Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Abordagens Recentes na Arqueologia de Sambaquis - 2º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 16:15O objetivo do simpósio foi celebrar os 30 anos do projeto Sambaquis e Paisagem, no litoral sul de Santa Catarina, responsável por abrir novos caminhos na arqueologia das populações que habitaram ambientes litorâneos e fluviais e que construíram sítios concheiros (sambaquis). Além da celebração, outro propósito foi reunir novas abordagens e perspectivas de pesquisa, compondo um painel comparativo entre contextos amazônicos (onde a pesquisa de concheiros se expandiu bastante nos últimos anos) e litorâneos, mostrando os avanços recentes e discussões contemporâneas no estudo das características culturais dessas populações construtoras de estruturas monticulares, e como se relacionavam com os ambientes em que viviam.
Abordagens Recentes na Arqueologia de Sambaquis - 1º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/12/2025 15:41O simpósio celebrou os 30 anos do projeto "Sambaquis e Paisagem", responsável por abrir novos caminhos na arqueologia das populações que habitaram ambientes litorâneos e fluviais, e que construíram sítios concheiros (sambaquis). O evento apresentou novas abordagens e perspectivas de pesquisa, compondo um painel comparativo entre contextos amazônicos – onde a pesquisa sobre concheiros se expandiu significativamente nos últimos anos – e litorâneos.
Trabalho Análogo à Escravidão: Perspectivas a Partir do Brasil, da União Europeia e do Mercosul
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:38O seminário buscou especificar conceituações, conhecer e debater os marcos regulatórios sobre o trabalho análogo à escravidão. Também discutiu os impactos das normas de ‘devida diligência’ (Diretiva 2024/1760/UE) e do Regramento 2024/3015 da União Europeia sobre o trabalho forçado nos países latino-americanos e no âmbito do Acordo Mercosul-União Europeia em negociação. Os participantes destacaram a importância da capacitação dos atores sociais (especialmente empresários) e jurídicos para trabalharem efetivamente no sentido de que essas situações sejam combatidas. De acordo com os organizadores, o trabalho no século 21 tem assumido variadas formas, mas é preciso repudiar o trabalho análogo à escravidão – ainda presente em atividades urbanas e rurais brasileiras, apesar dos avanços tecnológicos –, pois ele ofende princípios constitucionais estruturantes do Estado Democrático de Direito, seja no Brasil, seja em qualquer outro Estado contemporâneo.
Reflexões sobre a IA: Impacto, Usos e Desafios para Cientistas Sociais e Produtores de Audiovisual
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:44Com base nos dados do relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: Usos, Reflexões e Impacto na Intersecção com o Audiovisual no Brasil, além de experiências formativas interinstitucionais, este seminário examinou como docentes, pesquisadores e estudantes vivenciam a integração da inteligência artificial em suas práticas. Segundo os organizadores, observa-se uma crescente exigência de competências técnicas, reflexivas e metodológicas, que vêm reconfigurando a literacia digital no ensino, na pesquisa e na produção de conhecimento.
Venenosas, Nocivas e Suspeitas: IA, Etarismo, Racismo e Gênero
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:49Nesta conferência, Giselle Beiguelmann (FAU-USP) discutiu os vieses de gênero, raça e etarismo presentes nos modelos generativos, articulando ciência, colonialismo e exclusão. A partir do projeto "Venenosas, Nocivas e Suspeitas", ela examinou como a inteligência artificial amplifica ou subverte essas narrativas. O evento também refletiu sobre estratégias estéticas e criativas para reimaginar essas histórias sob novas perspectivas.
A Extrema Direita no Brasil: Natureza, Desempenho e Implicações para a Democracia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/09/2025 15:39Os expositores trataram da natureza, desempenho e implicações da extrema direita sobre jovens democracias como a brasileira. O quadro de referência é o surgimento em vários países nos últimos 20 anos de governos questionadores dos direitos da oposição, da liberdade de imprensa e da independência do Judiciário, o apoio de eleitores a partidos de direita radical e sua intolerância com imigrantes e minorias, as medidas de Donald Trump que colocam em risco a democracia dos EUA e a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil.
