos sobre o que prometem e o que cumprem. Espera-se que este guia possa ser utilizado também, ao longo dos mandatos dos vencedores das eleições, como um documento de cobrança da sociedade sobre a eficiência, eficácia e efetividade dos candidatos por ela eleitos. Esta circunstância fornece as condições para que sejam estabelecidos modelos de gestão urbana com forte embasamento no conhecimento científico, que tragam sustentabilidade às cidades.

O USP Cidades Globais

O Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP CG), sediado no Instituto de Estudos Avançados da USP, surge em 2016 como espaço de diálogo e convergência intelectual entre pesquisadores, sociedade civil e setores público e privado, voltado para o entendimento e encontro de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades.

A missão do USP CG é entender a cidade como um sistema complexo, por meio de uma abordagem inter e transdisciplinar, que possa fornecer respostas para a seguinte pergunta norteadora, com projeções até 2050: o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades e regiões metropolitanas?

Sendo o Instituto de Estudos Avançados da USP por natureza um instituto interdisciplinar, o USP CG visa oferecer a pesquisadores e profissionais a possibilidade de desenvolver pesquisas inovadoras, estabelecer conexões acadêmicas e ingressar nas várias redes de pesquisa com as quais o IEA/USP e outras unidades têm relacionamento.

UrbanSus

Este seminário é realizado no âmbito do Ciclo de Seminários UrbanSus e visa apresentar e disponibilizar à comunidade em geral os resultados desses estudos.

O Ciclo de Seminários UrbanSus tem o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setores públicos e empresariais, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo UrbanSus visa refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas, compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras.

Assim, no contexto do Ciclo UrbanSus, o seminário propõe-se a trazer maior compreensão sobre o tema na academia, na sociedade e nos setores públicos e empresariais, visando a construção de uma cultura da sustentabilidade nos processos de desenvolvimento urbano e das cidades brasileiras.

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação

Programação

9h00

Abertura

Compromissos acadêmicos, científicos e políticos do IEA

Guilherme Ary Plonski (IEA/USP)

Centro de síntese em cidades e sustentabilidade

Marcos Buckeridge (IEA/IB/USP)

Caminhos de uma sociedade para sustentabilidade

Arlindo Philippi Jr (IEA/FSP/USP)

09h20

Painel I - Estrutura, premissas e propostas para cidades sustentáveis à luz dos ODS

Estrutura, premissas e nexos para cidades sustentáveis

Marcos Buckeridge (IEA/IB/USP)

Grupo 1

Fábio Bacchiegga (PosDocPesCol USP CG)

Ítens de agenda para os ODS 1,2,3,4

Grupo 2

Thelmo C.T. Branco Filho (PosDocPesCol USP CG)

Ítens de agenda para os ODS 5,6,7,8

Grupo 3

Gérsica M.N. da Silva (PosDocPesCol USP CG)

Ítens de agenda para os ODS 9,10,11,12

Grupo 4

Débora Sotto (PosDocPesCol USP CG)

Ítens de agenda para os ODS 13,14,15,16

Definição de Planos, Programas, Projetos a partir de uma política de sustentabilidade

Arlindo Philippi Jr (IEA/FSP/USP)

Moderação:

Roxane Ré (Radio USP)

10h20

Painel II - Desafios e oportunidades para candidatos e sociedade rumo à sustentabilidade urbana

Ricardo Young (IDS/USP CG IEA)

Maria da Penha Vasconcellos (FSP/USP)

Tadeu Fabricio Malheiros (ProfCiAmb/EESC/USP)

Wanda Risso Gunther (ProASaS/FSP/USP)

Pedro Roberto Jacobi (ICLEI/IEA/IEE/USP)

Wagner Costa Ribeiro (IEA/FFLCH/USP)

Moderação:

Sérgio Gomes (Oboré)

11h20

Debates e Encaminhamentos

Marcos Buckeridge (IEA/IB/USP) e Arlindo Philippi Jr. (IEA/FSP/USP)