Oportunidades de pesquisa
Projeto Biota Síntese - Programa Mídia Ciência Fapesp
O Projeto Biota Síntese abre chamada para bolsista de jornalismo científico. O objetivo é produzir materiais jornalísticos que apresentem de forma clara a diversos públicos a abordagem das soluções baseadas na natureza (SbN) e sua relevância para a construção conjunta de políticas públicas que visem ao bem-estar humano e ao desenvolvimento sustentável. Os materiais jornalísticos terão como foco as atividades e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, o Biota Síntese, um projeto integrador que envolve instituições governamentais (secretarias do governo do Estado de São Paulo e prefeitura de São Paulo), universidades públicas, institutos de pesquisas do estado e organizações não governamentais na busca pela coprodução de conhecimento e políticas públicas focadas em questões ambientais.
- Perfil desejado: jornalista ou pesquisador, com especialização em jornalismo científico (ou em curso, considerando as exigências da Fapesp)
- Presença: híbrida (com atividades presenciais e remotas)
- Orientadora: Gabriela Di Giulio
- Homepage do projeto: biotasintese.iea.usp.br
- Prazo para inscrição: 30 de março de 2025
- Informações sobre a bolsa Mídia Ciência: fapesp.br/jornalismocientifico
Pessoas interessadas devem entrar em contato com Profa. Gabriela Di Giulio por meio do e-mail ggiulio@usp.br.
Estágio em CMS e ambiente Linux
- Ser aluno USP, preferencialmente dos cursos de Computação, Engenharias ou Matemática ou com formação prévia na área.
As atividades serão desenvolvidas no IEA-USP, localizado na Cidade Universitária (Butantã), com carga horária de 30 horas semanais (segunda a sexta), em horário flexível.
Valor da bolsa: R$ 1412,00 + auxílio transporte
Enviar currículo até 16 de março com exemplos de experiências prévias para aziz@usp.br
ENCERRADA - Chamada de pesquisadores - Projeto Governança de Agentes de Inteligência Artificial
Os integrantes do grupo de pesquisadores se reunirão entre 21/03 a 12/12, das 16h às 18h, às sextas-feiras (veja datas), de forma remota ou híbrida. Além dos encontros com convidado(a)s proeminentes, outras atividades serão destinadas aos estudos orientados dos projetos de pesquisa e à produção de textos.
As discussões abordarão temas essenciais, como a autonomia dos agentes de IA, sua interpretabilidade, os riscos éticos envolvidos e a necessidade de mecanismos de prestação de contas. A Cátedra também irá explorar a importância da inclusão de perspectivas diversas no desenvolvimento dessas tecnologias para evitar preconceitos e desigualdades. Além disso, serão analisadas as arquiteturas tecnológicas que estruturam o funcionamento dos agentes de IA, garantindo que suas operações sejam alinhadas a princípios éticos e sociais. A governança adaptativa e colaborativa também será um tema central, com foco na necessidade de modelos flexíveis que envolvam governos, empresas e a sociedade na definição de padrões e boas práticas.
Além dos eventos, os pesquisadores envolvidos desenvolverão projetos e produzirão textos acadêmicos que contribuam para a reflexão e implementação de estratégias eficazes na governança de agentes de IA, especialmente considerando o contexto dos países do Sul Global.
A chamada não oferece bolsas. Veja a programação prévia dos temas e encontros aqui.
Bolsa de pós-doutorado: Compreendendo o processo de coprodução de políticas socioambientais – medindo o impacto social
Inscrições até 25/03/2025
O programa Biota Síntese busca um novo bolsista de pós-doutorado altamente qualificado para fazer parte do "Centro de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza".
O papel principal da posição será obter uma compreensão mais profunda dos processos de conhecimento e coprodução de políticas públicas dentro do projeto, bem como desenvolver e avaliar indicadores de impacto social.
O candidato ideal deve se destacar no trabalho em equipe colaborativo e ter fortes habilidades em escuta ativa e engajamento em diálogo com pesquisadores e atores sociais de diversas origens e experiências profissionais. Além disso, ele/ela deve possuir expertise em modelagem e métodos analíticos (bom conhecimento em R, github e análises estatísticas multivariadas) para trabalhar com indicadores de impacto, incluindo aqueles fornecidos pela Altmetrics, Overton e PlumX.
A bolsa, oferecida pela Fapesp, tem o valor de R$ 12.000,00 mensais e será concedidas por 24 meses. Inclui um fundo de reserva equivalente a 10% do seu valor anual, que deverá ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.
Mais informações aqui (em Inglês).
ENCERRADA - Edital IEA-USP 02/2025 - Chamada para candidatura de professor visitante da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), outubro 2025/junho 2026
Inscrições até 21/02/2025
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) celebrou um convênio com a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris) com a finalidade de realizar o intercâmbio de professores-pesquisadores entre as duas instituições.
O acordo prevê uma candidatura por ano. A EHESS oferece ao professor visitante um valor equivalente ao salário mensal do professor local (entre 3.724 e 4.000 euros), destinado a cobrir os custos de viagem e estadia. O professor visitante deve permanecer na instituição por 28 dias e realizar quatro conferências, em um ou mais seminários da EHESS.
A candidatura se dirige a professores ativos da Universidade de São Paulo vinculados ao IEA-USP que atuem nas áreas de ciências humanas e sociais.
O prazo para as candidaturas de professores-pesquisadores do IEA-USP é 21 de fevereiro de 2025.
É preciso encaminhar pelo formulário abaixo uma súmula curricular (quatro páginas em francês ou inglês com link do c.v. Lattes), uma carta de motivação e um programa de quatro conferências (título e resumo de quatro linhas em francês ou inglês).
Formulário de inscrição: https://forms.gle/TMUJAR5ggmEtAJ4o6.
Consultas e dúvidas devem ser encaminhadas para academicoiea@usp.br.