Fórum Cidades Sustentáveis e Justiça Climática
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:52Integrante do programa Encontros com o Futuro, este evento propôs um espaço de diálogo sobre cidades sustentáveis e justiça climática. Reunindo especialistas, empresas e acadêmicos, o encontro buscou explorar tendências, desafios e oportunidades do mercado, fortalecendo a colaboração entre o setor privado e a academia em prol de soluções inovadoras.
Mudanças Climáticas e o Papel dos Tribunais de Contas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:13O IEA e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo promoveram este seminário para tratar dos impactos da crise climática e do papel estratégico dos tribunais de contas na fiscalização de políticas públicas e gastos relacionados ao clima. Reunindo especialistas de instituições como USP, TCE-AM, Fipe e IPCC, o evento discutiu como esses órgãos podem atuar como fiscais, orientadores e indutores de boas práticas ambientais, garantindo a efetividade das políticas públicas diante dos desafios climáticos. O seminário também visou fortalecer a atuação do TCM-SP na agenda climática, promovendo transparência, inovação e capacitação institucional. O evento integrou as iniciativas alinhadas à agenda climática da cidade, contribuindo para a mobilização rumo à COP30.
Posse dos Titulares 2025-2026 da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 18:14Cerimônia de Posse de Alemberg Quindins, Fernando José de Almeida e Nísia Trindade Lima como titulares da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação no período 2025/2026, realizada na Sala do Conselho Universitário da USP. Em seus discursos, eles falaram sobre a importância da abordagem centrada no território nas atividades que realizam e no trabalho conjunto que desenvolverão no programa Territórios: Diversidades, Desigualdades e Aprendizados Sociais.
Saúde e Clima
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/09/2025 15:49Neste painel interdisciplinar pesquisadores do IEA‑USP, gestores públicos e representantes de movimentos sociais debateram estratégias ancoradas em ciência, solidariedade e compaixão para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O encontro propôs que a cidade seja vista como um organismo vivo, com “DNA” (planos diretores), “epigenoma” (políticas e cultura) e um “metabolismo” que, sob estresse climático, desenvolve a síndrome da multidisfunção urbana: poluição atmosférica, congestionamentos crônicos, ilhas de calor e precariedade de serviços essenciais.
O Processo de Criação Matemática
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 18:08O objetivo deste debate foi apresentar ao público não familiarizado com a pesquisa matemática uma visão de como os matemáticos enxergam o seu próprio processo criativo. O matemático Artur Ávila, da Universidade de Zurique (Suíça) e do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), enfatizou a diversidade de maneiras de abordar problemas — desde estratégias mais intuitivas e exploratórias até abordagens altamente estruturadas e formais — e como essa variedade pode ser aproveitada positivamente em colaborações.
Audiência Pública UAIFAI_Quilombo Inteligente
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:18Evento de apresentação pública dos resultados da primeira etapa (dezembro/24 a julho/25) do projeto Quilombo Inteligente, suas origens e atividades programadas para a segunda etapa, iniciada com o encontro. O projeto propõe a criação de trilhas de orientação profissionalizante com base em propostas formuladas por adolescentes e jovens aptos a conduzir iniciativas de apropriação de novas tecnologias digitais em favor de uma sociedade aberta, inclusiva e sustentável.
A Hora e a Vez da Educação Alimentar e Nutricional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:59Este seminário teve o objetivo de profundar o diálogo entre a produção acadêmica, as políticas públicas e as iniciativas sociais que estão transformando nossa relação com os sistemas alimentares. De acordo com os organizadores, num contexto marcado pelo agravamento das desigualdades sociais, pelos desafios impostos pela crise climática e pela disseminação de desinformação sobre alimentação saudável, a educação alimentar e nutricional (EAN) consolida-se como um pilar estratégico na garantia do direito humano à alimentação adequada e na promoção de uma sociedade mais justa, saudável e sustentável.
