Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Vida e Morte no 'Pior' Bairro de São Paulo

Vida e Morte no 'Pior' Bairro de São Paulo

por Rafael Borsanelli - publicado 25/06/2019 12:05 - última modificação 23/09/2019 12:38

Detalhes do evento

de 05/08/2019 - 14:00
a 05/08/2019 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Bom Retiro era e é um pequeno bairro na megalópole de São Paulo. Como bairro operário, tem, desde o século 19, uma população composta de imigrantes, migrantes de diversas regiões do Brasil e descendentes de escravos. Se, no final do século 19, o background cultural era de imigrantes católicos italianos, espanhóis e portugueses, no final do século 20, esse perfil mudaria para o de judeus da Europa Oriental e de cristãos provindos da Coreia do Sul, Paraguai e Bolívia. Mas, se ainda hoje, o lugar possui a imagem de um “bairro de imigrantes”, é preciso lembrar que, demograficamente, isso é incorreto, haja vista que a maioria dos residente são, e sempre foram, de brasileiros. Se, por um lado, o Bom Retiro sempre foi entendido como um bairro no qual a saúde era/é precária, por outro, é visto como um território no qual é possível morar e trabalhar para conquistar uma vida melhor.

Desse modo, o objetivo do encontro é analisar a relação entre a saúde pública, assim como uma série de políticas formais reforçadas por atores treinados, e a saúde do público, ou seja, como moradores do bairro entendem sua própria saúde.

Focalizado em um quarteirão no Bom Retiro de 1880 até hoje, o projeto de pesquisa (realizado com o “Coletivo de Pesquisa Lesser"), usa métodos arquivais e observacionais para analisar as práticas de residentes e profissionais de saúde e as histórias que eles contam sobre vida e morte e o que acontece nesse ínterim.

Abrindo espaço para a saúde dos migrantes
Jeffrey Lesser (Emory University e IEA-USP)
Textos de apoio: Projeto de Pesquisa | Resumo do livro

Inseridos ou por fora: agentes comunitários de saúde e imigrantes em São Paulo