Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Professores Visitantes / Professores Visitantes Internacionais / Hugh Matthew Lacey / Ciência, Tecnociência, Valores e Sociedade: Assuntos Correntes de Pesquisa

Ciência, Tecnociência, Valores e Sociedade: Assuntos Correntes de Pesquisa

por Marilda Gifalli - publicado 02/08/2013 10:50 - última modificação 02/08/2019 15:36

Hugh Lacey

XXIV Seminário Internacional de Filosofia e História da Ciência
Ciência, tecnociência, valores e sociedade:assuntos correntes de pesquisa

Prof. Dr. Hugh Lacey
Professor Emeritus of Philosophy
Swarthmore College - EUA
Processo Fapesp 2012/21716-1

De 27 de fevereiro a 17 de junho de 2013

Introdução

Em Valores e atividade científica 1 (Lacey, 2008) and Lacey (1999), introduzi um modelo (o modelo da interação entre ciência e valores) acerca dos papeis que os valores éticos/sociais/econômicos efetivamente possuem (incluindo aqueles que podem legitimamente ter) nas práticas científicas – consistentes com (i) a manutenção da objetividade do conhecimento científico frente aos argumentos pós-modernos, e (ii) com a rejeição das caracterizações dessa objetividade, derivadas do positivismo. O modelo da interação entre a ciência e os valores é resumido na forma de 10 teses em Valores e atividade científica 2 (Lacey, 2010). Ele também pode ser usado para mostrar como os juízos de valores podem ser influenciados por (sem serem reduzidos a) resultados da pesquisa científica (Lacey, no prelo 1); ele cria um espaço no qual a filosofia e a sociologia da ciência podem interagir construtivamente, enquanto cada disciplina mantem sua especificidade e integridade; e proporciona um sistema de referência para investigar proveitosamente as relações entre o conhecimento científico moderno e as formas tradicionais (nativas) de conhecimento (Lacey, 2012b).

Durante a década passada, o modelo da interação entre ciência e valores foi frequentemente discutido em publicações de Scientiae Studia e em vários Seminários Internacionais e cursos de pós-graduação na USP, foi apresentado em minicursos e encontros da ANPOF, bem como em várias universidades e conferências no Brasil, Argentina, USA, Canada, França e Alemanha. Essa longa série de discussões conduziram à elaboração e classificação do modelo, resultando em uma lista revisada e expandida de teses que o caracterizam. (Uma nova lista será apresentada e discutida nos seminários propostos abaixo). A contribuição dos colegas e estudantes da USP tem sido de grande importância, especialmente as de Pablo Rubén Mariconda, Marcos Barbosa de Oliveira, Maurício de Carvalho Ramos, and Sylvia Gemignani Garcia.

O modelo da interação entre ciência e valores tem um lugar central na estrutura do Projeto Temático Fapesp 2011/51614-3, “Gênese e significado da tecnociência: das relações entre ciência, tecnologia e sociedade”, assim como teve no Projeto Temático Fapesp anterior desenvolvido entre 2008 e 2011.

Para ver a bibliografia, clique aqui.

 

Programa do Seminário

Os 9 seminários oferecidos abaixo, no IEA-USP, apresentam o modelo da interação entre a ciência e os valores: suas elaborações, seus componentes que ainda estão sendo elaborados, e como ele ilumina importantes características das práticas científicas em várias áreas da pesquisa. Hugh Lacey organizará e fará apresentações na maioria dos seminários, mas, em vários seminários, haverá apresentações de outros pesquisadores que tem feito contribuições ao modelo, bem como de pesquisadores que tem levantado críticas. Os seminários visam atrair pesquisadores de muitas áreas da ciência na USP, de modo que o modelo possa ser submetido a um teste vigoroso desde um amplo leque de pontos de vista.

 

27/fevereiro/2013 – quarta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – primeiro seminário – expositor Hugh Lacey – O modelo da interação entre a ciência e os valores I: os diferentes papéis para os diferentes tipos de valores nos diferentes “momentos” da atividade científica.
Para ver o vídeo, clique aqui.
Para ver as fotos, clique aqui.

 

06/março/2013 – quarta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – segundo seminário – expositor Hugh Lacey – O modelo da interação entre a ciência e os valores II: o pluralismo metodológico e a unidade das ciências naturais e sociais.

 

20/março/2013 – quarta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – terceiro seminário – expositores Hugh Lacey e Pablo Mariconda (USP) – Ciência e tecnociência I: o controle dos objetos naturais e suas interconexões com o controle social.

 

03/abril/2013 – quarta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – quarto seminário – expositores Hugh Lacey, Ivan Domingues (UFMG), Marcos Barbosa de Oliveira (USP) – Ciência e tecnociência II: tailorismo, mercantilização, a ciência comercial e questões éticas e sociais ligadas à inovação.
Para ver o vídeo (parte 1), clique aqui.
Para ver o vídeo (parte 2), clique aqui.

 

17/abril/2013 – quarta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – quinto seminário – expositores Hugh Lacey, Renato Dagnino (Unicamp) e Sylvia Gemignani Garcia (IEA/USP) – discussão sobre o alcance da concepção de Tecnologia Social.

Aqui cabe considerar a seguinte concepção de “Tecnologia social”: “tecnologia para a inclusão social, ou seja, produtos, técnicas e/ou metodologias replicáveis, que são desenvolvidas em interação com as comunidades de pessoas marginalizadas, e que representam modos efetivos de produzir sua inclusão em projetos de empoderamento”. Aqui pretende-se discutir as seguintes questões: que tipo de conhecimento científico e de conhecimento de práticas institucionais são necessários para informar o desenvolvimento dessas tecnologias? Como se deve entender os valores de sustentabilidade, justiça social e bem estar humano no contexto da tecnologia social? Quais movimentos/organizações/instituições são portadoras desse conhecimento e desses valores? Quem são seus membros? Quais são as condições de seu crescimento? Quais são os obstáculos que devem enfrentar? Quais são as alianças que podem fazer com profissionais treinados nas práticas tecnológicas/científicas/filosóficas do mainstream?
Para ver o vídeo, clique aqui.
Para ver as fotos, clique aqui.

 

02/maio/2013 – quinta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – sexto seminário – expositores Hugh Lacey e Rubens Nodari (UFSC) a agroecologia: suas estratégias de pesquisa e sua relação dialética com os valores da sustentabilidade, justiça social e o bem estar humano.
Para ver o vídeo, clique aqui.
Para ler a notícia, clique aqui.
Para ver as fotos, clique aqui.

 

14/maio/2013 – terça-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – sétimo seminário – expositores Hugh Lacey, Rodolfo Puttini (Unesp/Botucatu) e Nicolas Lechopier (Université de Lyon – França) – medicina e saúde. Estratégias para investigar as causas das doenças e para descobrir curas; as possibilidades da medicina social com participação local.
Para ver o vídeo, clique aqui.
Para ler a notícia, clique aqui.
Para ver as fotos, clique aqui.

 

29/maio/2013 – quarta-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – oitavo seminário – expositores Hugh Lacey, Mauricio Carvalho Ramos (USP), Marcus Sacrini (USP) – a ideia de racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores I.
Para ver o vídeo, clique aqui.
Para ler a notícia, clique aqui.
Para ver as fotos, clique aqui.

 

17/junho/2013 – segunda-feira – 9:30 – 12:30 – XXIV Seminário Internacional – Ciência, tecnociência, valores e sociedade – nono seminário – expositores Hugh Lacey, Valter Alnis Bezerra (UFABC) e Pablo Rubén Mariconda (USP) – a ideia de racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores II.
Para ver o vídeo, clique aqui.