COP30: O que Está em Jogo Ainda no Decênio Decisivo
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:33Quarto encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP30. A partir de suas experiências, os expositores convidados discutiram com o público o que está em jogo na COP30 e nós próximos anos, considerando o decênio decisivo diante da emergência climática e o papel estratégico que o Brasil pode vir a ter. O evento fez parte das iniciativas alinhadas à agenda climática da cidade de São, contribuindo para a mobilização rumo à COP30.
Conflito, Território e Governança da Água
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:49Com participação de Cássia Natanie Peguim (IEA), Ingrid Fonseca Casazza (Fiocruz) e Fábio Alexandre dos Santos (Unifesp) e mediação de Wagner Costa Ribeiro (USP), esta mesa-redonda propôs uma reflexão sobre a influência do tempo social e do espaço na gestão da água e na construção do território. Foram discutidos aspectos da governança da água e os conflitos hídricos decorrentes da distribuição desigual de acesso e oferta. Os expositores destacaram a relação entre fatores socioespaciais e a capacidade de gestão dos recursos hídricos, numa abordagem que remete à justiça ambiental, considerando as múltiplas variáveis envolvidas nesses conflitos.
IA em Comunidades Indígenas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:27Claudio Pinhanez, pesquisador da IBM Brasil e do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP, discutiu neste evento o projeto que lidera em comunidades barés da Amazônia, tratando inclusive da gestão ética da coleta e uso dos dados necessários para a construção das ferramentas digitais. Estas são baseadas em inteligência artificial e visam fortalecer o uso digital da língua nheengatu entre os jovens falantes do idioma. Parte do trabalho foi desenvolvido ainda quando Pinhanez participava do Programa Ano Sabático do IEA em 2024.
O Brasil na Nova Era da Geoeconomia: Como se Situar, como Responder?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 14:18O seminário analisou os desafios para o Brasil no contexto da geoeconomia. Segundo os expositores, a situação do país é delicada quanto à sua inserção no sistema internacional. Entre os motivos apontados estão a falta de um projeto sobre qual papel o Brasil quer ter no mundo e as carências em termos de políticas e organismos que promovam setores estratégicos, como o mineral. Participaram José Roberto Mendonça de Barros, Lourdes Sola, Raul Jungmann e Rubens Barbosa.
Saúde Mental de Estudantes Universitários: Escutar, Aconselhar e Cuidar
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2025 12:30O seminário foi dedicado ao exame de pesquisas e experiências que evidenciam a importância da saúde mental e da qualidade de vida acadêmica para a permanência e o sucesso dos estudantes no ensino superior. A programação incluiu painéis e conferências com especialistas nacionais e internacionais, destacando desafios e políticas de apoio em universidades. O fórum também buscou formular recomendações para a promoção da saúde mental e do bem-estar acadêmico.
Transformação Energética no Brasil: Desafios Climáticos, Geopolíticos e Tecnológicos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2025 12:24O evento abordou a mudança no cenário global de descarbonização e transição energética, marcada por tensões geopolíticas e pela redução do apoio ao sul global. Diante disso, segundo os organizadores do evento, o Brasil precisa ajustar sua política energética, priorizando adaptação climática e competitividade econômica. A proposta é alinhar sustentabilidade e crescimento por meio da eletrificação ampla da economia, transformando o país em um "electro state". Foram discutidas as vantagens brasileiras nesse novo modelo e os setores com maior potencial de desenvolvimento.
Responsabilidade Civil nas Cadeias Produtivas: Nova Fronteira da Tutela do Trabalho Digno
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2025 12:22O seminário discutiu o papel das grandes corporações globais na gestão das condições de trabalho e na prevenção de riscos ocupacionais ao longo de suas cadeias produtivas. Foram analisadas as possibilidades de responsabilização dessas empresas pelas condições laborais dos trabalhadores. O evento também debateu instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que buscam atribuir a essas corporações a obrigação de garantir trabalho digno e combater o trabalho análogo à escravidão.
