Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 300

Boletim IEA - 300

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:34 - última modificação 16/08/2023 14:34

Edição 300 - 7 de abril de 2022
CÁTEDRA OSCAR SALA

Virgílio Almeida, novo titular da Cátedra Oscar Sala, pesquisará interação humano-algoritmo

No dia 25 de abril, às 14h30, o cientista da computação Virgílio Almeida, da UFMG, tomará posse como novo titular da Cátedra Oscar Sala, sucedendo à semioticista Lucia Santaella, cuja titularidade termina em abril. Ele desenvolverá o projeto Interações Humano-Algoritmo. Para Almeida, a compreensão dos impactos sociais, políticos e econômicos dos algoritmos, sejam eles positivos ou negativos, é um desafio de pesquisa e um tema de relevância para a construção de mecanismos de governança e políticas públicas.

Novo livro

Livro analisa a liberdade acadêmica do ponto de vista jurídico

Nina Ranieri, do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito (FD) da USP e conselheira do IEA, e Angela Limongi, do mesmo departamento, são as organizadoras do ebook “Liberdade Acadêmica: Aspectos Jurídicos em Perspectiva Comparada”, lançado pelo IEA em março. Para Ranieri, os fundamentos da liberdade acadêmica no Brasil estão sob tensão em razão de conflitos de ordem ideológica, financeira e institucional, mas “sua importância e sua força normativa vêm sendo confirmadas na maioria das situações em que têm sido testados”.

Conselho Deliberativo

Nina Ranieri e Luciana Santos Barbosa são as novas conselheiras do IEA

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. nomeou, no final de fevereiro, a professora Nina Ranieri, da Faculdade de Direito da USP, para integrar o Conselho Deliberativo (CD) do IEA por dois anos. Ranieri já participou de diversas atividades do Instituto e faz parte do Núcleo de Políticas Públicas (NUPPs), sediado no IEA. Também em fevereiro, a representação dos pós-graduandos no Conselho Universitário escolheu a doutoranda Luciana Santos Barbosa para a vaga no CD destinada a um membro do corpo discente da Universidade.

Programa Ano Sabático / Sabbatical Year Program

Podcast debate narrativas literárias sobre a família brasileira

Já está no Spotify o primeiro episódio do podcast “Fabulações da Família Brasileira”. São 12 histórias escritas por alunos do curso de difusão cultural “Figurações da Família na Literatura Brasileira do Século 20”, ministrado pela professora Belinda Mandelbaum em 2020,  que participou do Programa Ano Sabático do IEA em 2019. A expectativa é que podcast, textos e produções artísticas permitam a "criação de um panorama multifacetado, construído a partir de múltiplos olhares, sobre a família brasileira na contemporaneidade”.

AGENDA

12 de abril, 10hAgenda 2023 – Política Econômica para o Desenvolvimento de CT&I: Entre Desafios Orçamentários e a Necessidade de Investimento

O seminário discutirá os caminhos que a política econômica deve trilhar para que a política de CT&I se realize e qual variável macroeconômica é chave para os investimentos no setor. Assista ao vivo.

13 de abril, 14hEspacialidades Cotidianas do Morar nas Ruas de São Paulo em Tempos de Covid-19: Articulando Pesquisa e Prática

Segundo de três encontros organizados pelo ciclo UrbanSus sobre como as ciências sociais podem contribuir com os profissionais que atuam com a população em situação de rua. Assista ao vivo.

20 de abril, 10h“O Terceiro Excluído: Contribuição para uma Antropologia Dialética” (pré-lançamento)

O cientista político e filósofo Fernando Haddad faz exposição no pré-lançamento de seu novo livro, no qual faz uma crítica aos atuais modelos de três disciplinas: biologia, antropologia e linguística. Assista ao vivo.

20 de abril, 14hProjeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros particularmente Desafiadores

A partir da história e metodologia do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), o evento discutirá propostas concretas para a educação dentro dos desafios do contexto brasileiro. Assista ao vivo.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.