Pierre Descouvemont

por Marilda Gifalli - publicado 05/08/2013 10:30 - última modificação 02/08/2019 15:38

Contato: pdesc@ulb.ac.be

Pierre Descouvemont

Plano de Trabalho

Descouvemont é pesquisador da Université Libre de Bruxelles, Bélgica, onde investiga temas ligados à física e astrofísica nuclear. Ele ficou no IEA, com apoio da Fapesp, até o dia 31 maio de 2013, quando desenvolveu estudos sobre núcleos exóticos (núcleos ricos em nêutrons ou prótons) no âmbito do Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional.

Seu plano de pesquisa para a estadia no Instituto é dividido em duas frentes: suporte teórico para experimentos, que contará com a colaboração das professoras Alinka Lépine-Szily, do Instituto de Física (IF) da USP, e Marlete Pereira Assunção, da Unifesp; e extensões do método Continuum Discretized Coupled Channel (CDCC) para modelos de agrupamentos atômicos microscópicos, que terá a cooperação de Mahir Saleh Hussein, professor do IF e coordenador do Grupo.

Na primeira frente, Descouvemont planeja analisar novos dados através da teoria da matriz R. De acordo com ele, sua maior contribuição será aplicar a Teoria da Excitação de Coulomb. Já na segunda, o pesquisador pretende resolver a equação de Schrödinger para reações em que um projétil apresenta estrutura atômica de agrupamento com baixa energia de dissociação.

Além das atividades de pesquisa a serem realizadas em parceria com o Grupo e com professores do IF, Descouvemont participará de eventos no IEA, previstos para acontecer em abril de 2013.

Evento

Nuclear Astrophysics: from Stars to Nuclei

 

Nuclear Astrophysics: from Stars to Nuclei

 

The talk is focused on the interplay between astrophysics and nuclear physics, which is called 'nuclear astrophysics'. Professor Descouvemont gives an introduction about the way stars are born and how different they evolve. It is shown that nuclear reactions play a central role in the star evolution: they produce the energy released by the stars, and determine the nucleosynthesis of heavy elements.

22 de abril de 2013

Mais informações:

http://pntpm4.ulb.ac.be/pntpm

Destaque em Física


Técnica descreve comportamento de núcleos exóticos. Nem todos os núcleos atômicos se comportam do mesmo jeito. Sabe-se que variações no número de nêutrons do núcleo não afetam a identidade do elemento atômico, porém, dependendo da configuração resultante, podem incidir em comportamentos dos mais estranhos. Uma versão do lítio com 8 nêutrons e 3 prótons, por exemplo, é muito maior do que se imaginaria.

Trata-se de um núcleo exótico, que contém um numero de nêutrons muito diferente do usual para aquela espécie atômica (no caso do lítio, os isótopos estáveis têm 3 e 4 nêutrons).

Enfrentando as dificuldades envolvidas na compreensão desses núcleos, que se quebram facilmente, Pierre Descouvemont e Mahir Saleh Hussein desenvolveram um novo método para calcular seu comportamento.

Leia mais:

 

Currículo

Relatório Científico

Artigo

Nuclear Reactions in Stars: Theoretical an Experimental Aspects