O que Dizem as Últimas Pesquisas sobre IA nas Empresas Brasileiras
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 12:19O evento discutiu os resultados de duas pesquisas recentes sobre transformação digital no ambiente empresarial. A primeira é a 16ª edição da Pesquisa TIC Empresas, que traça um panorama abrangente da maturidade digital nas empresas brasileiras. A segunda é o estudo The Adoption of Artificial Intelligence in Firms, realizado pela OCDE nos países do G7, com um capítulo dedicado ao estado de São Paulo. Durante o encontro, serão destacados os principais achados de cada pesquisa, com foco na adoção da inteligência artificial pelas empresas no Brasil.
Expossoma Metainflamação
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/07/2025 16:08O evento abordou como a saúde imunológica é afetada pelo expossoma, um conjunto de fatores ambientais e de estilo de vida, como atividade física, dieta, sono, estresse, poluição e microbioma. Pesquisadores acreditam que melhorias no expossoma podem prevenir ou atenuar o Covid-19 e potencializar a resposta à vacinação.
Defesa dos Direitos Humanos e da Democracia: O Papel da Sociedade Civil - Entrevista com Paulo Endo
— por Mauro Bellesa — última modificação 21/07/2025 15:27O psicanalista e psicólogo Paulo Endo afirma que toda violação dos direitos humanos é um ataque à democracia, comenta a atuação do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória contra essas violações e ressalta que o Brasil não possui uma cultura de direitos humanos capaz de fazer com que os sucessivos governantes assumam o compromisso de defesa desses direitos.
Geopolítica Mundial, Inserção Internacional do Brasil e Nova Rota da Seda - Entrevista com Janina Onuki
— por Mauro Bellesa — última modificação 21/07/2025 15:18A cientista política Janina Onuki comenta as diferenças entre o panorama geopolítico mundial da atualidade e aquele do século 19, a inserção do Brasil no sistema internacional polarizado e as relações do país com a China.
O Nordeste na COP30
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 12:06Este terceiro encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP30 discutiu os aspectos que tornam o Nordeste uma região central para o alcance das metas de mitigação do aquecimento global. O objetivo foi analisar como a região se insere na COP30, considerando o contexto brasileiro e sua governança socioambiental climática A região é sensível a extremos climáticos, como riscos de escassez hídrica, secas, inundações e enchentes. Contudo, do ponto de vista da gestão climática, a governança ainda é frágil e setorizada, especialmente nas capitais.
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Desafios e Oportunidades no Setor da Indústria de Transformação
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2025 12:33O 8º encontro do ciclo Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável foi dedicado aos desafios e oportunidades da transformação ecológica na indústria de transformação e têxtil. Os temas em discussão foram: políticas voltadas para a promoção da sustentabilidade; inovações tecnológicas e suas contribuições para redução de impactos ambientais; práticas sustentáveis no setor privado; e o papel da moda na transição socioambiental.
Imagens da Memória: Direitos Humanos no Cinema de Lúcia Murat
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:54Neste encontro, a cineasta Lúcia Murat falou sobre sua trajetória artística, caracterizada pela busca constante pela verdade histórica do Brasil, tendo como fio condutor a reflexão sobre os impactos da ditadura civil-militar iniciada em 1964 sobre a sociedade brasileira. Entre suas obras, destacam-se os filmes "Quase Dois Irmãos" (2004), "A Memória que me Contam" (2012), "Praça Paris" (2018) e "Hora do Recreio" (2025).
Filantropia: Ciência e/ou Prática?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:20O evento discutiu a evolução da filantropia, partindo de seu sentido de solidariedade até sua consolidação como filantropia estratégica. Foram abordadas duas perspectivas: a filantropia como ciência, com objeto de estudo, métodos científicos e teorias próprias dentro das ciências humanas e sociais; e como prática, com foco em eficiência, processos, resultados mensuráveis e uso de métodos quantitativos.
Trabalhar às Margens/as Margens: Informalidade, Vulnerabilidade e Direitos Sociais no Novo Mundo do Trabalho
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:22O seminário discutiu quem é o sujeito epistêmico do direito do trabalho brasileiro. Segundo os organizadores do evento, a colonialidade do saber produziu exclusões baseadas em raça e gênero. A partir de uma perspectiva decolonial, foram debatidos três eixos principais: a marginalização epistêmica no direito do trabalho, a ausência de regulamentação dos trabalhadores de plataformas digitais e a emergência da economia popular como forma de resistência e construção de novos sujeitos políticos.
