Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 12:15 - última modificação 25/03/2015 16:14

Edição 211 — 19 de março de 2015

TODAS AS EDIÇÕES

Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

INTERNACIONAL

Comitê finaliza seleção dos jovens cientistas que participarão da Intercontinental Academia
O Comitê Sênior de coordenação da Intercontinental Academia (ICA) concluiu o processo de seleção dos 15 jovens pesquisadores que participarão da edição-piloto do projeto. Entre os selecionados há representantes de três continentes e nove países: Alemanha, Reino Unido e Finlândia (Europa); Índia, Japão, China e Taiwan (Ásia); e Estados Unidos e Brasil (Américas). O grupo de cientistas dará início às suas atividades no primeiro workshop da ICA, que acontece de 17 a 30 de abril, em São Paulo.

IEA recebe inscrições para o Programa de Professores Visitantes de 2015

Os candidatos devem ser pesquisadores internacionais de reconhecido mérito, interessados em realizar atividades de pesquisa interdisciplinares e contribuir de forma ousada e singular para a ciência, a cultura e a sociedade, com potencial para desenvolverem atividades acadêmicas diversas no IEA e na USP. Os projetos enviados passarão pela avaliação do Conselho Deliberativo do Instituto.

Paulo Saldiva é o novo vice-diretor do IEA

O médico patologista Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é o novo vice-diretor do IEA. Ele foi escolhido pelo Conselho Deliberativo (CD) em votação no dia 24 de fevereiro e é o primeiro dirigente do Instituto escolhido diretamente pelo CD, de acordo com as novas normas da Universidade. Saldiva substitui Carlos Roberto Ferreira Brandão, professor titular do Museu de Zoologia (MZ) da USP, que assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do Ministério da Cultura.

Encontro discute o status das economias emergentes no cenário pós-crise global

O seminário The International Politics of Economic Globalization and Emerging Market Economy acontece nos dias 19 e 20 de março, das 9 às 18 horas, na FEA. Nele, pesquisadores brasileiros, norte-americanos e europeus debatem as bases teóricas de uma análise empírica comparada de países emergentes mais atualizada. A iniciativa é do IEA, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e do Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas (NUPPs), todos da USP, em parceria com o Niehaus Center for Globalization and Government, da Princeton University, no âmbito do programa de cooperação acadêmico-científica entre as duas universidades.

Seminário discute estratégias de intervenção política para a governança ambiental

As pesquisas recentes sobre caos quântico em condensados Bose-Einstein

O Workshop on Bose-Einstein Condesation and Quantum Chaos, que acontece de 30 de março a 2 de abril, das 9 às 17 horas, discutirá as pesquisas recentes sobre a versão quântica do comportamento caótico de condensados de Bose-Einstein. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional, o encontro terá a participação de físicos do Brasil, Rússia, França, Israel e Estados Unidos. O workshop é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. As exposições e debates serão em inglês, sem tradução.

____________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor:
Martin Grossmann — Vice-Diretor: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo/Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Renato Luiz Sobral Anelli, Ricardo Ohtake, Rudinei Toneto Jr. e Sedi Hirano.
www.iea.usp.briea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação Chefe: Fernanda Rezende — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.