Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade - Quarta Conferência

Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade - Quarta Conferência

por Leila Costa - publicado 11/03/2013 18:55 - última modificação 03/08/2018 17:01

Detalhes do evento

de 28/08/2013 - 09:30
a 28/08/2013 - 12:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Stelio Marras (Instituto de Estudos Brasileiros da USP)

Animais e humanos como ontologias emergentes

Como encarar a dicotomia animalidade e humanidade tendo em vista a crise das práticas e das concepções contemporâneas que recai sobre a oposição – que agora podemos reconhecer como tão marcadamente ocidental – entre a natureza e a cultura? Refletir sobre essas crises pode levar ao reconhecimento de que humanos e não humanos apenas se afirmam como realidades emergentes nas relações que travam entre si – renunciando, assim, à operação de corte (ou purificação pré-estabelecida) ontológica e epistemológica já improdutiva entre os diferentes seres. O desafio que se nos apresenta parece ser o de conceber as diferenças em continuidade umas em relação às outras e a partir dos processos pragmáticos das relações – como entre animais e humanos. Talvez estejamos mesmo deparando-nos agora com aquilo que antes os modernos havíamos expulsado: o animismo dos povos ditos selvagens ou primitivos, a participação constitutiva dos seres entre eles. Mas como caracterizar a espécie moderna de animismo? Decerto que tal tarefa deverá revolver pensamentos centrais dessa mesma modernidade. É como eu gostaria de retomar o pensamento de Charles Darwin e os estudos contemporâneos de antropologia da ciência.

Expositor

Stelio Marras

Inscrições através do e-mail: leila.costa@usp.br