Cidades e Clima
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:24O seminário abordou os desafios que as mudanças climáticas impõem às cidades e a importância de um planejamento urbano e de uma gestão pública eficaz para promover resiliência, adaptação e mitigação diante de emergências climáticas. Foram discutidos o papel e as responsabilidades das gestões públicas municipais, estaduais e federal na governança climática urbana.
The Cultural Basis of Food and Gut Microbiome
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:38Emeran Mayer abordou nesta conferência como os hábitos alimentares são moldados por contextos culturais, históricos e sociais, e como essas práticas influenciam diretamente a composição e a função da microbiota intestinal. Com base em evidências científicas e perspectivas interdisciplinares, ele discutiu as interações complexas entre dieta, cultura e saúde cerebral, destacando o papel central do eixo intestino-cérebro na regulação de emoções, comportamento e bem-estar.
Diretrizes de Longo Prazo em Educação, Tecnologia e Inovação no Estado do Piauí
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2025 12:20Neste encontro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, tratou das diretrizes de longo prazo e dos avanços recentes em educação e tecnologia no estado, baseados na gestão por indicadores e resultados. Alguns dos temas abordados foram o ensino obrigatório de IA nas escolas estaduais de ensino médio, a universalização do ensino com alfabetização na idade certa e tempo integral, a expansão da educação técnica e a aceleração de startups. Ele também apresentou soluções como os aplicativos Gov.PI Cidadão, Gov.PI Empresas e o programa Piauí Saúde Digital nas Escolas.
Economia de Impacto: O Modelo do Simpacto no Fortalecimento do Ecossistema a partir da Atuação da Sociedade Civil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:30O evento apresentou o Simpacto (Sistema Nacional de Economia de Impacto), criado a partir da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto). A iniciativa busca fortalecer políticas públicas e articular atores que promovem negócios com impacto socioambiental positivo. Foram apresentados os principais componentes do Simpacto e o papel estratégico do GAS (Grupo de Articulação Pró-Simpacto) na construção de políticas públicas e na articulação de atores do ecossistema. A atividade buscou promover conexões entre estudantes, pesquisadores e empreendedores em torno de inovação, justiça social e sustentabilidade.
COP30: Desafios e Propostas Rumo à Sustentabilidade Global
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:31A COP30 na Amazônia traz à tona os desafios do desenvolvimento sustentável em escala regional e global. O evento tratou das contribuições do Estado, do setor privado e da academia – em uma abordagem triple helix – como impulsionadores da sustentabilidade global. Apresentaram-se, ainda, critérios ESG como métricas para a superação desses desafios, da Amazônia para o mundo.
Como a Inteligência Artificial Pode Transformar o Monitoramento de Epidemias
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:32A conferência discutiu o futuro do monitoramento de epidemias à luz de inovações tecnológicas e científicas. Diante das limitações dos atuais sistemas de notificação e vigilância epidemiológica, o evento destacou iniciativas que utilizam inteligência artificial, modelos de forecasting e nowcasting, além da integração de novas fontes de dados — como Google Trends, Google Mobility e dados de mídias sociais — para detectar surtos com maior agilidade e precisão. Também abordou o papel estratégico das universidades no desenvolvimento dessas soluções e na ampliação da capacidade de resposta a futuras pandemias.
Lançamento do Livro "Resignifying Migration and Minorities’ Cultural Contact in Brazil"
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:33O evento marcou o lançamento do livro “Resignifying Migration and Minorities’ Cultural Contact in Brazil” (Springer, 2025), que explora diferentes óticas sobre o deslocamento e o contato entre as pessoas. A obra analisa experiências diversas de deslocamento, abordando temas como racismo, processos de exclusão, migração e saúde mental. A partir das contribuições de diversas perspectivas de várias áreas do conhecimento, o livro evidencia a necessidade de ressignificar nossa compreensão dos encontros interculturais.
Entre Roças e Pomares: A Rede de Espaços Vegetados em Estabelecimentos Jesuíticos na América Portuguesa entre os Séculos XVI e XVIII
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:35O evento apresentou a rede de espaços vegetados – como cercas, quintas de recreio e roçados – em estabelecimentos jesuíticos na América portuguesa entre os séculos XVI e XVIII. Analisou-se esse sistema como fruto de processos transculturais, nos quais se articularam práticas espaciais, técnicas e saberes de origem europeia e ameríndia, refletindo modos diversos de cultivo e manejo da paisagem. Os dados apresentados são resultados centrais da pesquisa de mestrado “Diálogos entre Mani e Narã” defendida por Mônica Bertoldi André em 2024 na FAU-USP.
Enfrentar o Processo de Descaracterização do Direito do Trabalho e de Extinção da Justiça do Trabalho
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/07/2025 10:28O evento analisou os impactos sociais, econômicos e jurídicos causados pelo avanço de iniciativas que, segundo os organizadores, buscam descaracterizar o direito do trabalho e extinguir a Justiça do Trabalho no Brasil. Para a coordenação da atividade, certas decisões judiciais vêm legitimando formas precárias de contratação, como a “pejotização”, e negando a existência de vínculo empregatício “mesmo em situações claramente irregulares, quando não, fraudulentas”. O objetivo da discussão foi fornecer subsídios para estratégias de defesa dos direitos trabalhistas, da Previdência Social e do próprio pacto constitucional democrático, como um todo.
Filantropia e Pesquisa Acadêmica: Construindo um Ambiente Favorável no Setor Público
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/06/2025 11:43O segundo encontro de 2025 do Gema Filantropia (Grupo de Estudos de Modelos de Apoio à Ciência) focalizou os esforços para superar os diversos obstáculos que limitam o potencial da filantropia como fonte complementar de financiamento para pesquisa no Brasil, inclusive os de natureza legal e tributária. A atividade foi moderada pelo professor titular sênior do IEA, Marcos Kisil, apontado pela Alliance Magazine - uma das publicações mais conhecidas do setor - como um dos oito profissionais mais influentes do mundo filantrópico.
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Desafios e Oportunidades no Setor da Construção Civil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2025 12:44O 7º encontro do ciclo Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável tratou da construção civil, considerada um dos pilares fundamentais para uma economia regenerativa, em função de sua relevância na geração de empregos, inovação tecnológica e sustentabilidade urbana. O objetivo foi estimular um diálogo qualificado entre lideranças do poder público, sociedade civil, academia e setor privado, a fim de alinhar práticas e políticas que fomentem uma construção de baixo impacto ambiental e alta eficiência social.
Transformações do Sistema Internacional em 2025 e seu Impacto no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:39O evento discutiu as profundas transformações no sistema internacional previstas para 2025, analisando os efeitos acumulados de crises recentes – como a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia – e o impacto da nova presidência de Donald Trump, caracterizada por uma ruptura com a ordem internacional liberal, liderada pelos EUA desde 1945, e pela intensificação da disputa com a China. Segundo os organizadores, trata-se possivelmente da maior mudança sistêmica desde o fim da Guerra Fria e da dissolução da União Soviética.
Territórios da Inovação, Inovações Territoriais
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/05/2025 14:12Esta mesa redonda refletiu sobre como espaços de inovação, como parques tecnológicos e distritos de inovação, são conformados pelas determinações socioespaciais e, ao mesmo tempo, impactam as dinâmicas, paisagens urbanas e populações aí residentes — seja de forma positiva ou negativa. A discussão fez parte do encerramento do projeto “Ambientes e aglomerados de inovação”, desenvolvido pelo Prof. Ruy Sardinha Lopes, durante o Programa Ano Sabático do IEA em 2024.
Ciclo Urbano da Água e a Emergência Climática
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 23/05/2025 14:38Este seminário reuniu especialistas do Brasil e da Espanha para discutir os desafios na relação entre o ciclo urbano da água e a emergência climática. Além de problematizar tais questões, eles apresentaram eventuais alternativas em curso para atenuar essas dificuldades do tempo presente nos dois países.
Verde Urbano e Clima
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/06/2025 12:15O evento discutiu o papel do Verde Urbano como elemento essencial na adaptação das cidades às mudanças climáticas. Foram abordados tanto os desafios atuais, como quedas de árvores, quanto os benefícios ambientais desses espaços. Os palestrantes apresentaram soluções tecnológicas, estratégias de gestão e propostas de políticas públicas que permitam utilizar os componentes desse conceito de forma integrada, promovendo uma ação conjunta da sociedade para ampliar os benefícios e enfrentar, de maneira planejada, os efeitos das alterações no clima.
Soberania Digital em Tempos de Mudanças Geopolíticas: o Caso dos BRICS
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/05/2025 13:58A palestra “Soberania digital em tempos de transição geopolítica: o caso dos BRICS” discutiu aspectos relativos ao conceito de soberania digital, que vem se tornando cada vez mais chave para a compreensão das novas dinâmicas de poder dos Estados-nação em face da transição geopolítica ora em curso e em um mundo cujas relações sociais são crescentemente mediadas por artefatos digitais. Em paralelo, a palestra destacou algumas das principais medidas tomadas nesse âmbito pelos BRICS, algo que segue subestudado pela academia.
Fórum de Sustentabilidade dos Oceanos e Economia Azul
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2025 12:13Este evento foi uma iniciativa do World Observatory, e da Produtora Brasileira, em parceria com a PwC Brasil, a PRIME, braço da ONU para universidades de negócios no Brasil e no mundo, da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, da Sancor Seguros e do CRA-SP, Conselho Regional de Administração de São Paulo. O encontro foi um espaço de troca de conhecimentos e experiências sobre práticas sustentáveis no setor de oceanos e economia azul, abordando temas como inovação tecnológica, conservação marinha, energias renováveis, pesca sustentável e o papel das comunidades costeiras.
Fórum de Sustentabilidade dos Oceanos e Economia Azul
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2025 12:16Este evento foi uma iniciativa do World Observatory, e da Produtora Brasileira, em parceria com a PwC Brasil, a PRIME, braço da ONU para universidades de negócios no Brasil e no mundo, da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, da Sancor Seguros e do CRA-SP, Conselho Regional de Administração de São Paulo. O encontro foi um espaço de troca de conhecimentos e experiências sobre práticas sustentáveis no setor de oceanos e economia azul, abordando temas como inovação tecnológica, conservação marinha, energias renováveis, pesca sustentável e o papel das comunidades costeiras.
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Reflorestamento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:26Resultado da parceria entre o IEA e o Instituto de Desenvolvimento Social, o encontro reuniu lideranças e organizações para entender a questão da transição verde para o Brasil e o Plano de Transformação Ecológica apresentado pelo Governo Federal.
Mediações Territoriais e Fortalecimento dos Territórios Florestais
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/05/2025 14:32O segundo encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP 30 apresentou a visão de diversos atores sociais em torno dos principais problemas e desafios da região amazônica enfatizando a importância da proteção dos territórios florestais face ao desmatamento, as queimadas a garimpagem ilegal, o agropastoreio e a biopirataria. Especialistas explicam que a região amazônica se encontra entre o chamado ponto de não retorno, quando a floresta perde sua capacidade de se autorregenerar, e o impacto das ações que afetam a sobrevivência das populações indígenas e afetam o ecossistema como um todo, incidindo diretamente no aquecimento global.
Direito à Cidade, Regiões Metropolitanas e Democratização da Governança Urbana - Entrevista com Ana Fani Alessandri Carlos
— por Mauro Bellesa — última modificação 15/07/2025 09:54A geógrafa Ana Fani Alessandri Carlos fala sobre a importância de o direito à cidade mobilizar a sociedade para que se pense numa cidade diferente daquela condicionada pelo poder econômico. Ela comenta também a forma de constituição das regiões metropolitanas e a democratização da gestão inframunicipal.